Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38951
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A atuação do pedagogo no contexto das classes hospitalares: uma revisão integrativa |
Título(s) alternativo(s): | The performance of the pedagogist in the context of hospital classes: an integrative review |
Autor(es): | Silva, Diana Bispo Ribeiro da |
Primeiro Orientador: | Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Iara da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, Luciana Rodrigues Brasil Palheta |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso de graduação de licenciatura em Pedagogia trata-se de uma revisão integrativa que tem como pergunta norteadora “Como a atuação do pedagogo no contexto das classes hospitalares é evidenciada nas pesquisas nacionais?”. Pretende-se, como objetivo geral, evidenciar a atuação do pedagogo no contexto das classes hospitalares nas pesquisas nacionais. São objetivos específicos: perceber as possibilidades de atuação do pedagogo nas classes hospitalares nacionais; identificar as contribuições da atuação do pedagogo hospitalar para as crianças e adolescentes internados; compreender como as atividades pedagógicas podem ser desenvolvidas no contexto hospitalar. Da mesma forma, este estudo justifica-se em função do impacto pessoal provocado pelas experiências que a presente autora teve no componente curricular de Estágio na Universidade Federal da Bahia (UFBA) na Faculdade de Educação (FACED), no qual ela pôde ter contato com a pedagoga responsável pelo atendimento na classe hospitalar do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES). As principais referências utilizadas foram Lima e Paleologo (2012); Simões (2016); Oliveira e Santos (2021); Araújo (2017); Fontes (2005); Pereira e Fantacini (2018). A presente pesquisa, utilizou de fontes secundárias, as quais são dissertações de mestrado e artigos científico, sendo o método escolhido a Revisão Integrativa, a qual teve como base de coleta de dados o SciElo, o Redalyc e o Repositório Institucional da UFBA e os termos descritores de busca utilizados foram “Pedagogo Hospitalar”, “Pedagogia Hospitalar”, “Classe Hospitalar”, tendo como base a abordagem de Sampaio (2013). O recorte de busca corresponde ao período de jan. de 2018 a dez. de 2022. A aplicação da presente pesquisa ocorreu com base nos seis passos propostos por Souza, Silva e Carvalho (2010), os quais são: 1 - elaboração da pergunta norteadora; 2 - busca ou amostragem na literatura; 3 - coleta de dados; 4 - análise crítica dos estudos incluídos; 5 - discussão dos resultados; 6 - apresentação da revisão integrativa. Como resultado, foi selecionado o quantitativo total de 10 trabalhos e pôde-se perceber que a atuação do pedagogo nas classes hospitalares possui um caráter afetivo e sensibilizador, o qual promove benefícios tanto na continuidade dos processos educacionais das crianças e adolescentes em período de internação, quanto também na parceria com a equipe multidisciplinar. Por fim, este trabalho ainda busca contribuir para que futuros pedagogos saibam que a pedagogia hospitalar também é uma possibilidade de atuação educacional. |
Abstract: | This work for the conclusion of the undergraduate course in Pedagogy is an integrative review whose guiding question is “How is the role of the pedagogue in the context of hospital classes evidenced in national research?”. The general objective is to highlight the role of the pedagogue in the context of hospital classes in national research. The specific objectives are: to understand the possibilities of the pedagogue’s role in national hospital classes; identify the contributions of the hospital pedagogue’s work to hospitalized children and adolescents; understand how pedagogical activities can be developed in the hospital context. Likewise, this study is justified due to the personal impact caused by the experiences that the present author had in the curricular component of the Internship at the Federal University of Bahia (UFBA) at the Faculty of Education (FACED), in which she was able to have contact with the pedagogue responsible for care in the hospital class at the Professor Edgard Santos University Hospital (HUPES). The main references used were Lima and Paleologo (2012); Simões (2016); Oliveira and Santos (2021); Araújo (2017); Fontes (2005); Pereira and Fantacini (2018). This research used secondary sources, which are master's dissertations and scientific articles, with the chosen method being the Integrative Review, which had SciElo, Redalyc and the UFBA Institutional Repository and the terms The search descriptors used were “Hospital Pedagogue”, “Hospital Pedagogy”, “Hospital Class”, based on Sampaio’s (2013) approach. The search cutoff corresponds to the period of Jan. from 2018 to Dec. 2022. The application of this research was based on the six steps proposed by Souza, Silva and Carvalho (2010), which are: 1 - elaboration of the guiding question; 2 - search or sampling in the literature; 3 - data collection; 4 - critical analysis of the included studies; 5 - discussion of results; 6 - presentation of the integrative review. As a result, a total of 10 works were selected and it was clear that the pedagogue's role in hospital classes has an affective and sensitizing character, which promotes benefits both in the continuity of the educational processes of children and adolescents during hospitalization, as well as in partnership with the multidisciplinary team. Finally, this work also seeks to contribute so that future pedagogues know that hospital pedagogy is also a possibility for educational action. |
Palavras-chave: | Pedagogo Hospitalar Pedagogia Hospitalar Classe Hospitalar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38951 |
Data do documento: | 13-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_-_DIANA_BISPO_RIBEIRO_DA_SILVA__final.ass_assinado1.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia referente a uma revisão integrativa sobre a atuação do pedagogo no contexto das classes hospitalares no período referente a janeiro de 2018 a dezembro de 2022 com base nos dados levantados a partir de trabalhos acadêmicos encontrados nas bases de dados Redalyc, Repositório Institucional da UFBA e Scielo. | 553,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.