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dc.creatorMachado, Taiane Abreu-
dc.date.accessioned2024-01-31T14:35:45Z-
dc.date.available2024-01-31T14:35:45Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38958-
dc.description.abstractThis thesis is the result of a research that aimed to analyze how to establish the continuing teacher education offered by Specialized Educational Care Centers in the city of Salvador-BA. To do so, this research is characterized by a case study approach and a qualitative methodological approach, composed of objectives that investigated the documents that guide the establishment of the continuous training offer by the importance for the process of school inclusion. We had as locus of the research 5 institutions of the Civil Society Organization (OSC) that work as CAEE, based in the city of Salvador, state of Bahia, in addition to the analysis of the policy that deals with the subject in question, were interviewed five professionals who work directly in the composition of continuing education. As a result, the research revealed that the CAEEs participating in the research have sought to ensure the offer and execution of continuing education in Special Education through the cooperation agreement in partnership with the Municipal Education Department of Salvador-BA. However, because of the lack of concrete conditions, materials and some communication gaps, the effective participation of teachers in these continuous training is not yet consolidated with equity of opportunities and rights, understanding the effort of the CAEEs to act actively in training actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectFormação continuada docentept_BR
dc.subjectCentros de Atendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectEducação especial - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializado - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherContinuing teacher educationpt_BR
dc.subject.otherSpecialized Educational Service Centerspt_BR
dc.subject.otherSpecial Educationpt_BR
dc.subject.otherInclusive educationpt_BR
dc.titleCenários e perspectivas da formação continuada docente na política dos centros de atendimento educacional especializado no município de Salvador-BApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqTópicos específicos em educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2470034784958232pt_BR
dc.contributor.referee1Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2034055282172519pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6074621134823456pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Regiane da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0697461091949522pt_BR
dc.contributor.referee4Barreto, Mônica Isabela de Cerqueira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8617532563392440pt_BR
dc.contributor.referee5Oliveira, João Danilo Batista de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4476974855951718pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6446620165678519pt_BR
dc.description.resumoEsta tese é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como se estabelece a formação continuada docente oferecida pelos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) no município de Salvador-BA. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se com um enfoque de estudo de caso e por uma abordagem metodológica qualitativa, composta por objetivos que investigaram os documentos que orientam o estabelecimento da oferta formativa contínua pelos CAEEs, reconhecendo sua importância para o processo de inclusão escolar. Tivemos como lócus da pesquisa 5 instituições da Organização da Sociedade Civil (OSC) que funcionam como CAEE, sediados no município de Salvador, estado da Bahia, além da análise da política que trata da temática em questão, foram entrevistadas cinco profissionais que atuam de forma direta na composição das formações continuadas. Como resultado, a pesquisa revelou que os CAEEs participantes da pesquisa têm buscado garantir a oferta e a execução das formações continuadas em Educação Especial mediante o acordo de cooperação em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Salvador-BA. No entanto, por causa da falta de condições concretas, materiais e algumas lacunas comunicativas, a participação efetiva dos docentes nestas formações contínuas ainda não está consolidada com equidade de oportunidades e direitos, mesmo compreendendo o esforço dos CAEEs em atuar de forma ativa nas ações formativas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
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