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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rabello, Roberto Sanches | - |
dc.contributor.author | Oliveira, João Danilo Batista de | - |
dc.creator | Oliveira, João Danilo Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-26T14:44:52Z | - |
dc.date.available | 2013-11-26T14:44:52Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2011-07-22 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13949 | - |
dc.description.abstract | Essa tese foi produzida junto à linha de pesquisa em Educação e Diversidade, Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais (GEINE), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e se propôs a discutir os conhecimentos necessários à formação e atuação de professores de Educação Física, tendo como foco de discussão o trato com o conhecimento sobre Educação Física Especial, numa perspectiva inclusiva, junto à organização curricular dos cursos de Licenciatura em Educação Física. Buscou como objetivo geral conhecer, refletir e tecer críticas ao conhecimento produzido na área de Educação Física Especial, na perspectiva inclusiva, e ao modo como esse vem sendo abordado nos currículos de formação de professores de Educação Física. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, tendo como caso empiríco de análise os currículos dos cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado da Bahia. A pesquisa recorre a um levantamento teórico da produção científica recente, 2000 a 2010, da área de Educação Física Especial, através da análise dos artigos publicados em três periódicos da área, bem como a um levantamento das dissertações e teses defendidas nesse mesmo período. É feita também a análise dos currículos (projetos pedagógicos, programas e planos de cursos de disciplinas na área em estudo) de onze cursos de Licenciatura em Educação Física e entrevistas com sete professores/pesquisadores que atuam na área de Educação Física Especial nessas IES baianas. A pesquisa identificou que a produção científica recente na área e o trato com o conhecimento nos currículos de formação de professores enfatizam, como desafio, formar professores para atuar numa perspectiva inclusiva, mas mantêm-se produzindo e tratando o conhecimento de modo a legitimar práticas segregadas, o que recomendaria a formulação do desenvolvimento de pesquisas e práticas no currículo de formação que estimulem professores e pesquisadores envolvidos com a área de Educação Física Especial a superarem as contradições e obstáculos identificados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física especial | pt_BR |
dc.subject | Currículo e formação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Educação física especial e currículo: (in)formação para educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Vago, Tarcísio Mauro | - |
dc.contributor.referees | Rocha, Luiz Alexandre Oxley da | - |
dc.contributor.referees | Santos, Admilson | - |
dc.contributor.referees | Leiro, Augusto Cesar Rios | - |
dc.contributor.referees | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.referees | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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