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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A crise da democracia na atualidade brasileira e a práxis democrática dos estudantes da Faculdade de Educação da UFBA
Título(s) alternativo(s): The crisis of democracy in Brazil and the democratic praxis of students at the UFBA´s Faculty of Education
Autor(es): Casagrande, Nair
Primeiro Orientador: Iamamoto, Sue Angélica Serra
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barreiros, Bruno Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Renato Francisquini
metadata.dc.contributor.referee2: Barreiros, Bruno Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Iamamoto, Sue Angélica Serra
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa monográfica de conclusão do Curso de Bacharelado em Ciência Política, da Universidade Federal da Bahia. O tema aborda os desafios que os sistemas políticos, caracterizados como democráticos, têm enfrentado na atualidade, neste início do século XXI, diante das rápidas transformações da estrutura política e econômica, aliadas ao intenso desenvolvimento tecnológico e reconfigurações midiáticas. No Brasil, também podemos observar raízes sócio-políticas e institucionais da crise da democracia nos anos recentes. A justificativa do estudo se mostra frente aos abalos provocados em nossa democracia liberal emergente, que impactaram toda a sociedade brasileira, e foram catalisados por um contexto de pandemia global da Covid-19, que teve sua origem em dezembro de 2019, em Wuhan, na China e, em poucos meses, propagou-se pelo mundo. Os impactos, em suas várias dimensões, conduziu o Brasil a uma conjuntura atual de ataques à sua democracia, concomitante à uma crise econômica, ambiental, de saúde coletiva, política, cultural, social, ética, moral, etc. O objetivo geral deste trabalho é analisar a práxis de democracia brasileira dos estudantes da Faculdade de Educação da UFBA, em Salvador, Bahia. A pesquisa envolveu estudantes dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Ciências Naturais. O estudo buscou levantar tanto elementos subjetivos quanto de ação objetiva prática dos envolvidos na pesquisa, relacionados à sua práxis de democracia, isto é, como concebem e vivem a democracia; sobre a dinâmica social de inserção das pessoas na vida política do país desde seus espaços locais de vida; se participam de espaços de reivindicações coletivas, partidos políticos, dentre outros aspectos. A metodologia da pesquisa teve como base a pesquisa quantitativa, através da aplicação de um survey exploratório, com aplicação de questionário autoadministrado, através de plataforma online, bem como a revisão bibliográfica sobre o tema da pesquisa. O processamento dos dados foi realizado através do programa Excel, a partir da codificação e sistematização resultados encontrados, expressando os mesmos através de diferentes formas gráficas e ou tabelas. A seleção da amostra ocorreu por forma de conveniência, caracterizando uma amostra não-probabilística. A pesquisa abordou a fundamentação teórica do estudo para a análise de nosso objeto empírico de pesquisa que trata da práxis democrática de estudantes universitários no Brasil. Os resultados mostram que os diversos estudiosos do tema parecem ter acordo de que os sistemas democráticos na atualidade passam por uma intensa crise, e destacam diferentes fatores causais, tais como: a intensificação das desigualdades sociais, oriundas das políticas neoliberais; a fixação da esquerda liberal ao multiculturalismo bem como às políticas identitárias; aumento de poder e importância às políticas de nacionalistas evangélicos e cristãos; a expansão de oligopólios de empresas midiáticas transnacionais; a difusão de ideais xenofóbicos de intolerância religiosa, racial, étnica ou de gênero; o racismo duradouro, a desigualdade neoliberal no norte global somada a imigração em massa do sul para o norte, intensificando ideologias de xenofóbica do norte global; etc. Os acontecimentos no Brasil, do último período, corroboram com a leitura de Brown (2019), sobre o fato de a racionalidade neoliberal ter preparado o terreno, para a busca de mobilizar e legitimar as forças antidemocráticas, nessa segunda década do século XXI. Tais evidências teóricas, puderam ser observadas, em dados do estudo. Ao nos direcionarmos aos indivíduos da pesquisa, uma amostra de estudantes do ensino superior público brasileiro, estas reflexões teóricas nos remetem aos depoimentos de sua satisfação com a democracia, do qual 89,7% do total demonstrou graus de insatisfação em relação ao funcionamento da democracia no Brasil, e apenas 10,3% apresentou algum grau de satisfação. Nossas considerações finais destacam que os resultados apontam que a práxis dos estudantes da FACED/UFBA tende a uma forma contraditória, na sua unidade dos contrários. Ou seja, ao mesmo tempo em que os estudantes evidenciam uma análise bastante crítica da realidade brasileira, a partir da crítica aos elementos que compõem a democracia brasileira, observamos a ausência de uma prática político democrática desses sujeitos, com índices de participação política, e ou engajamento em grupos e ou coletivos organizados, extremamente baixos. Isto é, tendem a apresentar uma intensa contradição entre o que os estudantes demonstram conceber, e a forma como vivem e participam da democracia no Brasil.
Palavras-chave: Teoria democrática
Crise da democracia
Práxis democrática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::TEORIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
Citação: CASAGRANDE, Nair. A crise da democracia na atualidade brasileira e a práxis democrática dos estudantes da Faculdade de Educação da UFBA. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38715
Data do documento: 12-Jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Sociais

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