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metadata.dc.type: Tese
Título : Gênero ameaçado: o impacto das ofensivas antigênero na política educacional brasileira
metadata.dc.creator: Silva, Elder Luan dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Rosangela Janja Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Rosangela Janja Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Zuleide Paiva da
metadata.dc.contributor.referee3: Macedo, Marcia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Fassin, Eric
metadata.dc.contributor.referee5: Uziel, Anna Paula
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Gênero Mulheres e Feminismo, na linha de pesquisa Gênero, Alteridade(s) e Desigualdades, e buscou compreender como as ofensivas antigênero impactaram a política educacional brasileira e a inserção dos debates sobre gênero e sexualidade na educação. A investigação procurou contextualizar a origem das ofensivas antigênero e a produção e a disseminação do discurso da Ideologia de gênero no Brasil; investigar os impactos da agenda antigênero na restrição das discussões sobre gênero e sexualidade na escola; identificar semelhanças e diferenças transnacionais das ofensivas antigênero no Brasil a partir do caso francês; e compreender como as disputas promovidas em torno da noção de ideologia de gênero têm potencializado e autorizado a violência de gênero e a LGBT+fobia, e cerceado direitos das mulheres e pessoas LGBT+. Como recurso metodológico, trabalhou-se com a perspectiva analítica da etnopesquisa, num processo que envolve imersão, indagação, saturação, redução, filtragem, e interpretação para compreensão. O procedimento investigatório se deu por meio do mapeamento das reações ao programa Brasil Sem Homofobia, o curso Gênero e Sexualidade na Escola, e o Programa Escola Sem Homofobia, iniciativas governamentais de promoção da diversidade de gênero e sexualidade; identificação dos discursos sobre a incorporação das questões de gênero e sexualidade no Plano Nacional de Educação e na Base Nacional Comum Curricular a partir da atuação do Movimento Escola Sem Partido; e, por fim, análise dos discursos e proposições de projetos de lei antigênero disponíveis no Banco de Discursos e Notas Taquigráficas e no Banco de Projetos de Lei e Outras Proposições do Senado e da Câmara dos Deputados. Localizou-se, nesta tese, que as principais interferências operadas pelos movimentos neoconservadores nas políticas educacionais se deram no Congresso Nacional com forte atuação de parlamentares neopentecostais, articulados via Frente Parlamentar Evangélica. O estudo sinaliza que as ofensivas antigênero no Brasil, além de impedir que haja na política educacional brasileira, menções e/ou programas que estimulem a promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero, produziu e acentuou as violências.
Resumen : This research was carried out in the Postgraduate Program in Interdisciplinary Studies on Gender, Women and Feminism, in the research line Gender, Alterity(ies) and Inequalities, and sought to understand how anti-gender offensives have impacted Brazilian educational policy and the inclusion of debates on gender and sexuality in educatioN. The research sought to contextualize the origin of anti-gender offensives and the production and dissemination of the Gender Ideology discourse in Brazil; to investigate the impacts of the anti-gender agenda in restricting discussions on gender and sexuality at school; to identify transnational similarities and differences in anti-gender offensives in Brazil based on the French case; and to understand how the disputes promoted around the notion of gender ideology have potentiated and authorized gender violence and LGBTphobia, and curtailed the rights of women and LGBT+ people. As a methodological resource, I work with the analytical perspective of ethno-research, in a process that involves immersion, inquiry, saturation, reduction, filtering and interpretation for understanding. The investigative procedure was carried out by mapping reactions to the Brasil Sem Homofobia (Brazil Without Homophobia) program, the Gender and Sexuality at School course, and the Escola Sem Homofobia (School Without Homophobia) program, government initiatives to promote gender and sexuality diversity; identifying the discourses on the incorporation of gender and sexuality issues into the National Education Plan and the National Common Curricular Base based on the actions of the School Without a Party Movement; and finally, analyzing the discourses and proposals for anti-gender bills available in the Speeches and Shorthand Notes Database and the Senate and Chamber of Deputies Bills and Other Proposals Database. In this thesis, we found that the main interference operated by neoconservative movements in educational policies took place in the National Congress, with a strong presence of neo-Pentecostal parliamentarians, articulated via the Evangelical Parliamentary Front. The study indicates that the anti-gender offensive in Brazil, in addition to preventing Brazilian educational policy from including mentions and/or programs that encourage the promotion of respect for sexual and gender diversity, has produced and accentuated violence.
Palabras clave : Ideologia de gênero
Gênero
Movimentos antigênero
Neoconservadorismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) 
metadata.dc.rights: Acesso Restrito/Embargado
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39613
Fecha de publicación : 11-dic-2023
Aparece en las colecciones: Tese (PPGNEIM)



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