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Tipo: Dissertação
Título: Efeitos da orientação parental: suporte familiar e bem-estar de crianças com dislexia
Título(s) alternativo(s): Effects of parental guidance: family support and well-being of children with dyslexia
Autor(es): Santos, Daniella Martins Lima dos
Primeiro Orientador: Freitas, Patrícia Martins de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Patrícia Martins de
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Fernanda de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Elias, Liana Rosa
Resumo: O impacto multidimensional da dislexia pode afetar não somente o desempenho em leitura, mas também o desenvolvimento emocional, o ambiente familiar e as percepções que a criança tem sobre si mesma. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de uma intervenção cognitivocomportamental de orientação de pais para o ambiente familiar e o bem-estar de crianças com dislexia. Essa dissertação faz parte da conclusão do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde e é composta por três artigos independentes. Artigo 1: Revisão sistemática da literatura para investigar as evidências já produzidas no Brasil sobre o efeito de programas de intervenção para manejo comportamental realizados através da orientação de pais ou professores. Os resultados apontaram que os programas de intervenção analisados foram eficazes para o manejo de problemas de comportamento de crianças em casa e na escola, porém na literatura nacional há uma escassez de pesquisas nessa área que apresentem delineamento de comparação de grupos intervenção e controle o que aumentaria a confiabilidade nos resultados dos programas de orientação desenvolvidos. Artigo 2: O objetivo do segundo artigo foi investigar a relação do clima familiar na percepção de bem-estar de crianças com dificuldades persistentes de aprendizagem da leitura. Participaram da pesquisa 36 crianças do 2º ao 6º ano do ensino fundamental. Foram realizadas análises de correlação de e regressão linear múltipla para análise dos resultados. Houve correlação negativa, significativa e com tamanho de efeito moderado entre a percepção do clima familiar negativo com o desempenho em leitura de pseudopalavras (r = - 0,36; p < 0,05); e correlação positiva, significativa e moderada-forte entre o Clima Familiar Positivo e a percepção do Self Comparado (r = 0,40; p < 0,05). O clima familiar foi um preditor significativo da percepção do Self Comparado das crianças (R = 0,40; p < 0,01). Artigo 3: Neste artigo o objetivo foi investigar os efeitos de um programa de orientação parental para redução de problemas de comportamento infantis e qualidade de vida, adaptado para pais e mães de crianças com dislexia. O programa teve duração de oito sessões e baseouse no modelo de intervenção cognitivo-comportamental de treinamento de pais. Participaram do programa quatro mães, quatro pais e suas respectivas crianças, todas com diagnóstico de dislexia. Os participantes responderam instrumentos para avaliação do clima familiar, inteligência, desempenho em leitura, qualidade de vida e problemas de comportamento infantis, antes e após a intervenção. Os resultados foram analisados pelo Método Jacobson e Truax (JT) e o Índice de Mudança Confiável calculado apontou que as modificações encontradas pós-teste podem ser atribuídas ao programa de intervenção proposto, demonstrando sua aplicabilidade clínica. Além dos artigos, os produtos dessa dissertação foram: a) O programa de intervenção parental para pais/responsáveis de crianças com dislexia; b) Um curso de curta duração com base no modelo do programa de intervenção proposto, selecionado no Edital de Chamada de Apoio à Extensão na Pós-Graduação 2023; c) Dois recursos lúdicos desenvolvidos, utilizando programação e robótica educacional com objetivo de auxiliar em intervenções clínicas e pedagógicas para estimular habilidades de leitura em crianças com ou sem dificuldades de aprendizagem.
Abstract: The multidimensional impact of dyslexia can affect not only reading performance, but also emotional development, the family environment and the child's perceptions of themselves. The objective of this study was to evaluate the effects of a cognitive-behavioral parenting intervention on the family environment and well-being of children with dyslexia. This dissertation is part of the completion of the Professional Master's Degree in Health Psychology in the line of research Human Development and Educational Practices in Health and is composed of three independent articles. Article 1: Systematic literature review to investigate the evidence already produced in Brazil on the effect of intervention programs for behavioral management carried out through guidance from parents or teachers. The results showed that the intervention programs analyzed were effective in managing children's behavior problems at home and at school, however, in the national literature there is a lack of research in this area that presents a comparison design between intervention and control groups, which would increase the reliability of the results of the guidance programs developed. Article 2: The objective of the second article was to investigate the relationship between family climate and the perception of well-being of children with persistent difficulties in learning to read. 36 children from the 2nd to 6th year of elementary school participated in the research. Correlation and multiple linear regression analyzes were performed to analyze the results. There was a negative, significant correlation with a moderate effect size between the perception of a negative family climate and performance in reading pseudowords (r = - 0.36; p < 0.05); and positive, significant and moderate-strong correlation between the Positive Family Climate and the perception of the Compared Self (r = 0.40; p < 0.05). Family climate was a significant predictor of children's perception of the Compared Self (R = 0.40; p < 0.01).Article 3: In this article the objective was to investigate the effects of a parental guidance program for reduction of behavioral problems and quality of life, adapted for fathers and mothers of children with dyslexia. The program lasted eight sessions and was based on the cognitive-behavioral parent training intervention model. Four mothers, four fathers and their respective children participated in the program, all diagnosed with dyslexia. Participants completed instruments to assess family climate, intelligence, reading performance, quality of life and child behavior problems, before and after the intervention. The results were analyzed using the Jacobson and Truax Method (JT) and the calculated Reliable Change Index indicated that the changes found post-test can be attributed to the proposed intervention program, demonstrating its clinical applicability. In addition to the articles, the products of this dissertation were: a) The parental intervention program for parents/guardians of children with dyslexia; b) A short course based on the model of the proposed intervention program, selected in the Call for Support for Postgraduate Extension 2023; c) Two playful resources developed, using programming and educational robotics with the aim of assisting in clinical and pedagogical interventions to stimulate reading skills in children with or without learning difficulties.
Palavras-chave: dislexia
orientação parental
bem-estar infantil
intervenção cognitivo-comportamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::TREINAMENTO E REABILITACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS)
Citação: Santos, D. M. L. dos. (2024). Efeitos da orientação parental: suporte familiar e bem-estar de crianças com dislexia. [Dissertação de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde, Universidade Federal da Bahia - Instituto Multidisciplinar em Saúde]
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39483
Data do documento: 17-Abr-2024
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (PPGPS - IMS)

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