Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Ubiratan Castro de-
dc.contributor.advisorSerpa, Luiz Felippe Perret-
dc.contributor.authorTourinho, Maria Antonieta Campos-
dc.creatorTourinho, Maria Antonieta Campos-
dc.date.accessioned2013-04-30T16:28:19Z-
dc.date.available2013-04-30T16:28:19Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10171-
dc.description319 f.pt_BR
dc.description.abstractIn the teaching of history: inventions and setbacks, I intended to narrate a search of theoretical-methodological ways for the construction of a teaching and learning that allows everyone that is involved with the teaching of history to see themselfs as a historical human being and in this same movement (or not) to understand the history. That research has intrinsic relationship with the subject Methodology of the Teaching of the History, which, together with the students, I look for possibilities of understanding the history, so much in its existential dimension as in the collective way. Thus, starting from the theory built in that subject and of experiences in the period of apprenticeship in public schools in the city of Salvador the research moves in the direction of a new theoretical- methodological that reinvent the teaching of the history so that reinvented it comes back to the class room where will continue to be transformed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectTempo e espaçopt_BR
dc.subjectEpistemologia do educarpt_BR
dc.subjectMultireferencialidadept_BR
dc.subjectHistoriagrafiapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectApprenticeshippt_BR
dc.subjectEpistemology of educatingpt_BR
dc.subjectTime and spacept_BR
dc.titleO ensino de história: inventos e contratempospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.resumoO ensino de história: inventos e contratempos é uma narração sobre uma busca de caminhos teórico-metodológicos para a construção de um processo de ensino e aprendizagem que possibilite a cada envolvido com o ensino da história compreender-se como ser histórico e neste mesmo movimento (ou não) compreender a história. Essa pesquisa tem intrínseca relação com a matéria Metodologia do Ensino da História na qual, juntamente com os alunos, busco possibilidades de uma compreensão da história, tanto na sua dimensão existencial como na coletiva. Assim, a partir desta matéria, tanto no âmbito das construções teóricas quanto das experiências no período de estágio curricular em escolas públicas de Salvador, a pesquisa se movimenta em direção a novos referenciais teórico-metodológicos que reinventem o ensino da história, para que reinventado retorne à sala de aula onde continuará a ser transformado.-
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tourinho M A.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.