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Tipo: Tese
Título: Da escola para as telas: narrativas midiáticas estudantis e o direito à comunicação
Título(s) alternativo(s): From school to screen: students media narratives and the right to communication
Autor(es): Silva, Lilian Bartira Santos
Primeiro Orientador: Pretto, Nelson De Lucca
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Almeida Filho, Edgard Patrício de
metadata.dc.contributor.referee1: Jardim, Gustavo da Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida Filho, Edgard Patrício de
metadata.dc.contributor.referee3: Ficoseco, Verónica Sofía
metadata.dc.contributor.referee4: Alves, Kelly Ludkiewicz
metadata.dc.contributor.referee5: Ferreira, Giovandro Marcos
Resumo: O contexto de cerceamento e violação de direitos em que o Brasil está inserido é um marcador importante para fomentar discussões que proponham a garantia do direito à comunicação, sobretudo, a partir do diálogo entre instituições públicas. Num país acentuadamente caracterizado por monopólios comunicacionais privados, pensar possibilidades de políticas públicas de comunicação em diálogo com a escola pública torna- se premente. Nesse sentido, defendemos a tese de que a escola pública, agregadora das maiorias invisibilizadas, em conexão com a comunicação pública, pode potencializar exercícios importantes de garantia do direito à comunicação. Com o objetivo de compreender as potencialidades das narrativas midiáticas estudantis, veiculadas em espaços de comunicação pública, buscamos identificar as matérias significantes presentes nas narrativas do Programa Intervalo, elaborado pela TV Anísio Teixeira e veiculado na TVE da Bahia, entre 2014 e 2015, a fim de verificar o que expressam e comunicam essas narrativas e para quais realidades macro e micro elas apontam. Por ser um lugar significativo de encontro das camadas populares, correlatamente, a escola pública pode ser também o espaço estratégico para a promoção de experiências educativas e culturais que possibilitem não somente reflexões, mas o desenvolvimento de ações criativas e cidadãs. Deste modo, a partir do conceito de educações (Pretto, 2017), delineamos dois percursos pedagógicos para que a conexão proposta atinja seu propósito: as pedagogias de produção e as pedagogias de apropriação e consumo cidadão. De abordagem qualitativa (Minayo, 2012), multirreferencial (Ardoino, 1998) e hermenêutica (Ricoeur, 1988), este trabalho se efetivou, metodologicamente, por meio da análise pragmática das narrativas (Motta 2013, 2017), a partir da identificação das matérias significantes (Verón, 1997) e condições materiais de apresentação dos enunciados (Maingueneau, 2005). Os principais resultados da pesquisa, cuja análise exigiu perspectivas decoloniais e interseccionais de leitura, é de que as narrativas midiáticas estudantis, resultantes da conexão escola pública – comunicação pública, se apresentaram como uma estratégia potente para os estudantes expressarem questões relativas à adolescência e também às suas realidades sociais, com engajamento político e criatividade. As narrativas do Programa Intervalo visibilizaram a vastidão do território baiano: sua diversidade de gentes e sotaques, geografias, culturas, economias, arquiteturas e biomas. Embora o Programa Intervalo não tenha nascido no interior das escolas, e seja um projeto descontinuado, ele funciona como inspiração e estímulo para iniciativas contínuas de produção e publicização de narrativas estudantis.
Abstract: The context of curtailment and violation of rights in Brazil is an important marker to generate discussions for guarantying the right to communication, especially through dialogue between public institutions. In a country strongly characterized by private communication monopolies, thinking about public communication policies that dialogue with public schools becomes urgent. In this sense, we defend the thesis that public schools, which gather invisible majorities, in connection with public communication, can promote important exercises to guarantee the right to communication. To understand the potential of student media narratives broadcast in public communication spaces, we sought to identify the significant themes present in the narratives of the program "Intervalo", produced by TV Anísio Teixeira and broadcast by TVE Bahia between 2014 and 2015, to see what these narratives express and communicate and what macro and micro realities they point to. As a significant meeting place for the popular classes, the public school can also be a strategic space to promote educational and cultural experiences that enable not only reflection, but also the development of creative and citizen actions. Thus, from the concept of educations (Pretto, 2017), we delineate two pedagogical paths for the proposed connection to achieve its purpose: pedagogies of production and pedagogies of appropriation and citizen consumption. With a qualitative (Minayo, 2012), multi-referential (Ardoino, 1998) and hermeneutic (Ricoeur, 1988) approach, this work was carried out, methodologically, through the pragmatic analysis of narratives (Motta 2013, 2017), from the identification of issues of signification (Verón, 1997) and the material conditions of presentation of the statements (Maingueneau, 2005). The main results of the research, whose analysis required decolonial and intersectional reading perspectives, is that student media narratives, resulting from the public school - public communication connection, were presented as a powerful strategy for students to express issues related to adolescence and also to their social realities, with political commitment and creativity. The narratives of the Interval Program made visible the vastness of Bahia's territory: its diversity of peoples and accents, geographies, cultures, economies, architectures and biomes. Although the Intervalo was not born in schools and is a discontinued project, it serves as an inspiration and stimulus for initiatives for the production and dissemination of student narratives.
Palavras-chave: Escola pública
Comunicação pública
Direito à comunicação
Narrativas midiáticas estudantis
Educações
Escolas públicas
Comunicação - Aspectos sociais
Direitos sociais
Narrativas digitais
Mídia - Educação
Tecnologia digital
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38942
Data do documento: 21-Set-2023
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