Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38767
Tipo: Dissertação
Título: O meme como dispositivo para ampliação do repertório linguístico, comunicativo e cultural dos alunos em formação no Ifes
Autor(es): Campos, Jussara Silva
Primeiro Orientador: Cordeiro, Salete de Fátima Noro
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Joseilda Sampaio de
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Giselly Lima de
metadata.dc.contributor.referee3: Cordeiro, Salete de Fátima Noro
Resumo: Este trabalho se pautou em oportunizar ambiências no espaço escolar para que professores e estudantes possam vivenciar e refletir maneiras de buscar um fazer pedagógico em sintonia com as tecnologias digitais, cada vez mais presentes em nosso meio. Nesse sentido, o Projeto de Intervenção foi delineado a partir do meme, por ser uma das formas comunicativas mais expressivas que atualmente circulam nos ambientes digitais. A fim de que se construísse uma proposta interventiva producente, teve-se como objetivo geral conhecer as concepções que docentes e discentes do Ifes Santa Teresa têm sobre o meme, empregando para tanto uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja produção de dados foi alcançada tendo como dispositivos questionários, rodas de conversa e entrevistas. A análise de dados, por sua vez, foi ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD), de Galiazzi e Moraes (2011). O resultado levou à elaboração de uma Oficina Memética, durante a qual os participantes são estimulados a interagir, criar e remixar memes, exercendo a criatividade de maneira individual, mas também coletiva e colaborativa.
Abstract: This work was based on the demand of making space at school for teachers and students to live and think over ways for the pedagogical work to adjust to the digital technologies, more often each day in out environment. This way, the Intervention Project was designed from memes, since they are one of the most expressive communicative ways which are currently present in our digital environment. Aiming at designing a productive and proactive proposal, qualitative data were collected from teachers and students at The Federal Institute of Espírito Santo (IFES), campus Santa Teresa, about their opinions concerning memes. In order to get the data, it was applied qualitative research performed by semi-open questionnaires, collective conversations and interviews. The data were analyzed under Galiazzi’s and Moraes’s (2011) Discourse Textual Analysis (DTA). The results afforded the design of a memetic workshop when the participants are elicited to interact, create and remix memes, being creative individually as well as collectively and collaboratively.
Palavras-chave: Memes
Tecnologias digitais
Coletividade
Contemporaneidade
Cidadania
Tecnologia educacional
Tecnologias digitais da informação e comunicação
O contemporâneo
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38767
Data do documento: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PI MPED UFBA Jussara Silva Campos.pdfProjeto de Intervenção - Mestrado Profissional em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas UFBA/FACED3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.