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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36401
Tipo: | Tese |
Título: | Produção de conteúdo audiovisual na educação online: análise da prática docente. |
Título(s) alternativo(s): | Production of audiovisual content in online education: analysis of teaching practice. |
Autor(es): | Albuquerque, Michele Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Couto, Edvaldo Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Linhares, Ronaldo Nunes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sales, Mary Valda Souza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Patricia Maria da |
metadata.dc.contributor.referee4: | Ficoseco, Veronica Sofia |
metadata.dc.contributor.referee5: | Couto, Edvaldo Souza |
Resumo: | A tese analisa o contexto da produção de conteúdo audiovisual por docentes na/para educação online. Tem como objetivo geral analisar como um grupo de docentes descreve suas experiências na produção de conteúdo audiovisual na educação online, identificando as características técnica, didática e performance comunicacional, e as repercussões dessas produções na sua atuação profissional, para os discentes, a disciplina e o curso. A partir desse objetivo geral, definiu-se três objetivos específicos que orientaram a pesquisa: 1) identificar as características técnicas, didáticas e a performance comunicacional nos vídeos produzidos por um grupo de docentes da educação online; 2) analisar como um grupo de docentes veem as suas práticas na produção de conteúdo audiovisual na/para educação online, considerando os aspectos técnicos, didáticos e sua performances comunicacional; 3) analisar como um grupo de docentes da educação online avalia as repercussões dos vídeos que produziram em suas disciplinas para sua atuação profissional, para os discentes e para a disciplina e curso. Com o intuito de atender aos objetivos mencionados, utilizamos como aportes teóricos conceitos e fundamentos da cibercultura, da produção de conteúdo na cultura digital, da produção audiovisual na educação, da educação online e saberes e produção docente. O método utilizado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico, e o método adotado para análise dos dados foi a Análise de Conteúdo. A tese foi produzida no formato multipaper. O primeiro estudo descrito no artigo I indicou que as produções apresentam características técnicas específicas ao contexto cibercultural de produção audiovisual; diversificação didática que combina o formato audiovisual às particularidades do conteúdo e da disciplina; e formas específicas de comunicação docente/discente no diálogo didático mediado pela linguagem audiovisual. Na analise dos dados do artigo II foram identificadas nas falas dos professores características comuns quanto as suas relações com a técnica, a didática e com os aspectos comunicacionais que permeiam o processo de produção de conteúdo audiovisual na educação online. Os professores demonstraram pouca familiaridade, habilidade e conhecimento em relação as tecnologias, a técnica de produção de vídeo e a linguagem audiovisual, mas também demonstraram se sentirem instigados a aprender e expandir suas experiências. No artigo III identificamos que, mesmo diante de todas as dificuldades advindas do desconhecimento da técnica e da tecnologia de produção de conteúdo na linguagem audiovisual, existe o reconhecimento dos esforços dos professores a partir das avaliações positivas percebidas no ƒeedback, tanto por parte de colegas e dos discentes, quanto por gestores dos cursos. A produção de conteúdo audiovisual apresentou-se como aspecto motivacional para novas práticas docentes tanto na educação online quanto em outras modalidades de educação. Com este percurso, a pesquisa concluiu que a análise da produção de conteúdo audiovisual por docentes na/para educação online proposta nesta tese abre precedentes para se pensar teórica e metodologicamente a produção de vídeos como recurso didático no contexto cibercultural, uma vez que as aprendizagens ocorridas influenciam na construção da identidade profissional e dos saberes docentes que refletem na sua atuação em qualquer contexto educacional, seja ele online ou presencial. A avalição dos docentes sobre a sua prática na produção dos vídeos, e sobre as repercussões dos vídeos para seu crescimento profissional, bem como para os discentes, a disciplina e o curso, a partir de suas experiência e vivências no processo de produção oferece a esta modalidade de educação reflexões relevantes para a geração de novas metodologias, suporte aos professores e organização didática-pedagógica das disciplinas e cursos. |
Abstract: | The thesis analyzes the context of audiovisual content production by teachers in/for online education. Its general objective is to analyze how a group of teachers describes their experiences in the production of audiovisual content in online education, identifying the technical, didactic and communicational characteristics of performance and the repercussions of these productions on their professional performance, for students, the discipline and the course. Based on this general objective, three specific objectives were defined to guide the research: 1) identify the technical, didactic characteristics and communication performance in the videos produced by a group of online education teachers; 2) analyze how a group of teachers sees their practices in the production of audiovisual content in/for online education, considering the technical-didactic aspects and their communicational performance; 3) analyze how a group of online education teachers evaluate the repercussions of the videos they produce in their disciplines for their professional performance, for the students and for the discipline and the course. To meet the aforementioned objectives, concepts and foundations of cyberculture, content production in digital culture, audiovisual production in education, online education and knowledge and teaching production were used as theoretical contributions. The method used was qualitative, descriptive and analytical, and the method adopted for data analysis was Content Analysis. The thesis was produced in multi-paper format. The first study described in article I indicated that the productions have technical characteristics specific to the cybercultural context of audiovisual production; didactic diversification that combines the audiovisual format with the particularities of the content and the discipline and specific forms of teacher/student communication in the didactic dialogue mediated by audiovisual language. In the analysis of the data of the article II, common characteristics were identified in the teachers' speeches in terms of their relationship with the technique, the didactic and with the communicational aspects that make up the production process of audiovisual content in online education. The teachers showed little familiarity, skill and knowledge in terms of technologies, video production technique and audiovisual language, but they also showed that they felt encouraged to learn and broaden their experiences. In article III we identify that, even in the face of all the difficulties derived from the lack of knowledge of the technique and technology of content production in audiovisual language, there is recognition of the efforts of teachers based on the positive assessments perceived in the feedback, both from colleagues and students, as well as course directors. The production of audiovisual content was presented as a motivating aspect of new teaching practices both in online education and in other forms of education. With this path, the research concluded that the analysis of the production of audiovisual content by teachers in/for online education propos d in this thesis opens precedents to think theoretically and methodologically about the production of videos as a didactic resource in the context cybercultural, since the learning that has occurred influences the construction of professional identity and teaching knowledge that is reflected in their performance in any educational context, whether online or face-to-face. The evaluation of the professors on their practice in the production of videos, and on the repercussions of the videos for their professional growth, as well as for the students, the discipline and the course, from their experience and experiences in the production process, offers this educational modality relevant reflections for the generation of new methodologies, support for teachers and didactic pedagogical organization of subjects and courses. |
Palavras-chave: | Educação Online Audiovisual na Cibercultura Produção de Conteúdo Audiovisual Produção Docente Saberes Docentes Ensino à distância Realidade virtual na educação Ensino audiovisual Cibercultura Ensino por vídeo Saberes do docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36401 |
Data do documento: | 27-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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