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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32750
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Paz, Daniel Juracy Mellado | - |
dc.creator | Paz, Daniel Juracy Mellado | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-03T14:26:14Z | - |
dc.date.available | 2021-02-03T14:26:14Z | - |
dc.date.issued | 2013-05 | - |
dc.identifier.citation | PAZ, Daniel J. Mellado. O dilema do técnico: alguns aspectos sobre a obra de arte e a tarefa do seu reconhecimento. In: ARQUIMEMÓRIA, 4, ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO, 2013, Salvador. Anais do IV Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado - Arquimemória, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-66843-01-9 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32750 | - |
dc.description.abstract | O texto pretende uma pequena contribuição à área de Preservação Patrimonial ao estudar o dilema do reconhecimento da obra de arte, isto é, do valor artístico de um dado ente. Ao abordar o conhecimento em geral, salientamos o seu aspecto aprendido, que inclui mesmo os sentidos e o reconhecimento de padrões, e ainda uma crítica à antinomia objetivo/ subjetivo. Ademais, consideramos sua condição sociológica no multi-elitismo da sociedade moderna e articulamos do mero clichê à obra de arte, considerando-se esta em sua complexidade e síntese, em um modelo que chamamos pirâmide da informação. Ao vermos o conhecimento e reconhecimento da obra de arte, defendemos que sua compreensão depende de uma mescla de conhecimento histórico – pois a cultura é um debate intergeracional em constante rearranjo, fornecendo os elementos para uma linguagem - e de juízo sensível – já que a obra de arte possui um conteúdo vivencial, expresso naquela linguagem. Essa plataforma conceitual considera, ainda, as heteronomias expressas nas revoluções culturais, e esboça um modelo de sua sucessão, considerando certos indivíduos como fundamentais para o reconhecimento coletivo da inovação e mudança de sensibilidade. O reconhecimento institucional da obra de arte – o dilema do técnico - aparece como problemático por essa exigência simultânea de conhecimento e sensibilidade e pelo caráter minoritário das revoluções culturais, que tornam o reconhecimento do unicum algo que foge irremediavelmente à mera formação técnica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IAB-BA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Obra de arte | pt_BR |
dc.subject | Valor artístico | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento - Obra de arte | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio - Preservação | pt_BR |
dc.title | O dilema do técnico: alguns aspectos sobre a obra de arte e a tarefa do seu reconhecimento | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador (BA) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Arquitetura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O Dilema do Técnico - alguns aspectos da obra de arte e a tarefa de seu reconhecimento.pdf | 801,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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