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metadata.dc.type: Tese
Título : Formação docente na pós-graduação em engenharia: uma análise na plataforma sucupira
Otros títulos : Teacher training in postgraduate engineering: an analysis of the sucupira platform
metadata.dc.creator: Sgarbi, Victor Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Marcelo Embiruçu de
metadata.dc.contributor.advisor2: Nascimento, Márcio Luis Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Carlos Henrique Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Trierweiller, Andréa Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee3: Lizarelli, Fabiane Letícia
metadata.dc.contributor.referee4: Martins, Márcio André Fernandes
metadata.dc.contributor.referee5: Nascimento, Márcio Luis Ferreira
metadata.dc.description.resumo: A formação docente representa importante papel para a qualidade no ensino de Engenharia ao redor do mundo. Quando o foco é a docência em cursos superiores, esta formação é direcionada para a pós-graduação stricto sensu, o que no Brasil está regulamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. Entretanto, a formação docente nos cursos de mestrado e doutorado tem sido questionada nacional e internacionalmente. Considerando que os programas de pós-graduação brasileiros são submetidos a uma avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando dados presentes na Plataforma Sucupira, esta tese tem como objetivo identificar, nos dados disponibilizados na referida plataforma, evidências de que os cursos de mestrado e doutorado em Engenharia têm demonstrado preocupação com as áreas de ensino e educação, contribuindo assim com a formação docente de seus alunos (as). O referencial teórico desta tese traz discussões sobre formação docente, com maior foco na formação para atuação no ensino superior, na avaliação da pós-graduação brasileira, no Sistema Nacional de Pós-Graduação e na Plataforma Sucupira. Como metodologia da pesquisa, apresenta natureza teórica, caráter experimental e descritivo, com abordagem mista, foi realizado o download dos dados disponíveis na Plataforma Sucupira dos 970 programas de pós-graduação que funcionaram entre os anos de 2013 e 2021, sendo desenvolvido um Mínimo Produto Viável em PowerBI, devidamente registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que permitiu organizar, filtrar e analisar aproximadamente 49 milhões de linhas de dados coletadas. A organização destes dados permitiu buscar uma série de termos da área de ensino e educação nos títulos das disciplinas ministradas, trabalhos de conclusão de curso, nomes de linhas e projetos de pesquisa e de produções intelectuais, que englobam desde artigos em periódicos até registros de propriedade intelectual, passando por publicação de livros, organização de eventos, dentre outros. Os resultados encontrados foram comparados com os programas das áreas de Administração e Medicina, que juntos totalizam aproximadamente 20% da pós-graduação brasileira, a fim de melhor compreender o fenômeno estudado. A análise dos dados demonstrou que apesar destas duas áreas não apresentarem números considerados altos, a área de Engenharia foi a que teve resultados mais baixos entre estas três áreas na grande maioria das análises. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que apenas 2,41% das disciplinas dos cursos de Engenharia têm alguma relação com a área pesquisada e que 45% dos programas não ofertaram nenhuma disciplina na área. Somente 1,92% das produções intelectuais dos programas de Engenharia trazem termos da área de ensino ou educação e 0,18% dos trabalhos de conclusão apresentam conexão com o tema central desta tese. Mesmo considerando que qualquer discussão na área de educação ou ensino contribui com a formação docente, permitiu-se observar que nas pós-graduações das três áreas investigadas e, mais especificamente nas quatro subáreas de Engenharia, não se pode afirmar que há evidências suficientes de que os cursos de mestrado e doutorado estão ofertando uma formação docente adequada aos estudantes.
Resumen : Teacher training plays an important role in quality engineering education around the world. When the focus is on teaching in higher education courses, this training is directed towards sensu stricto graduate studies and in Brazil this is explained in the Law of Directives and Bases of National Education of 1996. However, teaching training in master’s and doctoral courses has been questioned nationally and internationally. Considering that Brazilian graduate programs are subject to a four-yearly evaluation carried out by the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (CAPES), using data present on the Sucupira Platform, this thesis aims to identify, in the data available on the platform, evidence of that master’s and doctorate courses in engineering have shown little concern with the areas of teaching and education, thus contributing to the teaching training of their students. The theoretical framework of this thesis brings discussions about teacher training, with a greater focus on training to work in higher education, the evaluation of Brazilian graduate studies, the Brazilian Graduate System and the Sucupira Platform. As a research methodology, which has a theoretical, experimental and descriptive nature, with a mixed approach, data available on the Sucupira Platform of the 970 graduate programs that operated between 2013 and 2021 were downloaded, and a Minimum Viable Product was developed through a PowerBI platform, filled at the National Industrial Property Institute (INPI), that allowed organizing, filtering and analyzing approximately 49 million rows of collected data. The organization of this data made it possible to search for a series of terms in the area of teaching and education in the titles of the subjects taught, course completion works, names of research lines and projects and intellectual productions, which range from articles in periodicals to property records intellectual, including publishing books, organizing events, among others. The results found were compared with programs in the areas of Administration and Medicine, which together total approximately 20% of Brazilian graduate studies, to better understand the phenomenon studied. The data analysis demonstrated that although these two areas do not present numbers considered high, the Engineering area had the lowest results among these three areas in the vast majority of analyses. Among the results found, it is highlighted that only 2.41% of the subjects in Engineering courses have any relationship with the area researched and that 45% of the programs did not offer any subject in the area. Only 1.92% of intellectual productions in Engineering programs contain terms from the area of teaching or education and 0.18% of final works are connected to the central theme of this thesis. Even considering that any discussion in the area of education or teaching contributes to teacher training, it was possible to observe that in graduate courses in the three areas investigated and more specifically in the four sub-areas of engineering, it cannot be said that there is sufficient evidence that the master’s and doctoral courses are offering adequate teaching training to Brazilian students.
Palabras clave : Formação Docente
Ensino de Engenharia
Plataforma Sucupira
Business Intelligence
Pós-Graduação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39757
Fecha de publicación : 17-jun-2024
Aparece en las colecciones: Tese (PEI)



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