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dc.creatorCarvalho, Marina Alencar Felix-
dc.date.accessioned2023-01-11T13:40:07Z-
dc.date.available2023-01-11T13:40:07Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36472-
dc.description.abstractA gastronomic establishment performs an important role on various people's everyday that eat outside their homes, because it proposes to commercialize foods in their moist diverse aspects and tastes according to a specific concept and larget audience. Among all factors that compose it,the menu is considered the consumer's main communication channel with the establishment's gastronomic identity. Thus thgis essay's goals are identify the menu's importance as a tool for customer loyalty, tryingto describe the main strategies for its elaboration, identify its importance in a gastronomic establishment's planning and find wich aspects of its construction may influence the decision of customers. The essay consists in a bibliographical survey about the state of art in the subject, compling the main ideas of the field of study and adressing strategies and tools that can be used for marketing in search of the influence in customer's loyaty and decisio. Furthemore, it is also exposed the importance of an appropriate organization of the menu in order to potentiate gastronomic establishment's communication with their target audience.lpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEstabelecimento gastronômicopt_BR
dc.subjectCardápioipt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectFidelização de clientespt_BR
dc.subject.otherGastronomic Establishmentspt_BR
dc.subject.otherMenupt_BR
dc.subject.otherPlanningpt_BR
dc.subject.otherCustomer loyaltypt_BR
dc.titleEstabelecimentos gastronômicos: a importância do cardápiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Senra, Asdrubal Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7281704021510365pt_BR
dc.contributor.referee1Senra, Asdrubal Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7281704021510365pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Euzélia-
dc.contributor.referee3Carvalho, Larissa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975488527530657pt_BR
dc.description.resumoUm estabelecimento gastronômico cumpre um importante papel no dia a dia de diversas pessoas que se alimentam fora de casa, pois se propõe a comercializar alimentos em em seus mais diversos aspectos e sabores de acordo com um conceito e público-alvo específicos . Dentre todos os fatores que o compõem, o cardápio é considerado o principal canal de comunicação do consumidor com a identidade gastronômica do estabelecimento. Assim, este trabalho tem por objetivo identificar a importância do cardápio como ferramenta de fidelização de clientes, buscando descrever as principais estratégias para elaboração do mesmo, identificar a sua importância no planejamento de um estabelecimento gastronômico e constatar que aspectos de sua construção podem influenciar a decisão dos clientes. O trabalho consiste em um levantamento bibliográfico sobre o estado de arte no assunto, compiulando as principais ideias da área de estudo e abordando estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas pelo marketing em busca da influência na decisão e na fidelização dos clientes. Além disso, é exposta, ainda, a importância de uma estruturação apropriada do cardápio de modo a potencializar a comunicação dos estabelecimentos gastronômicos com seu público-alvo.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Nutriçãopt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseGASTRONOMIA - NOTURNOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Gastronomia (Escola de Nutrição)

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