Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39462
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Associação entre habilidades sociais, regulação emocional e desempenho matemático no Ensino Fundamental
Other Titles: Association between social skills, emotional regulation and mathematical performance in Elementary School
metadata.dc.creator: Guilherme, Tardelli de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Abreu, José Neander Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Izabel Augusta Hazin
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Mônica Carolina
metadata.dc.contributor.referee3: Abreu, José Neander Silva
metadata.dc.description.resumo: Compreender quais os fatores que predizem o desempenho acadêmico em matemática vem sendo tema de diversas pesquisas, já que, a aprendizagem matemática pode ser influenciada por fatores psicológicos, neuropsicológicos, emocionais, fisiológicos, interacionais e sociais. Essa dissertação teve como objetivo averiguar se existe associação entre o desenvolvimento das habilidades sociais e da regulação emocional com o desempenho matemático de estudantes do quinto ano do ensino Fundamental I. A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais da cidade de Salvador, Bahia, Brasil, incluiu 54 participantes, 28 do sexo masculino e 26 do sexo feminino, com idades entre 10 e 13 anos, constituiu-se de um estudo quantitativo, exploratório explicativo. A dissertação foi composta por três estudos para buscar responder ao objetivo da pesquisa. O Estudo I: foi uma revisão integrativa, que buscou investigar como as pesquisas vêm debatendo a associação da regulação emocional no controle do índice de Ansiedade Matemática dos indivíduos. O Estudo II: foi uma pesquisa empírica com o objetivo de investigar se existe associação entre Regulação Emocional e Ansiedade Matemática em crianças do quinto ano do fundamental I, apresentando como resultados que existe correlações negativas entre o Uso de Estratégias de Regulação do Medo e da Raiva com a Ansiedade em matemática geral, uma correlação negativa entre Uso de Estratégias de Regulação do Medo e Ansiedade em atividades matemática realizadas em casa, uma correlação negativa entre Caráter prejudicial do medo e Ansiedade em cálculos escritos e três correlações positivas entre Motivos Causadores Escore Total, Raiva e Medo com a Ansiedade em cálculos escritos. O Estudo III: foi uma pesquisa empírica que buscou averiguar se existe associação entre memória operacional, habilidades sociais, regulação emocional e a ansiedade matemática com o desempenho acadêmico de alunos do quinto ano do fundamental I, tendo como resultados que mulheres possuem maiores índices de ansiedade matemática em matemática geral e em cálculos escritos, e que os homens possuem maiores estratégias de regulação emocional para a Tristeza, encontrou-se uma correlação positiva entre memória operacional e desempenho em matemática, não encontrou-se correlação para habilidades sociais, contudo encontrou-se uma correlação positiva para o uso de estratégias de regulação emocional do medo e da alegria com o desempenho acadêmico em matemática, e duas correlações negativas para ansiedade matemática em cálculos escritos e pra autopercepção do desempenho acadêmico com o desempenho em matemática. Como conclusão, desta forma, a dissertação encontrou uma associação positiva entre Regulação Emocional e Desempenho matemático, sendo esse fator um preditor do desempenho em matemática, contudo não encontrou uma associação entre Habilidades Sociais e desempenho em matemática.
Abstract: Understanding the factors that predict academic performance in mathematics has been the subject of various research studies, as mathematical learning can be influenced by psychological, neuropsychological, emotional, physiological, interactional, and social factors. This dissertation aimed to investigate whether there is an association between the development of social abilities and emotion regulation with the mathematical performance of fifth-grade students in Elementary School. It was a study conducted in two municipal schools in the city of Salvador, Bahia, Brazil, involving 54 participants, 28 males and 26 females, aged 10 to 13 years old. The research utilized a quantitative, exploratory explanatory approach and comprised three studies to address the research objective. Study I: An integrative review explored how research debates the association of emotion regulation in controlling individuals' Math Anxiety index. Study II: An empirical investigation aimed to explore the association between Emotion regulation and Math Anxiety in fifth-grade children, revealing negative correlations between the use of Fear and Anger Regulation Strategies and Anxiety in general mathematics, negative correlation between Fear Regulation Strategies and Anxiety in mathematics homework, negative correlation between the Harmful nature of fear and Anxiety in written calculations, and three positive correlations between Total Score, Anger, and Fear as causal factors with Anxiety in written calculations. Study III: An empirical study examined the association between working memory, social abilities, emotion regulation, math anxiety, and academic performance of fifth-grade students. Results showed that women have higher levels of math anxiety in general and in written calculations, while men have greater emotion regulation strategies for Sadness. A positive correlation was found between working memory and performance in mathematics. No correlation was found for social abilities, but positive correlations were found for the use of fear and joy emotion regulation strategies with academic performance in mathematics. Two negative correlations were found for math anxiety in written calculations and for self-perception of academic performance with mathematics performance. In conclusion, the dissertation identified a positive association between Emotion regulation and Mathematical Performance, making it a predictor of mathematics performance. However, no association was found between Social Abilities and performance in mathematics.
Keywords: Desempenho em matemática
Regulação emocional
Habilidades aociais
Memória operacional
Ansiedade matemática
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
Psicologia do Desenvolvimento Humano
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Citation: Guilherme, T. S. (2024). Associação entre habilidades sociais, regulação emocional e desempenho matemático no ensino fundamental (Dissertação de Mestrado). Salvador, Bahia.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39462
Issue Date: 5-Mar-2024
Appears in Collections:Dissertação (PPGPSI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tardelli de Souza Guilherme - DeHsReDmEf.pdf3,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.