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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38941
Tipo: | Dissertação |
Título: | Violência, narcisismo e laço social na contemporaneidade: uma leitura psicanalítica sobre o fenômeno do bullying entre adolescentes |
Título(s) alternativo(s): | Violence, narcissism and sociability in contemporary times: a psychoanalytic reading on the phenomenon of bullying among teenagers |
Autor(es): | Lima, Vanessa Santana da Costa |
Primeiro Orientador: | Santos, Cristiane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Birman, Joel |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pontes, Suely Aires |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Cristiane de Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho tem como escopo a investigação de como sujeitos adolescentes, que foram alvos de agressões intencionais e repetitivas, denominadas bullying, elaboram subjetivamente a experiência de terem sofrido esse modo de violência na contemporaneidade. A metodologia adotada foi o estudo de caso clínico em psicanálise, com o atendimento clínico a adolescentes que se consideraram alvo do fenômeno do bullying em dois contextos: no consultório e numa escola pública de Salvador/Bahia. Com base na teoria psicanalítica de Freud e Lacan, definiu-se o conceito de adolescência como um momento de atravessamento entre a infância e a vida adulta, no qual, além das mudanças pubertárias corporais e do encontro com o sexo, enfatizou-se o deslocamento dos representantes do Outro, em sua migração do Outro parental para o Outro social, visto que, no fenômeno do bullying, o Outro social exerce grande influência por meio do olhar e dos significantes dos pares. O fenômeno em questão foi lido por meio da psicanálise freudolacaniana, considerando os conceitos de narcisismo, estádio do espelho e esquema L. Por meio de uma leitura sociológica, filosófica e psicanalítica, situou-se o contexto da sociedade contemporânea, marcada pelo consumismo, individualismo e narcisismo, tendo como consequência o afrouxamento de limites, o achatamento das hierarquias, o esgarçamento do laço social, a valorização da imagem narcísica e a espetacularização da vida. Sobre o fenômeno analisado, foi possível refletir sobre o uso do termo bullying no discurso corrente, considerando que atualmente ele é aplicado a diversos comportamentos que extrapolam o limite de sua definição formal, banalizando seu uso. Tal prática discursiva está relacionada ao contexto contemporâneo de vitimização do indivíduo. Sobre os resultados obtidos, considerou-se que o discurso capitalista contribui para o incremento da violência nas escolas, de relações predatórias e da dificuldade em tolerar as diferenças e a alteridade. Ademais, a cultura do narcisismo dá primazia ao registro do olhar, na qual os sujeitos alternam-se na báscula entre o desejo e o mal-estar em serem vistos pelo outro. Sendo assim, o bullying, como uma violência direcionada ao narcisismo dos sujeitos, é considerado um sintoma contemporâneo. |
Abstract: | The present work aims to investigate how adolescents victims of intentional and repetitive aggressions, called bullying, subjectively elaborate the experience of this type of violence in contemporary times. The methodology adopted was the case study in psychoanalysis, with clinical assistance to adolescents who considered themselves the target of the phenomenon of bullying in two contexts: in the office and in a public school in Salvador / Bahia. From the psychoanalytic theory of Freud and Lacan, the concept of adolescence was defined as a moment of crossing between childhood and adulthood, in which, besides bodily pubertal changes and the encounter with sex, the displacement of the representatives of the Other was emphasized in their migration from the ‘parental Other’ to the ‘social Other’, since, in the phenomenon of bullying, the ‘social Other’ exerts great influence through the look and signifiers of peers. This phenomenon was read based on Freud-Lacanian psychoanalysis from the concepts of narcissism, mirror stage and Schema L. The context of contemporary society marked by consumerism, individualism and narcissism, which resulted in permissiveness, the flattening of hierarchies, the increase of the narcissistic image and the spectacularization of life, was set based on a sociological, philosophical and psychoanalytical reading. About the phenomenon in question, it was possible to reflect on the use of the term bullying in current discourse, since it is currently applied to several behaviours that go beyond the limit of its formal definition, trivializing its use. Such discursive practice is related to the contemporary context of victimization of the individual. Regarding the results obtained, it was considered that the capitalist discourse contributes to the increase in violence in schools, predatory relationships and the difficulty in tolerating differences and otherness. In addition, the culture of narcissism gives primacy to the recording of the look, in which the subjects alternate on the basis of desire and discomfort in being seen by the other. Thus, bullying, as a violence directed at the subjects' narcissism, is considered a contemporary symptom. |
Palavras-chave: | Bullying Psicanálise Adolescentes Violência Narcisismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) |
Citação: | Lima, Vanessa Santana da Costa. Violência, narcisismo e laço social na contemporaneidade: uma leitura psicanalítica sobre o fenômeno do bullying entre adolescentes. 2020 Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38941 |
Data do documento: | 13-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPSI) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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VANESSA LIMA DISSERTAÇÃO.pdf | Lima, Vanessa. Dissertação de Mestrado IPS. 2020 | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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