Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Yngrid Lizandra Medeiros de-
dc.date.accessioned2024-01-23T14:19:48Z-
dc.date.available2024-01-23T14:19:48Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationCARVALHO, Yngrid Lizandra Medeiros de Carvalho. Ateliês de insurgência para o ensino de ciências: ideias para uma reconciliação com a natureza a partir de Daniel Munduruku. 2023. 137f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38909-
dc.description.abstractI understand human-nature relations today as being imbued with utilitarianism and anthropocentric that foster ways of being in the world that are disconnected from natural dynamics. Science Teaching, from this perspective, has combined with the distancing of humans from nature, as they are trapped in monolithic and hegemonic narratives and discourses of modern sciences based on scientism and reductionism of natural processes, phenomena and beings. However, there are cultures and people that have not allowed this distancing, since their ontologies closest to a relational logic understand and perceive themselves as belonging to nature, making any epistemic construction and practice dissociated from this impossible. Therefore, I reflect on whether it would be possible to learn and dialogue in Science Teaching with these ontologies about understandings about nature that are more intertwined with the human. To this end, my research objective is to create insurgency workshops, spaces for horizontal dialogues between Sciences and Traditional Knowledge, based on the knowledge of Daniel Munduruku, as plural training spaces for Science Teaching. To answer this objective, I adopt qualitative research with a narrative approach as a methodological path based on the paradigmatic, epistemic and political matrices of decolonial studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectrelação humano-naturezapt_BR
dc.subjectecologia de saberespt_BR
dc.subject.otherScience teachingpt_BR
dc.subject.otherhuman-nature relationshippt_BR
dc.subject.otherecology of knowledgept_BR
dc.titleAteliês de insurgência para o ensino de ciências: ideias para uma reconciliação com a natureza a partir de Daniel Mundurukupt_BR
dc.title.alternativeInsurgency workshops for science teaching: ideas for reconciliation with nature from Daniel Mundurukupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Fabio Pessoa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433209181393882pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Rosiléia Oliveira de-
dc.contributor.referee2Severo, Thiago Emmanuel Araújo-
dc.contributor.referee3Vieira, Fabio Pessoa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8675846086115160pt_BR
dc.description.resumoEntendo as relações humano-natureza na atualidade embebidas por utilitarismo e antropocentrismo que fomentam formas de ser e estar no mundo desligadas da dinâmica natural. O Ensino de Ciências, nessa perspectiva, tem somado com o afastamento do humano da natureza, uma vez que se aprisiona em narrativas e discursos monolíticos e hegemônicos das ciências modernas pautadas no cientificismo e reducionismo dos processos, fenômenos e seres naturais. Contudo, há culturas e povos que não se deixaram permitir esse afastamento, uma vez que suas ontologias, mais próximas de uma lógica relacional, compreendem e se percebem como pertencidos à natureza, impossibilitando qualquer construção epistêmica e prática dissociada dessa. Por isso, reflito se não seria possível aprender e dialogar no Ensino de Ciências junto a essas ontologias acerca de compreensões sobre natureza mais imbricada com o humano. Para isso, traço como objetivo de pesquisa criar ateliês de insurgência, espaços de diálogos horizontais entre Ciências e Saberes Tradicionais, a partir dos conhecimentos de Daniel Munduruku, como espaços formativos plurais para o Ensino de Ciências. Para responder esse objetivo, assumo como caminho metodológico a pesquisa do tipo qualitativa de abordagem narrativa, fundamentada a partir das matrizes paradigmáticas, epistêmicas e políticas dos estudos decoloniais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesABRANTES, Paulo C. Natureza e cultura. Ciência & Ambiente, v. 48, 2014. ABRANTES, Paulo César Coelho. Imagens de natureza, imagens de ciência. 1. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998. ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: Uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução de Tadeu Breda. São Paulo: Elefante/Autonomia Literária, 2016. ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. 1° ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. ALMEIDA, Argus Vasconcelos De. O mecanicismo e a biologia. In: JÓFILI, Zélia; ALMEIDA, Argus Vasconcelos De (Orgs.). Ensino de Biologia, meio ambiente e cidadania: olhares que se cruzam. Recife: UFRPE: Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 5, 2010a. p. 93–116. ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, Saberes Científicos, Saberes da Tradição. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2010b. ALMEIDA, Maria da Conceição De. Método complexo e desafios da pesquisa. In: ALMEIDA, Maria da Conceição De; CARVALHO, Edgar de Assis (Orgs.). Cultura e pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 103–118. ARANTES, Andressa Daiany da Silva; SANTOS, Janaina Roberta Dos. A formação de professores e a temática ambiental: atuação nas disciplinas de Ciências e Biologia. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, p. 1–7, 2019. ARAÚJO, Bárbara Simões Barreto De; ROCHA, Davi Maia; VIEIRA, Fábio Pessoa. Pensando num ensino de ciências decolonial a partir da poesia “Eu-mulher” de Conceição Evaristo. Filosofia e Educação, v. 13, n. 1, p. 1917–1937, 2021. AZEVEDO, Nathália Helena; SCARPA, Daniela Lopes. Revisão sistemática de trabalhos sobre concepções de natureza da ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 579–619, 2017. BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Importância da demarcação de saberes no ensino de Ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação (Bauru), v. 16, n. 3, p. 679–694, 2010. BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. A etnobiologia e sua importância para a formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: indícios de mudanças das concepções de professoras de biologia do estado da Bahia. Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana, 2012. BARBOSA, Giovani de Souza; OLIVEIRA, Caroline Terra De. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Seção especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, v. 37, n. 1, p. 323–335, 2020. BARCELLOS, Marcilia. Ciência não autoritária em tempos de pós-verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1496–1525, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74653>. Acesso em: 7 mar. 2023 BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG - Humanitas, 1998. CANCLINI, Nestor García. Diferentes, Desiguais e Desconectados: mapas da interculturalidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. CANDAU, Vera Maria. Reiventar a escola. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. CANDAU, Vera Maria Ferrão. “Ideias-Força” Do Pensamento De Boaventura Sousa Santos E a Educação Intercultural. Educação em Revista, v. 32, n. 1, p. 15–34, 2016. CARDOSO, Silná Maria Batinga; ROSA, Isabela Santos Correia. A cor da sua pele faz alguma diferença? Uma proposta de ensino interdisciplinas antirrascista a partir do estudo da melanina. In: PINHEIRO, Bárbara Carine Soares; ROSA, Katemari (Orgs.). Descolonizando saberes: A lei 10.639/2003 no Ensino de Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2018, p. 75-88. CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos; MAYER, Margareth; NOGUEIRA, Romildo Albuquerque. Ensinando Biologia numa perspectiva de complexidade. In: JÓFILI, Zélia; ALMEIDA, Argus Vasconcelos De (Orgs.). Ensino de Biologia, meio ambiente e cidadania: olhares que se cruzam. Recife: UFRPE: Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 5, 2010. p. 257–266. CARVALHO, Yngrid Lizandra Medeiros De; SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo. O trabalho científica e a observação da natureza: Um estudo com professores de ciências biológicas em formação. XXIX Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - ANAIS, 2018. CARVALHO, Yngrid Lizandra Medeiros De; SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo. Pluralidade e reverberações das imagens sobre natureza e ciências na formação de professores de ciências naturais da UFRN. XXX Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica - UFRN, 2019. CARVALHO, Yngrid Lizandra Medeiros De; SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo. Ética e rigor científico dos Saberes da Tradição. In: SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo; SOUSA, Jair Moisés De. Educação em Ciências & Pensamento Complexo. 1. ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2020, p. 139-151. CARVALHO, Ítalo Nascimento; NUNES-NETO, Nei Freitas; EL-HANI, Charbel N. Como selecionar conteúdos de Biologia para o Ensino Médio? Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, p. 67–100, 2011. CASTELFRANCHI, Juri. As serpentes e o bastão: Tecnociência, neoliberalismo e inexorabilidade. Universidade Estadual de Campinas, 2008. CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.) El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colombia: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 9-24. CHALMERS, Alan. O que é Ciência afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Editora Moderna, 1994. CORONIL, Fernando. Natureza do pós-colonialismo: do eurocentrismo ao globocentrismo. In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, Argentina: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005, p. 50-62. COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? e outras interinvenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. CREPALDE, Rodrigo dos Santos et al. A Integração de Saberes e as Marcas dos Conhecimentos Tradicionais: Reconhecer para Afirmar Trocas Interculturais no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 275–297, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4931/9968>. Acesso em: 7 mar. 2023 CRESWELL, John W. Método Qualitativo. In: Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2007. p. 184. CRESWELL, John W. Pesquisa Narrativa. In: Educational Research: Planning, conducting and evaluating quantitative ans qualitative research. 4. ed. Boston: Pearson, 2012. p. 501–519. CRUZ, Elizeu Pinheiro Da. Saberes multiespécies dos professores universitários no percurso de um curso de ciências biológicas. Revista Cocar, v. 14, n. 29, p. 381–399, 2020. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2011. DIAKARA, Jaime; MUNDURUKU, Daniel. Wahtirã: a Lagoa dos mortos. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2016. DOMINGOS, Luiz Tomas. A visão africana em relação à natureza. Anais do III Encontro Nacional do GT História das Religiões e das Religiosidades – ANPUH -Questões teórico-metodológicas no estudo das religiões e religiosidades. In: Revista Brasileira de História das Religiões, v. III, n. 9, p. 11, 2011. DORNELES, Dionia Eli; GIRALDI, Patrícia Montanari. Diálogos inspirados em Carolina Maria de Jesus: Decolonialidade na formação de professoras(es) de ciências. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, n. 2, p. 11–24, 2019. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/3556> DUTRA, Débora Santos de Andrade; CASTRO, Dominique Jacob F. de A.; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto. Educação em Ciências e Decolonialidade: Em busca de caminhos outros. In: MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto et al. (Orgs.). Decolonialidades na Educação em Ciências. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2019. p. 1–18. EL-HANI, Charbel N. Bases teórico-filosóficas para o design de educação intercultural como diálogo de saberes. Investigacoes em Ensino de Ciências, v. 27, n. 1, p. 1–38, 2022. EL-HANI, Charbel N.; POLISELI, Luana; LUDWIG, David. Beyond the divide between indigenous and academic knowledge: Causal and mechanistic explanations in a Brazilian fishing community. Studies in History and Philosophy of Science, v. 91, n. January, p. 296–306, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2021.11.001> ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, Argentina: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005, p. 63-79. ESCOBAR, Arturo. Sentipensar com la tierra: Nuevas lecturas sobre desarrollo, territorio y diferencia. Colección ed. Medellín: Ediciones UNAULA, 2014. ESCOBAR, Arturo. Sentipensar con la Tierra: Las Luchas Territoriales y la Dimensión Ontológica de las Epistemologías del Sur. AIBR-Revista de Antropologia Iberoamericana, v. 11, n. 1, p. 11–32, 2016. FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Coleção Pe ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. FORLANI, Nicolas. Extractivismo y educación. Una mirada crítica sobre la educación media en la provincia de Córdoba, Argentina. Trabajo y Sociedad, v. 32, p. 143-155, 2019. FROEHLICH, José Marcos; BRAIDA, Celso Reni. Antinomias pós-modernas sobre a natureza. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 17, n. 3, p. 627–641, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/j/hcsm/a/8nJp5FKGyxMNJcdPqbdcxKy/?lang=pt>. Acesso em: 20 jun. 2022 GAUDÊNCIO, Jéssica da Silva. Interculturalidade no ensino de ciências: uma revisão sistemática de literatura. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 67, p. 325–340, 2022. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14029>. Acesso em: 7 mar. 2023 GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, v.7, n.2, p.125-153, 2001. IVES-FELIX, Neusani Oliveira; BARROS, Flavio Bezerra; NAKAYAMA, Luiza. O ensino de ciências naturais como possibilidade de interculturalidade de saberes indígenas sobre plantas Amazônicas. Revista Cocar, v. 13, n. 27, p. 265–286, 2019. JESUS, Yasmin Lima De; LOPES, Edinéia Tavares. Ensino de Ciências, Interculturalidade e Decolonialidade: possibilidades e desafios a partir da pesca com o timbó. Revista do Centro de Ciências de Educação, v. 39, n. 2, p. 01–21, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66708>. Acesso em: 7 mar. 2023 JI, Xia. “Trees don’t sing! … Eagle feather has no power!”— Be wary of the potential numbing effects of school science. In: WALLACE, Maria F. G. et al. (Orgs.). Reimagining Science Education in the Anthropocene. Palgrave Macmillan, 2022. p. 17–34. JUNQUEIRA, Heloisa; KINDEL, Eunice Aita Isaia. Leitura e escrita no ensino de ciências e biologia: a visão antropocêntrica. Cadernos do Aplicação, v. 22, n. 1, 2009. KATO, Danilo Seithi; VALLE, Mariana Guelero Do; HOFFMANN, Marilisa Bialvo. Caravana da diversidade: o processo de mediação para a produção de recursos educacionais abertos sobre a biodiversidade. Interfaces da Educação, v. 12, n. 35, p. 206–231, 2021. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4710>. Acesso em: 7 mar. 2023 KOYRÉ, Alexandre. Estudos de História do Pensamento Científico. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1982. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, Argentina: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. v. 3 LAROSSA, Jorge. A experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, p. 4–27, 2011. LARRYS, Mayara. Mapa aberto para uma ecologia científico-poética. Universidade Estadual da Paraíba, 2015. LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23–40, 2014. LÉO NETO, Nivaldo Aureliano; MOTA SOUZA, Sueli Ribeiro. Flores e Dores: Emoções e a ética da vida para um Ensino de Ciências e Biologia intercultural e antirracista. Revista Temas em Educação, v. 28, n. 2, p. 83–101, 2019. LUDWIG, David; EL-HANI, Charbel N. Philosophy of Ethnobiology: Understanding Knowledge Integration and Its Limitations. Journal of Ethnobiology, v. 40, n. 1, p. 3–20, 2020. MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.) El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colombia: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 127-168. MARQUES, Luiz Otavio Costa. Interculturalidade na formação de professores do campo: análise de uma experiência. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, n. 2, p. 447–471, 2017. MARTINS, André Ferrer Pinto. Ensino de ciências: desafios à formação de professores. Revista Educação em Questão, v. 23, n. 9, p. 53–65, 2005a. MARTINS, André Ferrer Pinto. História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112–131, 2007. MARTINS, André Ferrer Pinto. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703–737, 2015a. Disponível em: <http://repositorio.unan.edu.ni/2986/1/5624.pdf> MARTINS, Karina Vieira. Ciência e outras culturas. Atas 4o Congresso Ibero-Americano em investigação qualitativa (CIAIQ)/ 6oSimpósio Internacional de Educação e Comunicação, v. 2, p. 390–393, 2015b. MARTINS, Karina Vieira. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: Elementos da etnoecologia para uma prática docente sensível à diversidade cultural. Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, 2019. MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. História da Ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 305–317, 2005b. MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, Argentina: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005, p. 33-49. MIGNOLO, Walter. Colonialidade: O lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, p. 18, 2017. MOLINA-ANDRADE, Adela; MOJICA, Lyda. Enseñanza como puente entre conocimientos científicos. Magis. Revista internacional de investigación en educación, v. 6, n. 12, p. 37-53, 2013. MOLINA-ANDRADE, Adela. Línea de investigación enseñanza de las ciencias, contexto y diversidad cultural: estado de desarrollo. Revista EDUCyT, v. 10, p. 76-81, 2015. MORAES, Marcelo José Darzi; BITETI, Mariane. Ontologia Ubuntu: Natureza Ser-com Homem. In: MENDES, João Ribeiro; SYLLA, Bernhard Josef (Orgs.). EIBEA 2019 - Encontro Iberoamericano de Estudos do Antropoceno - Atas. Braga: CEPS, 2019. p. 131–146. MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 7º ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 2005. MORIN, Edgar. Para um pensamento do sul: diálogos com Edgar Morin. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2011. MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: O pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Editora Cortez, 2003. MOURA, Cristiano. Educação em ciências no “portal covid-19”: problematizando a relação humano-natureza por meio da história e da filosofia da ciência. Encuentro de Ciencias Básicas, v. 5, p. 8–16, 2021. MOURA, Cristiano B.; GUERRA, Andreia. Rethinking Historical Approaches for Science Education in the Anthropocene. In: WALLACE, Maria F. G. et al. (Orgs.). Reimagining Science Education in the Anthropocene. Palgrave Macmillan, 2022. p. 215–228. MUNDURUKU, Daniel. O banquete dos deuses - Conversa sobre a origem da cultura brasileira. 1. ed. São Paulo: Angra, 2000. MUNDURUKU, Daniel. Você lembra, pai? São Paulo: Editora Global, 2003. MUNDURUKU, Daniel. Sabedoria das águas. São Paulo: Editora Global, 2004. MUNDURUKU, Daniel. A primeira estrela que vejo é a estrela do meu desejo e outras histórias indígenas de amor. São Paulo: Editora Global, 2007. MUNDURUKU, Daniel. A palavra do grande chefe. 1. ed. São Paulo: Editora Global, 2008. MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando. São Paulo: UK’A Editorial, 2010. MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro: considerações finais. In: O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). 1. ed. São Paulo: Paulinas - (Coleção educação em foco. Série educação, história e cultura), 2012. p. 209–224. MUNDURUKU, Daniel. Entrevista: Daniel Munduruku, literatura para desentortar o Brasil. Crítica Cultural, v. 12, n. 1, p. 15–24, 2017. MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando 2. São Paulo: UK’A Editorial, 2017. MUTSCHLER, Hans-Dieter. Introdução à filosofia da natureza. São Paulo: Edições Loyola, 2008. NASCIMENTO, Elisangela Castedo Maria Do; MEDEIROS, Heitor Queiroz De. A dança das mulheres e o artesanato Terena como referência para uma Educação Ambiental Decolonial. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 38, n. 2, p. 330–350, 2021. NASCIMENTO, Hiata Anderson Silva Do; GOUVÊA, Guaracira. Diversidade, Multiculturalismo e Educação em Ciências: Olhares a partir do Enpec. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), v. 20, p. 465–468, 2020. NASCIMENTO JÚNIOR, Antônio Fernandes. Construção de Estatutos de Ciência para a Biologia numa perspectiva histórico-filosófica: Uma abordagem estruturante para seu ensino. Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010. NEVES, Fagner Henrique Guedes; QUEIROZ, Paulo Pires De. O Ensino de Ciências e a Saúde: por uma Docência Intercultural e Crítico-Reflexiva na Escola Básica. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, p. 1–17, 5 jun. 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/j/ciedu/a/jYvzLHwn5LN6jX8cPGL5PSH/?lang=pt>. Acesso em: 7 mar. 2023 NEVES, Fagner Henrique Guedes; QUEIROZ, Paulo Pires De. Educação intercultural em saúde: Um debate desejável à formação docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, n. 3, p. 178–197, 28 dez. 2022. Disponível em: <https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2975>. Acesso em: 7 mar. 2023 NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis. Diálogos entre ciências e ficção científica: uma estratégia para discutir ética científica baseada na teoria da objetivação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019. OLIVEIRA, Tiago. Notas sobre o problema do realismo científico. Investigação Filosófica, v. 10, n. 2, p. 47, 2020. PEREIRA, Patrícia Barbosa. Interculturalidade crítica na formação de professoras(es) de ciências da natureza: um legado da cooperação brasileira em Timor-Leste. Perspectiva, v. 39, n. 2, p. 1–20, 2021. PÉREZ, Daniel Gil et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125–153, 2001. PINHEIRO, Barbara Carine Soares. O período das artes práticas: a química ancestral africana. Revista Debates em Ensino de Química, v. 6, n. 1, p. 4–15, 2020. Disponível em: <https://orcid.org/0000-0001-6899-> PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 329–344, 2019. PINHEIRO, Barbara Carine Soares; ROSA, Katemari. Descolonizando saberes: A lei 10.639/2003 no ensino de ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2018. PINHEIRO, Petrilson A. Pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet: uma ecologia de saberes. Educação e Pesquisa, v. 44, n. e180699, p. 1–15, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201844180699>. Acesso em: 7 mar. 2023 PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Os (des)caminhos do meio ambiente. 14. ed. São Paulo: Contexto, 2006. PRATT, Mary Louise. Imperial eyes: travel writing and transculturation. 2 ed. London and New York, United States of America: Routledge, 2008. QUIJANO, Anibal. Colonialidad y Modernidad/Racionalidad. Perú Indígena, v. 13, n. 29, p. 11–20, 1992. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5698653/mod_resource/content/2/quijano.pdf> QUIJANO, Aníbal. Colonialidade, Poder, Globalização e Democracia. Novos Rumos, v. 17, n. 37, 2002. QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgar. A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino- americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005. p. 227–278. RÉDUA, Laís de Souza; KATO, Danilo Seithi. Oficinas pedagógicas na formação inicial de professores de ciências e ciologia: Espaço para formação intercultural. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, p. 1–19, 2020. RIST, Stephan; DAHDOUH-GUEBAS, Farid. Ethnosciences - A step towards the integration of scientific and indigenous forms of knowledge in the management of natural resources for the future. Environment, Development and Sustainability, v. 8, p. 467–493, 2006. RIST, Stephan; ZIMMERMANN, Anne; WIESMANN, Urs. From epistemic monoculture to cooperation between epistemic communities – Development research and sustainability. Proceedings of the international conference on “Bridging Scales & Epistemologies”. Anais...Alexandria, Egypt, 17–20 March: Millennium Assessment, 2004. ROSA, Isabela Santos Correia; ALMEIDA, Rosiléia Oliveira De; SANTANA, Catiana Santos Correia. UNIVERSALISMO , PLURALISMO EPISTEMOLÓGICO E MULTICULTURALISMO CRÍTICO: problematizando a possibilidade de uma nova posição epistemológica. Revista Espaço do Currículo (online), v. 13, n. n. Especial, p. 726–742, 2020. SAGAN, Carl. Pálido ponto azul: Uma visão do futuro da humanidade no espaço. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. SAGAN, Carl. O Mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro. São. Paulo: Companhia das Letras, 2005. SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. In: Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p. 25-68, 2003. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos - CEBRAP, n. 79, p. 71-94, 2007. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, CES, 2009. p. 23–72. SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. SANTOS, Wildson Luiz Pereira Dos; CARVALHO, Luiz Marcelo De; LEVINSON, Ralph. A Dimensão Política da Educação Ambiental em Investigações de Revistas Brasileiras de Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 199–213, 2014. SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio. Concepções sobre a natureza da Ciência num curso de Ciências Biológicas: Imagens que dificultam a educação científica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 2, p. 157–181, 2007. SCHEIFELE, Alexandre. Concepções de professores sobre o currículo e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista da SBEnBio - VI Enebio - VIII Erebio Regional, n. 9, p. 238–247, 2016. SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? Bauru, SP: Editora da Universidade do Sagrado Coração - EDUSC, 2001. SEVERO, Tatiana Lapitz Machado dos Santos. Estaleiro de Saberes: Por uma formação para a vida. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020. SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo. Compreensão de Natureza e Formação do Biólogo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo. A Experiência como ordenação da realidade: Uma estratégia orgânica para a educação científica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo. Sobre la noción de onivoría de las ideas - Experiencias de un músico profesor de ciencias. Revista Paradigma, v. XXXIX, p. 175–189, 2018. SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo; LAPITZ, Tatiana. O que é natureza? Complexidade e leituras do ambiente por estudantes do ensino fundamental no semiárido brasileiro. X Congreso Internacional sobre investigación en didáctica de las ciencias, p. 5029–5034, 2017. SHIVA, Vandana. Biopirataria: A pilhagem da natureza e do conhecimento. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001. SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente: Perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Editora Gaia Ltda., 2003. SILVA, Adielle de Almeida. Educação intercultural e diálogo entre diferentes saberes: desafios e possibilidades no ensino de ciências da escola básica. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022a. SILVA NETO, Manoel Pedro. Diários de viagem à Terra Média: Literatura fantástica, ecologia e ensino de Ciências. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. SILVA, José Roberto Feitosa. Ensino de Biologia nas políticas e políticas no ensino de Biologia: O que ensinamos e aprendemos nos cursos de formação de professores? Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 7, n. 3, p. 9–22, 2018. SILVA, Francisco Lucas Da. Um sábio na Natureza. 1. ed. Natal: Editora IFRN, 2016. SILVA, Júlia Barbosa. Limites e potencialidades nas cartilhas da escolinha Tamar em Arembepe/BA para a promoção do diálogo de saberes na perspectiva intercultural crítica. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022b. SILVEIRA, Dieison Prestes Da; SILVA, Joselia Cristina Siqueira Da; LORENZETTI, Leonir. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. VIDYA, v. 41, n. 2, p. 41–59, 2021. SILVEIRA, Thiago Araújo Da. Oficinas didáticas interdisciplinares: teoria, prática e reflexão. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. SOUSA, Jair Moisés de. Sobre a construção das ideias científicas ou Darwin e seus demônios. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017. SOUSA JUNIOR, José Carlos Figueiredo; SANTOS, Marinalva Valdevino; SOUSA, Jair Moisés. La Traviata: arte, ciência e vida. In: SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo; SOUSA, Jair Moisés De. Educação em Ciências & Pensamento Complexo. 1. ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2020, p. 39-52. SOUZA, Adria Simone Duarte De; BETTIOL, Celia Aparecida; SOBRINHO, Roberto Sanches Mubarac. Formação de professores indígenas: desafios e perspectivas a partir do currículo do curso de pedagogia intercultural indígena. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, v. 9, n. 02, p. 17–36, 13 dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7767>. Acesso em: 7 mar. 2023. SOUZA, Maria Laura; BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Conhecimento tradicional como instrumento para dinamização do currículo e Ensino de Ciências. Gaia Scientia, v. 12, n. 4, 2019. STENGERS, Isabelle et al. Uma ciência triste é aquela em que não se dança - Conversações com Isabelle Stengers. Revista de Antropologia, v. 59, n. 2, p. 155–186, 2016. TAVARES, Marina de Lima; VALADARES, Juarez Melgaço; SILVEIRA JUNIOR, Celio da Silveira. O currículo da área de ciências e a construção de uma pedagogia intercultural: a formação de educadores indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / The science area curriculum and the construction of an intercultural pedagogy: the formation. Cadernos CIMEAC, v. 7, n. 1, p. 160–183, 2017. TROVARELLI, Rachel Andriollo; BATTAINI, Vivian; SORRENTINO, Marcos. A transição para sociedades sustentáveis : uma abordagem a partir de processos educadores A transition into sustainable societies : an approach from educative processes La transición hacia sociedades sostenibles : un enfoque a partir de procesos educadore. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 52–68, 2021. TRPIN, Verónica; GONZALEZ, Mariana. “Vamos abriendo caminos…”Experiencias de formación en educación intercultural en la provincia de Neuquén. RUNA, v. 43, n. 1, p. 211–228, 2022. TSING, Anne Lowenhaupt. Introduction. In: Friction: An Ethnography of Global Connection. Princeton: Princeton University Press, 2005. p. 1–18. URIBE-PÉREZ, Marisol. Concepciones de profesores de ciencias en formación inicial sobre interculturalidad y su relación con la enseñanza: reflexiones en el contexto colombiano. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 47, 20 fev. 2020. Disponível em: <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9539>. Acesso em: 7 mar. 2023 VALADARES, Juarez Melgaço; SILVEIRA JÚNIOR, Célio. Interculturalidade e ensino de ciências: O cotidiano de uma sala de aula. Arquivos analíticos de políticas educativas, v. 28, n. 153, 2020. VERRANGIA, Douglas. Conhecimentos tradicionais de matriz africana e afro-brasileira no ensino de Ciências: um grande desafio. Revista África e Africanidades, v. 2, n. 8, 2010. VIEIRA, Carlos Magno Naglis; ABREU, Aurieler Jaime De. pedagogia guarani nas percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul. Revista de Educação Pública, v. 30, p. 1–20, 2021. VIEIRA, Fabio Pessoa. Envolvimento e Educação Ambiental com as quebradeiras de coco: Um caminho sustentável na reserva extrativista do extremo norte do Tocantins. Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2017. VIEIRA, Fábio Pessoa. O sustentável na educação ambiental existencial, a partir do lugar: uma oposição à objetificação da natureza. Notandum, v. 22, n. 50, p. 73–84, 2019. VIEIRA, Fábio Pessoa. Uma educação ambiental para além da pandemia: aprendizados decoloniais com outras comunidades e com outras pedagogias. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea), v. 15, n. 4, p. 259–278, 2020. VIEIRA, Regina Célia Moraes; RUIZ, Maria Auxiliadora De Souza. Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, n. 1, p. 277–294, dez. 2011. VOGT, Carlos. A espiral da Cultura Científica. ComCiência, v. 45, 2003. WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: diferencia y nación de otro modo. Textos & Formas Ltda, p. 27–43, 2006. WALSH, Catherine. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las insurgencias político-epistémicas de refundar el Estado. Tabula Rasa, n. 9, p. 131–152, 2008. WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7letras, 2009. p. 12–42. WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. 1. ed. Quito/Ecuador: ABYA YALA, 2013. WILSON, Edward O. Cartas a um jovem cientista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. WOHLLEBEN, Peter. A vida secreta das árvores. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. XAVIER, Patrícia Maria Azevedo; FLÔR, Cristhiane Carneiro Cunha. Interlocuções entre os saberes populares e científicos envolvidos na produção artesanal de doces. In: BAPTISTA, Geilsa Costa Santos; PINHEIRO, Paulo César; FARIAS, Luiz Márcio Santos (Orgs.). Educação científica por meio da interculturalidade de saberes e práticas. Salvador: EDUFBA, 2021. p. 45–64.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ateliês de insurgência para o ensino de ciências.pdfDissertação2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.