Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Fernanda Xavier-
dc.date.accessioned2022-05-25T12:54:35Z-
dc.date.available2022-05-25T12:54:35Z-
dc.date.issued2020-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35334-
dc.description.abstractThis live is part of the Information Records project: dialogues between Librarianship, Archival Science and Information Science (CI); coordinated by the Superintendent of the University Library System (SIBI/UFBA), Professor Ivana Borges Lins, in partnership with the Information Science Institute (ICI)/UFBA. Live mediated by Prof Dr Maria Isabel Barreira (ICI / UFBA). During the presentation, Dr. Fernanda Xavier Guimarães (librarian at SIBI/UFBA) highlighted points of her research to compose her doctoral thesis. The problem questions how the stricto sensu postgraduate courses of the Postgraduate Programs in Information Science (IC) have trained professors for higher education. Programs belonging to universities located in the 5 regions of Brazil and the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBCT) were analyzed. The analysis followed pre-established criteria. Fernanda Xavier Guimarães ended her speech by exposing some results and considerations arising from the research, such as: the need to reformulate the curricular structure of the courses, inefficient content for teacher training, lack of pedagogical training, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocente universitário - formaçãopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades – corpo docentept_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectUniversity teacher - trainingpt_BR
dc.subjectUniversities and faculties - graduatept_BR
dc.subjectUniversities and faculties – teaching staffpt_BR
dc.subjectUniversity teacherspt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.titleA formação do docente universitário nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCIpt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsta live faz parte do projeto Registros de Informação: diálogos entre a Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação (CI); coordenado pela Superintendente do Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI /UFBA), professora Ivana Borges Lins, em parceria com o Instituto de Ciência da Informação (ICI) /UFBA. Live mediada pela Profª Drª Maria Isabel Barreira (ICI/UFBA). Durante a apresentação, Drª Fernanda Xavier Guimarães (bibliotecária do SIBI/UFBA) destacou pontos de sua pesquisa para compor a tese de doutorado. O problema questiona como os cursos de pós-graduação stricto sensu dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (CI) brasileiros têm formado docentes para educação superior. Foram analisados programas pertencentes a universidades localizados nas 5 regiões do Brasil e do Instituto Brasileiro de Informação em ciência e Tecnologia (IBCT), a análise realizada seguiu critérios preestabelecidos. Fernanda Xavier Guimarães finalizou sua fala expondo alguns resultados e considerações decorrentes da pesquisa, como: a necessidade de reformulação na estrutura curricular dos cursos, conteúdos ineficientes para formação do docente, ausência de formação pedagógica dentre outros.pt_BR
dc.audience.educationlevelEquipe técnica do "Registros de Informação": - Ivana Borges Lins (coordenação) - Ana Lúcia Albano - Ana Valéria Moura - Daiane de Araújo - Danilo Ramos - Fernanda Xavier - Hozana Campos - Jamilli Quaresma - Rafael Nunes - Ramon Santana.pt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos (SIBI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação do docente universitário nos PPGCI-Registros de Informação.mp4109,05 MBMPEG-4Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.