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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28534
Tipo: | Tese |
Título: | Catadoras do brincar: o olhar sensível das professoras acerca do brincar livre no ensino fundamental I e suas ressonâncias para a profissionalidade docente |
Autor(es): | Cardoso, Marilete Calegari |
Autor(es): | Cardoso, Marilete Calegari |
Abstract: | A experiência formativa sensível e poética acerca do brincar livre para os profissionais docentes do ensino fundamental pode ser um caminho para a constituição de suas profissionalidades. Desse modo, o presente estudo tem como propósito responder aos seguintes questionamentos: a) Quais os sentidos construídos pelas professoras acerca do brincar livre de crianças no Ensino Fundamental I, tendo como dispositivos mediadores o projeto Baú Brincante e as escritas experipoiéticas desenvolvidas no ateliê didático “catadoras do brincar”? b) Como as docentes se referem à experiência formativa em relação ao brincar livre no ensino fundamental? c) Quais as ressonâncias desta experiência formativa para a profissionalidade das docentes colaboradoras? O objetivo geral da pesquisa foi compreender os sentidos construídos pelas professoras acerca do brincar livre de crianças do Ensino Fundamental I e suas ressonâncias para a profissionalidade docente, tendo o Baú Brincante, o ateliê didático e as escritas experipoiéticas como dispositivos de formação sensível.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com opção paradigmática fundada na fenomenologia, adotando-se como método a pesquisa formação (MACEDO, 2006; 2009b) associada ao método autobiográfico (DELORY-MOMBERGER, 2006). Os sujeitos do estudo são professoras de 1° ao 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do Município de Jequié-Bahia-Brasil. As técnicas de pesquisa utilizadas são: observação participante; ateliê formativo e as narrativas experipoiéticas (escritas de poesias, relatos escritos, fotografias, vídeos). O tratamento e análise dos dados baseia-se na teoria da Análise de Conteúdo, com inspiração hermenêutica (MACEDO, 2006; 2009). A pesquisa empírica está apresentada, neste trabalho, de forma articulada à fundamentação teórica, na tentativa de formar um todo orgânico, entrelaçando os achados empíricos com a teoria que embasa esta pesquisa. Como principais resultados, constatei que conhecimentos foram construídos, sentidos e produzidos durante a experiência formativa sensível, destacando-se: transformação na profissionalidade docente impactada pela experiência do Baú brincante e do ateliê didático, e avanço profissional, além dos significativos sentimentos de alegria e partilha entre os professores envolvidos no processo formativo. ABSTRACT The sensitive and poetic training experience about free play for teachers of elementary education can be a way to build their professionalism. Thus, the purpose of this study was to answer the following questions: a) What are the meanings built by the teachers about the free play of children in Elementary School I, having as mediating devices the Baú Brincante project and the poetic experiments writings developed at the didatic atelier “the play pickers”?b) How do teachers refer to the formative experience in relation to free play in elementary school? c) What are the resonances of this training experience for the professionalism of the collaborating teachers? The general objective of the research was to understand the senses built by the teachers about the free play of children of Elementary School I and their resonances for teaching professionalism, with the Baú Brincante, the didactic atelier and the poetic experiments writings as devices of sensitive formation. It is a qualitative research, with a paradigmatic option based on phenomenology, adopting as a method the research training (MACEDO, 2006; 2009), associated to the autobiographical method (Delory-Mombberger, 2006). The subjects of the study are teachers from 1st to 3rd year of elementary school in a public school in the county of Jequié-Bahia-Brazil. The research techniques used were: participant observation; training atelier and poetic experiments narratives (poetry writings, written reports, photographs, videos). The treatment and analysis of the data were based on the theory of Content Analysis, with hermeneutical inspiration (MACEDO, 2006; 2009). Empirical research is presented, in this work, in an articulated way to the theoretical foundation, in the attempt to form an organic whole, intertwining the empirical findings with the theory that bases this research. As main results, I verified that knowledge was built and senses were produced during the sensitive training experience, highlighting: transformation in teaching professionalism impacted by the experience of Baú brincante and didactic atelier, and professional advancement, besides the significant feelings of joy and sharing among the teachers involved in the training process. RESUMEN La experiencia formativa sensible y poética acerca del juego libre para los profesionales docentes de la enseñanza fundamental puede ser un camino para la constitución de su profesionalidad. De este modo, el presente estudio tuvo como propósito responder a los siguientes cuestionamientos: a) ¿Cuáles son los sentidos construidos por las profesoras acerca del juego libre de niños en la Enseñanza Fundamental I, teniendo como dispositivos mediadores el proyecto Baú Brincante y las escrituras experioiéticas desarrolladas en el oficina didáctica "catadoras del juego"? b) ¿Cómo los docentes refieren la experiencia formativa en relación al juego libre en la enseñanza fundamental? c) ¿Cuáles son las resonancias de esta experiencia formativa para la profesionalidad de las docentes colaboradoras? El objetivo general de la investigación fue comprender los sentidos construidos por las maestras acerca del juego libre de niños de la Enseñanza Fundamental y sus resonancias para la profesionalidad docente, teniendo el Baú Brincante, laoficina didáctica y las escrituras experipoiéticas como dispositivos de formación sensible. Se trata de una investigación cualitativa, con opción paradigmática fundada en la fenomenología adoptando como método la investigación formación (MACEDO, 2006; 2009b), asociada al método autobiográfico (DELORY-MOMBERGER, 2006). Los sujetos son profesoras de 1 ° al 3º año de la enseñanza fundamental de una escuela de la red pública del Municipio de Jequié-Bahia-Brasil. Las técnicas de investigación utilizadas fueron: observación participante; oficina formativa y las narrativas experipoiéticas (escritas de poesías, relatos escritos, fotografías, videos). El tratamiento y análisis de los datos se basó en la teoría del análisis de contenido, con inspiración hermenéutica (MACEDO, 2006; 2009b). La investigación empírica está presentada, en este trabajo, de forma articulada a la fundamentación teórica, con el intento de formar un todo orgánico, entrelazando los hallazgos empíricos con la teoría que embasa esta investigación. Como principales resultados, constaté qué conocimientos fueron construidos y sentidos fueron producidos durante la experiencia formativa sensible, destacándose: transformación en la profesionalidad docente impactada por la experiencia del Baú brincante y del oficina didáctica, y progreso profesional, además de los significativos sentimientos de alegría y compartir entre los profesores que forman partedel proceso formativo. |
Palavras-chave: | Brincar Livre Experiência Formativa Profissionalidade docente Ateliê didático Saber sensível Brincadeiras Recreação ao ar livre para crianças Professores – Formação Free Play Formative Experience Teaching professionalism Didactic atelier Sensitive knowing Jugar Libre Experiencia Formativa Profesionalidad docente Oficina didáctica Saber sensible |
CNPq: | Ciências Humanas Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28534 |
Data do documento: | 6-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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