Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39730
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Um modelo de gestão para o Centro de Apoio Pedagógico Especializado com ênfase nos princípios da gestão social |
metadata.dc.creator: | Araújo, Neemias Fraga Cunha |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Teixeira, Luiza Reis |
metadata.dc.contributor.referee1: | Teixeira, Luiza Reis |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marback Neto, Guilherme |
metadata.dc.contributor.referee3: | Fonseca, Josefa Sônia Pereira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Sousa, Sidenise Estrelado |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão Social, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, tem como objetivo geral a criação de um modelo de gestão para o Centro de Apoio Pedagógico Especializado do estado da Bahia (CAPE) com ênfase nos princípios da Gestão Social. A pergunta principal dessa pesquisa é “o modelo de gestão que potencialize a ação dos/para os CAPE se reflete na oferta dos serviços dessas instituições educacionais?”. O lócus inicial da investigação foi o Centro de Educação Especial da Bahia – CEEBA, instituição educacional para estudantes com deficiência intelectual e múltipla, através do serviço do Atendimento Educacional Especializado – AEE, localizado em Salvador-Bahia, e mais 6 (seis) instituições com características similares da mesma rede estadual de ensino, dos quais três no município de Salvador, dois em Feira de Santana e um em Nazaré. Metodologicamente, este estudo tem abordagens empírica e qualitativa e sua estrutura está distribuída em três artigos que respondem aos seus objetivos específicos, os quais tiveram metodologias individualizadas como o Design Science Research – DSR. Nesses artigos foram utilizados questionários através do Google Forms e entrevista semiestruturada. A pesquisa utiliza, também, a metodologia denominada Caso para Ensino, realizada durante Residência Social em uma organização da sociedade civil no âmbito da Educação Inclusiva. A partir da análise das informações obtidas, desenhou-se o modelo de gestão para os CAPE, desenvolvendo uma Tecnologia de Gestão Social, instrumento orientador para os CAPE da rede estadual de ensino da Bahia. |
Abstract: | This study, conducted within the Postgraduate Program in Development and Social Management at the School of Administration of the Federal University of Bahia, has the general objective of creating a management model for the Specialized Pedagogical Support Center of the state of Bahia (CAPE) with an emphasis on the principles of Social Management. The main question of this research is "Does the management model that enhances the action of/for CAPE reflect in the provision of services of these educational institutions?" The initial locus of the investigation was the Center for Special Education of Bahia – CEEBA, an educational institution for students with intellectual and multiple disabilities, through Specialized Educational Services – AEE, located in Salvador-Bahia, and six other institutions with similar characteristics from the same state education network, three of which are in the city of Salvador, two in Feira de Santana, and one in Nazaré. Methodologically, this study has empirical and qualitative approaches, and its structure is divided into three articles that respond to its specific objectives, each employing individualized methodologies such as Design Science Research – DSR. In these articles, questionnaires through Google Forms and semi-structured interviews were used. The research also employs the Case for Teaching methodology, conducted during a Social Residency in a civil society organization within the scope of Inclusive Education. Based on the analysis of the obtained information, a management model for CAPE was designed, developing a Social Management Technology, a guiding instrument for CAPE in the state education network of Bahia. |
Keywords: | Centro de Apoio Pedagógico Especializado Gestão social Educação inclusiva |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::OUTROS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39730 |
Issue Date: | 18-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Dissertação (PDGS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Neemiasfraga_TCC_MESTRADOPROFISSIONAL.pdf | TCC DISSERTAÇÃO NEEMIAS FRAGA | 1,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.