Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39633
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A engrenagem da laranja: a configuração do personagem Alex no filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick
Other Titles: The gear of the orange: the configuration of the character Alex in the film A Clockwork Orange, by Stanley Kubrick
metadata.dc.creator: Duarte, Leonardo Barbosa Cerqueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Alcântara, Paulo Henrique Correia
metadata.dc.contributor.referee1: Alcântara, Paulo Henrique Correia
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Rodrigo Morais
metadata.dc.contributor.referee3: Gutemberg, Alisson
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar a configuração do personagem Alex no filme Laranja Mecânica (1971), produzido e dirigido pelo cineasta norte-americano Stanley Kubrick a partir da adaptação da obra literária homônima do escritor britânico Anthony Burgess. A intenção desta dissertação é que, a partir da análise do elemento central da ação dramática, uma personagem, seja alcançado um entendimento da poética dramatúrgica do cineasta, roteirista dos seus próprios filmes, em sua maioria, adaptados de obras literárias. Dado a envergadura do objeto pesquisado, foram acionadas fontes teóricas de campos diversos, além da teoria do drama e dos estudos sobre a personagem de ficção. Foram utilizados também teóricos do Cinema, fontes biográficas sobre o diretor, e autores da área da Sociologia, da Psicologia, da Filosofia e História. O propósito foi o de substanciar o trabalho de modo a fazer jus à sofisticada e complexa obra de Kubrick, e proporcionar um olhar enriquecedor além do recorte feito. Os autores utilizados para a abordagem do personagem foram: Anatol Rosenfeld, Antônio Cândido, Beth Brait, Eric Bentley, Jean-Pierre Ryngaert, Jean-Pierre Sarrazac, Renata Pallottini, entre outros. Como fonte de informações acerca da vida e obra do cineasta em questão, foi utilizado essencialmente o trabalho de Michel Ciment, jornalista francês, autor de vários livros escritos a partir de entrevistas concedidas pelo próprio Kubrick. Entre os autores específicos da área do cinema, estão David Bordwell, Doc Comparato, Syd Field e outros. E, de modo complementar, esta análise foi contextualizada histórica e socialmente com o suporte teórico de Bertrand Russel, Eric Hobsbawm, Guy Debord, Margot Berthold, Michel Foucault, Sérgio Paulo Rouanet, entre outros. Alguns trabalhos acadêmicos sobre o filme também foram consultados, de modo a fazer um levantamento do estado da arte e trazer atualidade à pesquisa. Ao longo dos três capítulos que compõem este trabalho, buscou-se descortinar a obra deste cineasta em seus aspectos conceituais (sempre apoiados nos seus contextos histórico-sociais) e também em seus aspectos plásticos e formais, estes, resultantes do processamento daqueles, já que, no cinema, forma e conteúdo estão indissociavelmente imbricados. Ressalta-se que o ponto focal e “pivô” do estudo é o personagem Alex, possivelmente o mais icônico dentre os filmes do diretor. Acreditou-se que escrutinar o percurso do personagem e a sua movimentação no enredo do filme permitiria lançar uma luz sobre o seu pano de fundo, a enigmática e fascinante linguagem artística de Stanley Kubrick.
Abstract: This research aims to investigate the configuration of the character Alex in the film A Clockwork Orange (1971), produced and directed by North American filmmaker Stanley Kubrick based on the adaptation of the literary work of the same name by British writer Anthony Burgess. The intention of this dissertation is to analyze the central character and thus promote an understanding of the filmmaker’s work, screenwriter of his own films, most of which are adapted from literary works. Given the scope of the researched object, theoretical sources from different fields were used, in addition to drama theory and studies on fictional characters. Cinema theorists, biographical sources about the director, and authors from the fields of Sociology, Psychology, Philosophy and History were also used. The purpose was to enrich the work in order to do justice to Kubrick's sophisticated and complex work, and provide an enriching look beyond the cut made. The authors used to approach the character are: Anatol Rosenfeld, Antônio Cândido, Beth Brait, Eric Bentley, Jean-Pierre Ryngaert, Jean-Pierre Sarrazac, Renata Pallottini, and others. As a source of information about the life and work of the filmmaker in question, the work of Michel Ciment was essentially used. He’s a French journalist and author of several books written based on interviews given by Kubrick. Specific cinema authors are David Bordwell, Doc Comparato, Syd Field, among others. And, in a complementary way, this analysis was historically and socially contextualized with the theoretical support of Bertrand Russel, Eric Hobsbawm, Guy Debord, Margot Berthold, Michel Foucault, Sérgio Paulo Rouanet, among others. Some academic works on the film were also consulted, in order to survey the state of the art and bring the research up to date. Throughout the three chapters that make up this work, was tried to reveal this filmmaker's work in its conceptual aspects (always supported by its historical-social contexts) and also in its plastic and formal aspects, these resulting from the processing of those, because in cinema, form and content are inseparably intertwined. It’s important to make sure that the focal point of this study is the character Alex, possibly the most iconic among the director's films. It was believed that scrutinizing the character's journey and his movement in the film's plot would shed light on his environment, the Stanley Kubrick's enigmatic and fascinating artistic language.
Keywords: personagem
dramaturgia
Kubrick
cinema
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Citation: DUARTE, Leonardo Barbosa Cerqueira. A engrenagem da laranja: a configuração do personagem Alex no filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39633
Issue Date: 17-Nov-2023
Appears in Collections:Dissertação (PPGAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo duarte.dissertação.pdf4,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.