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metadata.dc.type: Tese
Título : Capacidade de implementação de políticas públicas municipais: contribuições dos constructos teórico-metodológicos da administração política.
metadata.dc.creator: Andrade, Jefferson Reis Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Antônio Sérgio
metadata.dc.contributor.referee3: Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Elinaldo Leal
metadata.dc.contributor.referee5: Fonseca, Francisco César Pinto da
metadata.dc.description.resumo: No Brasil, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF), o governo federal assumiu a responsabilidade pela formulação das políticas públicas e os municípios ficaram a cargo de sua implementação. Porém, essa separação político-institucional entre concepção e execução das ações governamentais tem produzido prejuízos para a qualidade e bem-estar social, pois tal dicotomia tem impossibilitado a necessária articulação entre as dimensões políticas e técnicas que conformam os fenômenos administrativos. Para a teoria da Administração Política, esses dois aspectos (política e técnica) representam os conceitos e práticas de “gestão” e “gerência”, respectivamente. Os termos “gestão” e “gerência” foram traduzidos para a linha inglesa como “management” and “administrative management”. Em linhas gerais, a dimensão da "gestão" reflete as bases teórico-analíticas das políticas públicas. A "gerência", por sua vez, reflete as bases técnico-operacionais necessárias para sua plena implementação. Com base nesse constructo teórico-metodológico, a presente tese de doutoramento definiu o objetivo geral de analisar como a capacidade de implementação local da política pública do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola - contribui para a validação dos pressupostos do pensar (gestão) e agir (gerência) da Teoria da Administração Política. No tocante às estratégias metodológicas, o trabalho adotou a epistemologia sistêmica, com ênfase na abordagem teórico-metodológica crítica da Administração Política, privilegiando métodos de pesquisa exploratória e descritiva, utilizando os recursos quantitativos, por meio do uso de técnicas estatísticas de Modelagem de Equações Estruturais e Análise Composta Confirmatória. Os dados da pesquisa de campo foram coletados no período de dezembro de 2021 a março de 2022, de forma transversal. A matriz de análise privilegiou identificar as interrelações existentes entre “gestão” e “gerência” para avaliar a capacidade de implementação do PDDE a partir da observação de seis dimensões principais: (1) desenho institucional da política; (2) recursos físicos, financeiros e humanos; (3) burocratas implementadores; (4) participação social; (5) relacionamento intergovernamental; (6) contexto local. Os resultados empíricos validaram as hipóteses levantadas, confirmando que as referidas dimensões (gestão e gerência) se manifestam de forma indissociada, o que permitiu sustentar o argumento central levantado nesta tese de que as dimensões conceituais (políticas) e instrumentais refletidas na gestão e na gerência são interdependentes e não podem ser analisadas de forma separada. As análises estatísticas confirmaram que o desenho institucional da política pública, as relações intergovernamentais e a participação social contribuem de forma decisiva para garantir aos entes públicos e à sociedade o melhoramento da capacidade de gestão da política pública. No âmbito gerencial, os dados comprovaram que as dimensões do planejamento e alocação de recursos físicos, financeiros e humanos e a atuação dos burocratas (gerentes) contribuem para qualificar a capacidade técnico-operacional, isto é, de implementação das ações públicas.
Resumen : In Brazil, from the promulgation of the Federal Constitution of 1988 (CF), the federal government assumed the responsibility for the formulation of public policies and the municipalities were in charge of their implementation. However, this political-institutional separation between the conception and execution of governed actions has produced damage to the quality and social well-being, as this dichotomy has made it impossible to maintain the necessary maintenance between the political and technical dimensions that make up the administrative phenomena. For the theory of Political Administration, these two aspects (political and technical) represent the concepts and practices of “management” and “administrative management”, respectively. The terms “management” and “administrative management” were translated into Portuguese as “gestão” and “gerência", respectively. In general terms, the "management" dimension reflects the theoretical-analytical foundations of public policies. And "administrative management" reflects the technical-operational bases necessary for its full implementation. Based on this theoretical-methodological construct, this doctoral thesis defines the general objective of analyzing how the capacity for local implementation of the public policy of the PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola contributes to the validation of predictions of thinking (management) and acting (Administrative management) of the Theory of Political Administration. With regard to methodological strategies, the work adopted systemic epistemology, with emphasis on the critical theoretical-methodological approach of Political Administration, favoring exploratory and descriptive research methods and using quantitative resources, through the use of statistical techniques of Structural Equation Modeling and Confirmatory Composite Analysis. Field research data were collected from December 2021 to March 2022, in a cross-sectional way. The analysis matrix focused on identifying the existing interrelationships between “management” and “administrative management” to assess the capacity to implement the PDDE based on the observation of six main dimensions: (1) institutional design of the policy; (2) physical, financial, and human resources; (3) implementing bureaucrats; (4) social participation; (5) intergovernmental relationship; and (6) local context. The empirical results validated the hypotheses raised, confirming that the referred dimensions (management and administrative management) manifest themselves in an inseparable way, which allowed sustaining the central argument raised in this thesis that the conceptual (political) and instrumental dimensions reflected in the management and are interdependent and cannot be conducted separately. Statistical analyzes confirmed that the institutional design of public policy, intergovernmental relations and social participation remained, in a retained manner, to guarantee publics and society to improve the management capacity of public policy. In the managerial scope, the data prove that the dimensions of planning and allocation of physical, financial and human resources and the performance of bureaucrats (managers) created to qualify the technical-operational capacity, that is, of implementation of public actions.
Palabras clave : Políticas públicas
Administração política
Capacidade de gestão
Capacidade de gerência
Implementação de políticas públicas
Programa Dinheiro Direto na Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37076
Fecha de publicación : 6-dic-2022
Aparece en las colecciones: Tese (NPGA)

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