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dc.creatorGuaraldo, Lineu Gabriel-
dc.date.accessioned2024-03-01T13:36:48Z-
dc.date.available2024-03-01T13:36:48Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39140-
dc.description.abstractThe main object of this research is the solo spectacle Vozes do Cruzêro and this creative process, developed and staged in an articulated dialogue between scenic practices linked to theater and two contemporary artistic expressions from the Zona da Mata Norte of Pernambuco brazilian state: 1) the Cavalo Marinho and 2) the Maracatu de Baque Solto. Among the operating principles identified along the creative path, the archetypal image of the Encruzilhada (crossroads) stands out, from which emerges the figure of the Caboclo, elected as the driving force of the process. The image of the Caboclo is studied and approached here through the recurrent manifestation of its presence in different religious and artistic practices of the Zona da Mata Norte: the Cavalo Marinho, the Caboclinho, the Maracatu de Baque Solto, the Umbanda and the Jurema Sagrada. The main objective of this study was to transform this poetic material, in associative dialogue to the scenic practices of the theater in the contemporaneity, and also to bring it to a solo staging, in which the author of the thesis acts as actor- director, translating the path of a cabocla scene that is an expression of what in the course was called cabocla epistemology. The research assumes a comprehensive and transdisciplinary artistic character, inspired by the approach to scenic creative processes proposed by Sonia Rangel, based on the intersection of thoughts from different strands, especially from the field of the Imaginary, in the perspective of thinking through images of Bachelard and Durand. In the field of scenic creation, poetic procedures are adopted inspired by the author's experience along with the proposals developed by the Lume Teatro, in dialogue with techniques and practices learned from the sambadores of Maracatu de Baque Solto and Cavalo Marinho. In the line Poéticas e Processos de Encenação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-ETUFBA), the spectacle integrates the thesis not only as an illustration of a poetic thought, but as a material and immaterial result, whose scenic creation and dramaturgical writing share the same authorship and the same operating principles.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectArtes Cênicaspt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectProcessos criativospt_BR
dc.subjectator-encenadorpt_BR
dc.subjectEpistemologia Caboclapt_BR
dc.subject.otherPerforming artspt_BR
dc.subject.otherContemporaneitypt_BR
dc.subject.otherCreative Processespt_BR
dc.subject.otherActor-directorpt_BR
dc.subject.otherCabocla Epistemologypt_BR
dc.titleVozes do Cruzêro: trajetos poéticos por uma cena cabocla.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRALpt_BR
dc.contributor.advisor1Rangel, Sonia Lucia-
dc.contributor.referee1Colla, Ana Cristina-
dc.contributor.referee2Silva, Hebe Alves da-
dc.contributor.referee3Oliveira, George Mascarenhas de-
dc.contributor.referee4Consentino, Marianne Tezza-
dc.contributor.referee5Rangel, Sonia Lucia-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=2DD84CE6E1BBC55BD5928D71241C16A2#pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto principal o espetáculo solo Vozes do Cruzêro e seu processo criativo, desenvolvido e encenado em diálogo articulado entre práticas cênicas ligadas ao teatro e duas expressões artísticas contemporâneas, oriundas da Zona da Mata Norte de Pernambuco: 1) o Cavalo Marinho e 2) o Maracatu de Baque Solto. Dentre os princípios operadores identificados ao longo do percurso criativo, destaca-se a imagem arquetipal da Encruzilhada, da qual emerge a figura do Caboclo, eleita como força motriz do processo. A imagem do Caboclo é aqui estudada e abordada por meio da manifestação recorrente de sua presença em diferentes práticas religiosas e artísticas da Mata Norte: o Cavalo Marinho, o Caboclinho, o Maracatu de Baque Solto, a Umbanda e a Jurema Sagrada. O objetivo maior deste estudo foi transformar esse material poético em diálogo associativo às práticas cênicas do teatro na contemporaneidade, além de trazê-lo para uma encenação-solo, na qual o autor da tese atua como ator-encenador, traduzindo o trajeto de uma cena cabocla, expressão que, durante o percurso, foi denominada como epistemologia cabocla. A pesquisa assume caráter artístico compreensivo e transdisciplinar, inspirado na abordagem para processos criativos cênicos proposta pela professora Sonia Rangel, apoiando-se no entrecruzamento de pensamentos de diferentes vertentes, sobretudo do campo do Imaginário, na perspectiva do pensar por imagens de Gaston Bachelard e Gilbert Durand. No campo da criação cênica, adotam-se procedimentos poéticos inspirados na experiência do autor junto às propostas desenvolvidas pelo grupo Lume Teatro, em diálogo com técnicas e práticas aprendidas junto aos sambadores de Maracatu de Baque Solto e Cavalo Marinho. Na linha Poéticas e Processos de Encenação, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-ETUFBA), o espetáculo integra a tese, não apenas como ilustração de um pensamento poético, mas como resultado material e imaterial, cuja criação cênica e escrita dramatúrgica compartilham da mesma autoria e dos mesmos princípios operativos.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
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