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Tipo: Dissertação
Título: O uso das mídias sociais para mediação da informação e mediação cultural pelas bibliotecas universitárias federais do Nordeste brasileiro
Autor(es): Nunes, Rafael Matos
Primeiro Orientador: Sousa, Ana Claudia Medeiros de
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Ana Claudia Medeiros de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, José Carlos Sales dos
metadata.dc.contributor.referee3: Santana, Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Bruna Bomfim Lessa dos
metadata.dc.contributor.referee5: Souza, Maíra Salles de
Resumo: O uso das mídias sociais como dispositivos mediadores da informação e da cultura pelas bibliotecas universitárias do Nordeste brasileiro é o tema deste trabalho. Nesta perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo geral: averiguar como as bibliotecas universitárias federais do Nordeste brasileiro estão fazendo uso das mídias sociais para mediação da informação e mediação cultural com sua comunidade usuária. Os objetivos específicos corresponderam a: (a) identificar os dispositivos utilizados e as atividades desenvolvidas pelas bibliotecas universitárias federais do Nordeste brasileiro no âmbito das mídias sociais; (b) descrever ações de mediação da informação e da cultura que revelem os aspectos socioculturais que permeiam o contexto em que as bibliotecas estão situadas; (c) investigar o alcance das dimensões da mediação da informação nas atividades desenvolvidas pelas referidas bibliotecas, a partir das mídias sociais. No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, adotando como método de procedimentos, um estudo de múltiplos casos, que teve como universo de investigação as bibliotecas universitárias federais do Nordeste brasileiro. A amostra foi constituída a partir deste universo, sendo selecionados os perfis institucionais das mídias sociais (Facebook, YouTube e Instagram) dos sistemas ou diretorias das bibliotecas universitárias. Foi adotada a técnica de observação direta e sistemática desses perfis, para descrever e organizar as ações que são desenvolvidas nesses espaços virtuais, associadas à técnica de análise de conteúdo das mensagens e postagens nesses dispositivos, bem como a aplicação de questionários junto aos bibliotecários gestores com o intuito de verificar aspectos relacionados ao gerenciamento desses perfis e ao alcance das dimensões da mediação da informação. O procedimento de análise dos dados foi tanto quantitativo quanto qualitativo. Os resultados sinalizam alguns aspectos que devem ser repensados sobre a utilização das mídias sociais investigadas pelas bibliotecas universitárias do Nordeste brasileiro, considerando que elas têm adotado tais ferramentas como dispositivos e meios de comunicação para disseminarem informações e promoveram a cultura entre os sujeitos no ambiente virtual, e tendo em vista existir um uso limitado do potencial de comunicação oferecido por essas plataformas digitais, de modo a favorecer a interação e a participação ativa de sua comunidade usuária. Essa constatação ressalta a necessidade de uma maior atenção e investimento no desenvolvimento de estratégias de mediação, tanto da informação quanto da cultura, que visem maximizar o impacto dessas bibliotecas na promoção do saber e no fortalecimento dos vínculos com os sujeitos informacionais no ciberespaço.
Abstract: The use of social media as mediating devices for information and culture by university libraries in the Brazilian Northeast is the theme of this work. From this perspective, the present research has the general objective: of investigating how federal university libraries in the Brazilian Northeast are using social media to mediate information and cultural mediation with their user community. The specific objectives corresponded to:(a) identifying the devices used and the activities carried out by federal university libraries in the Brazilian Northeast within the scope of social media; (b) describe information and cultural mediation actions that reveal the sociocultural aspects that permeate the context in which libraries are located; (c) investigate the scope of the dimensions of information mediation in the activities carried out by the aforementioned libraries, based on social media. Regarding methodology, this is a descriptive research, adopting as a a procedure method, a study of multiple case, which had as its universe of investigation the federal university libraries in the Brazilian Northeast.The sample was constituted from this universe, selected the institutional social media profiles (Facebook, YouTube and Instagram) of the systems or directorates of these university libraries. The technique of direct and systematic observation of these profiles was adopted to describe and organize the actions that are developed in these virtual spaces, associated with the technique of content analysis of messages and posts on these devices, as well as the application of a questionnaire with librarian managers with in order to verify aspects related to the management of these profiles and the scope of the dimensions of information mediation. The data analysis procedure was both quantitative and qualitative. The results highlight some aspects that should be rethought on the use of social media investigated by university libraries in the Brazilian Northeast, considering that they have adopted such tools as devices and means of communication to disseminate information and promote culture among subjects in the virtual environment, and given that there is limited use of the communication potential offered by these digital platforms, in order to encourage interaction and active participation of their user community. This finding highlights the need for greater attention and investment in the development of mediation strategies, both information and culture, that aim to maximize the impact of these libraries in promoting knowledge and strengthening links with informational subjects in cyberspace.
Palavras-chave: bibliotecas universitárias
mídias sociais
mediação da informação
mediação cultural
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38689
Data do documento: 1-Dez-2023
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