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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36475
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Influências intergeracionais no cuidado ao recémnascido de comunidade quilombola |
Autor(es): | Xavier, Carliana Figueiredo Bastos |
Primeiro Orientador: | Camargo, Climene Laura de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Amaral, Lucas Martins |
metadata.dc.contributor.referee1: | Camargo, Climene Laura de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Amaral, Lucas Martins |
metadata.dc.contributor.referee3: | Couto, Telmara Menezes |
Resumo: | O estudo teve como objetivo conhecer as influências intergeracionais no cuidado ao recémnascido em uma comunidade quilombola baiana. Para desvelar o estado da arte acerca da temática foi realizada a revisão de literatura transversalizando três eixos temáticos assim denominados: a família como contexto de cuidado ao Recém-Nascido; comunidades quilombolas; a família e os aspectos culturais transmitidos intergerecionalmente. No procedimento metodológico optou-se por uma pesquisa descritiva - exploratória com abordagem qualitativa, que teve como cenário a comunidade quilombola de Praia Grande de Ilha de Maré - BA. Os colaboradores foram avós, mães, pais e outros familiares de lactente de até 01 ano de idade, da comunidade quilombola, que cuidam ou cuidaram do mesmo, no período neonatal, assim, foi utilizado o critério de saturação para a delimitação dos sujeitos. A coleta de dados foi realizada no mês de Junho de 2014, fizeram parte desde estudo 08 famílias, sendo que dessas famílias foram entrevistadas 8 mães, 2 pais, 1 tia, 03 avós e 01 bisavó, totalizando 16 entrevistados. Para a coleta das informações foi utilizado entrevista semi-estruturada, genograma, e, o diário de campo. A análise dos dados foi delineada pela análise de conteúdo da temática de Bardin. Ressalta-se que todos os aspectos éticos foram respeitados conforme a resolução 466/2012 do Conselho Nacional em Saúde, e a mesma só foi iniciada após aprovação do Comitê de Ética direcionado pela Plataforma Brasil, sob CAAE: 16594413.8.0000.5531. Os resultados demonstraram que muitos dos costumes e tradições são preservados e mantidos geracionalmente, demonstrando a influência dos valores culturais no sistema familiar intergeracional, no processo de cuidar. O estudo revela ainda que os saberes e as práticas de cuidado das mães são construídos e orientados tanto pelo saber científico quanto pelo popular, quando observado que o cuidado com o coto umbilical teve uma prática descontinuada entre as gerações o que permite dizer que o saber popular e o científico permeiam as práticas de cuidado à saúde na comunidade. A conclusão deste estudo não se encerra com essas reflexões, por entendermos que estamos diante de uma temática complexa influenciada pela cultura, o cuidado, a família, a intergeracionalidade. Sendo assim, nessa comunidade os profissionais de saúde devem direcionar e ressignificar o cuidado ao recém-nascido baseado em princípios científicos, porém atrelado ao saber popular transmitido intergeracionalmente, de modo que os saberes se aproximem, se construam e reconstruam, no respeito da diversidade. |
Abstract: | The study aimed to know intergenerational influences in the care to the newborn in a quilombola community from Bahia. To know the state of art on the theme, a literature review was held crossing three topics so-called: the family as a care context to the newborn; quilombolas’ communities; the family and cultural aspects intergenerational transmitted. In the methodological procedure it was decided for a descriptive and exploratory research with qualitative approach that took place at the quilombola community of Praia Grande, Ilha de Mare- BA. The collaborators were grandmothers, mothers, fathers and other family members of infants until 01 year old, from the quilombola community, who takes care or took care of the child, in the neonatal period, thus, we used the criterion of saturation for the delimitation of the participants. Data collection was carried out in June 2014, and 08 families were part of this study, in which eight mothers, three fathers, one aunt, three grandparents and one greatgrandmother, were interviewed, making a total of 16 respondents. To collect the information, a semi-structured interview, a genogram, and the field diary were used. The data analysis was outlined through the content analysis of Bardin. It is highlighted that all ethical aspects were respected, according to Resolution 466/2012 of the National Council on Health, and it was only initiated after the Ethics Committee approval directed by Platform Brazil, under CAAE: 16594413.8.0000.5531. The results showed that many of the customs and traditions are preserved and maintained generationally, demonstrating the influence of cultural values on intergenerational family system, in the care process. The study also reveals that the knowledge and mothers care practices are built and guided by both scientific and popular knowledge when observed that the care of the umbilical stump had a practice discontinued between the generations, which suggests that popular and scientific knowledge permeate the health care practices in the community. The conclusion of this study does not end with these reflections, because we believe that we are facing a complex issue influenced by culture, care, family, the intergenerationality. Thus, in this community, health professionals should direct and reframe the care to the newborn based on scientific principles, but linked to popular knowledge transmitted intergenerational, so that knowledge come closer, build and rebuild, on the respect for diversity. |
Palavras-chave: | Recém-nascido-Cuidados Relações Familiares Enfermagem neonatal Ancestrais-Continente Africano |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Enfermagem |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36475 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Enfermagem - (Escola de Enfermagem) |
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