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dc.creatorRocha, Cláudia Isabele dos Santos Pinho-
dc.date.accessioned2024-01-26T14:00:56Z-
dc.date.available2024-01-26T14:00:56Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38928-
dc.description.abstracthistory and formalization process in light of the achievement of citizenship. The general objective is to review its history to understand the formation of main concepts, regulation and structuring. Therefore, this study focused on historical processes to understand changes in the pattern of Brazilian citizenship, with emphasis on: (i) the institutionalization of historical struggles of social movements in the form of public policies (ii) the complexification of these policies from the 2000s onwards; (iii) implementation of affirmative action mechanisms and; (iv) democratization of admission to Federal Institutions of Higher Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectUFBApt_BR
dc.subject.otherStudent assistancept_BR
dc.subject.otherHigher educationpt_BR
dc.subject.otherPublic policiespt_BR
dc.subject.otherCitizenshippt_BR
dc.subject.otherUFBApt_BR
dc.titleAssistência estudantil do ensino superior brasileiro: uma análise à luz da conquista da cidadaniapt_BR
dc.title.alternativeStudent assistance in Brazilian higher education: an analysis in the light of the achievement of citizenshippt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Elizabeth Matos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8446377792278288pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Elizabeth Matos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8446377792278288pt_BR
dc.contributor.referee2Décia, Ana Cristina Muniz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5868054396613222pt_BR
dc.contributor.referee3Maciel, Cássia Virgínia Bastos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0357412851998392pt_BR
dc.contributor.referee4Pinho, Elisabete Aparecida-
dc.contributor.referee5Dantas, Lys Maria Vinhaes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8146930602237757pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9129724092545290pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema a análise da política de assistência estudantil das universidades federais brasileiras contemplando sua concepção, trajetória histórica e formalização das políticas à luz da conquista da cidadania. O objetivo geral deste trabalho é, portanto, revisitar a trajetória histórica da política de assistência estudantil no ensino superior brasileiro para compreender e discutir sobre os processos de conformação de seus conceitos mínimos, sua regulamentação e estruturação. Nesse sentido, privilegiou analisar os principais processos sócio-históricos influentes que permitiram identificar as mudanças ocorridas no padrão da cidadania brasileira, dando destaque para os seguintes aspectos basilares: (i) a institucionalização de demandas históricas de movimentos sociais como políticas públicas; (ii) a complexificação destas políticas, a partir dos anos 2000; (iii) a adoção de mecanismos de ações afirmativas; e (iv) o processo de democratização do acesso nas Instituições Federais de Educação Superior brasileiras.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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