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Tipo: Dissertação
Título: A periferia adora inventar moda: contribuições do design de moda-vestuário na periferia soteropolitana.
Título(s) alternativo(s): The ghetto loves to start fashion: contributions of fashion-clothing design in the ghetto of Salvador - Bahia.
Autor(es): Santos, Everton Oliveira dos
Primeiro Orientador: Silveira, Carina Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Carina Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Mariño, Suzi Maria Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Machado, Andrea Matos
Resumo: Percebe-se, a partir da pós-modernidade e da intensificação do consumo na globalização, o surgimento de um fenômeno de ressignificação e subversão de intencionalidade, no campo da moda, que alfineta a sua função de distinção social, ocasionada pela divisão de classes sociais, na sociedade capitalista. Nesse processo, os indivíduos oriundos das periferias brasileiras, sendo atores sociais protagonistas que criam narrativas e produzem novos conhecimentos e formas de fazer, concebem formas autênticas de se relacionar com a moda, a adaptando à sua realidade e ao seu cotidiano. Na cidade de Salvador, capital da Bahia, a moda passa por adaptações que envolvem fatores climáticos e de ancestralidade. Da periferia soteropolitana surgem movimentos e ações sociais que propõem novos olhares para a moda. Assim, esta pesquisa assume como objeto o design de moda-vestuário na periferia soteropolitana. Para tanto, buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições do design de moda-vestuário na periferia soteropolitana? Para responder à essa questão de pesquisa, temos como objetivo geral: identificar as contribuições do design de moda-vestuário na periferia soteropolitana. Para desenvolver as reflexões e argumentações em torno desta pesquisa, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem exploratória e qualitativa, a partir de uma revisão teórica das temáticas que permeiam o objeto estudado, como a moda e o design, além de entrevistar sujeitos do campo da moda-vestuário oriundos da periferia soteropolitana. Evidenciou-se que a moda criada pelas periferias proporciona contribuições para a indústria como um todo. São criações que trazem uma nova estética, nova linguagem e nova forma de representar a moda. Além disso, muitas marcas autorais de empreendedores têm uma preocupação social e ambiental em seus processos de produção, valorizando a sustentabilidade e promovendo ações de inovação social. Os resultados obtidos demostram que o design de moda-vestuário através do empreendedorismo, na periferia soteropolitana, traz contribuições para esses lugares ao possibilitar novos tipos de geração de valor social, através da criatividade e a criação de novos significados e oportunidades coletivas, que, quando atrelado a ações de inovação social, como as de sustentabilidade e as de processos colaborativos eficazes, podem evidenciar resultados ainda mais profundos.
Abstract: From post-modernity and the intensification of consumption in globalization, we can see the emergence of a phenomenon of resignification and subversion of intentionality, in the field of fashion, which highlights its function of social distinction, caused by the division of social classes in capitalist society. In this process, individuals from Brazilian ghettos, being protagonist social actors who create narratives and produce new knowledge and ways of doing things, conceive authentic ways of relating to fashion, adapting it to their reality and everyday life. In the city of Salvador, capital of Bahia, fashion undergoes adaptations that involve climatic and ancestry factors. From the ghetto of Salvador, movements and social actions emerge that propose new perspectives on fashion. Thus, this research takes as its object fashion-clothing design in the ghetto of Salvador - Bahia. To this end, we sought to answer the following research question: what are the contributions of fashion-clothing design in the ghetto of Salvador - Bahia? To answer this research question, our general objective is to: identify the contributions of fashion-clothing design in the ghetto of Salvador - Bahia. To develop reflections and arguments around this research, we present here a research with an exploratory and qualitative approach, based on a theoretical review of the themes that permeate the object studied, such as fashion and design, in addition to interviewing subjects in the field of fashion-clothing from the ghetto of Salvador. It was evident that the fashion created by the ghetto provides contributions to the industry as a whole. These creations bring a new aesthetic, a new language and a new way of representing fashion. Furthermore, many brands owned by entrepreneurs have a social and environmental concern in their production processes, valuing sustainability and promoting social innovation actions. The results obtained also demonstrate that fashion-clothing design, through entrepreneurship, in the ghetto of Salvador, brings contributions to these places by enabling new types of generation of social value, through creativity and the creation of new meanings and collective opportunities, which, when linked to social innovation actions, such as sustainability and effective collaborative processes, can demonstrate even deeper results.
Palavras-chave: Design de moda
Vestuário
Periferia
Salvador
Inovação social
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39166
Data do documento: 5-Dez-2023
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