Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38870
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dashboard de gestão acadêmica para o curso de engenharia de controle e automação de processos da Ufba |
Autor(es): | Lima, Jonathas Miranda |
Primeiro Orientador: | Santana , Daniel Diniz |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Fontes, Raony Maia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fontes, Raony Maia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Márcio André Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Xavier, Isabel Cristina Silva |
Resumo: | Este trabalho se propõe a desenvolver um dashboard interativo voltado para gestão acadêmica com os principais indicadores do curso de Engenharia de Controle e Automação de Processos da UFBA a fim de apoiar as tomadas de decisões do colegiado. Os dados foram tratados com o auxílio da linguagem de programação Python integrada ao Power BI®, software utilizado para representação visual das informações. O dashboard permite relacionar as disciplinas que possuem maior dependência dos pré-requisitos sugeridos na matriz curricular, avaliar as taxas de aprovação e reprovação em relação à antecipação ou atraso nas inscrições das disciplinas, bem como observar essas relações por período letivo. Além disso, possibilita a análise do desempenho individual dos alunos e oferece apoio ao planejamento acadêmico com base nas sugestões de disciplinas para os alunos. O Dashboard Acadêmico CCECA é uma ferramenta que segue as melhores práticas de interface amigável e pode ser alimentada com novos dados semestralmente, agregando valor às análises e informações que podem ser extraídas dele. |
Abstract: | This work aims to develop an interactive dashboard for academic management with key indicators of the Process Control and Automation Engineering at UFBA to support the Collegiate's decision making. Data was processed using the Python programming language integrated with Power BI®, a software used for visual representation of information. The dashboard enables the examination of curricular courses that have a strong dependence on suggested prerequisites in the curriculum, measuring the approval and failure rates concerning the anticipation or delay in course enrollments, and observe these relationships per semester. Furthermore, it allows the analysis of individual student performance and provides support for academic planning based on course recommendations. The Academic Dashboard CCECA is a tool that follows the best practices of a user-friendly interface and can be updated with new data semester by semester, adding value to the analyses and information that can be extracted from it. |
Palavras-chave: | Dashboard Power BI Python Indicadores de Gestão Acadêmica |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38870 |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Controle e Automação de Processos (Escola Politécnica) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jonathas Miranda Lima.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.