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dc.creatorBahia, Maíra Souza-
dc.date.accessioned2024-03-08T19:22:22Z-
dc.date.available2024-03-08T19:22:22Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39201-
dc.description.abstractThe objective of this study is to identify and analyze the processes of appropriation of the Sustainable Development Goals are appropriated by cosmetics advertising, more specifically, by the two largest cosmetics companies in Brazil, Natura and O Boticário. To support this analysis, the research is organized into four parts. The first part contemplates the understanding of the different meanings, conceptions, breadth and historical process of the notion of development. In the second part, an investigation is carried out that allowed us to understand the relationship between advertising practices and sustainable development. Sequentially, the third part deals with communication aimed at sustainability. In this analysis, we focus our attention on the advertising communication of contemporary organizations. After the theoretical support built in the mentioned parts, the research ends with the analysis of the corpus, which was divided into two stages: in the first stage, the survey and identification of the SDGs that are appropriated and materialized by the advertising discourse of the companies Natura and O Boticário were carried out. In the second stage, of corpus study, a discursive analysis of commercial advertisements that address the environmental dimension was carried out. This last chapter makes it possible to understand the issues raised in the research, which seeks to understand the construction of cosmetics advertising discourse, based on the appropriation of the notion of sustainable development, the Sustainable Development Goals (SDGs), a key issue for contemporary times, which mitigate structural dimensions in society, such: as economic, social and environmental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.otherAdvertisingpt_BR
dc.subject.otherConsumptionpt_BR
dc.subject.otherSustainable consumption,pt_BR
dc.subject.otherSustainable developmentpt_BR
dc.titleOs processos de apropriação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) pela publicidade brasileira de cosméticos: análise da natura e o boticáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqcomunicação de massa e meio ambiente, comunicação de massa e negócios, publicidade, consumo (Economia)-aspectos ambientais, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, responsabilidade ambientalpt_BR
dc.contributor.advisor1Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546529835529785pt_BR
dc.contributor.referee1Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546529835529785pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Adriano de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9158137242902645pt_BR
dc.contributor.referee3Rossi, Renata Alvarez-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530240921054243pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7938176157313775pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é identificar e analisar os processos de apropriação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela publicidade de cosméticos, mais especificamente, das duas maiores empresas de cosméticos do Brasil: a Natura e O Boticário. Como suporte para essa análise, a pesquisa está organizada em quatro partes. A primeira parte contempla a compreensão das diversas acepções, concepções, amplitude e o processo histórico da noção de desenvolvimento. Na segunda parte, é realizada uma averiguação que nos permitiu compreender a relação entre as práticas da publicidade e o desenvolvimento sustentável. Sequencialmente, a terceira parte versa sobre a comunicação voltada para a sustentabilidade. Nesta análise, afunilamos nosso olhar para a comunicação publicitária das organizações contemporâneas. Após o aporte teórico construído nas partes mencionadas, a pesquisa finaliza com a análise do corpus, a qual foi dividia em duas etapas: na primeira etapa, foi realizado o levantamento e identificação dos ODS que são apropriados e materializados pelo discurso publicitário das empresas Natura e O Boticário. Na segunda etapa, de estudo do corpus, foi realizada uma análise discursiva de anúncios comerciais que abordam a dimensão ambiental. Este último capítulo possibilita a compreensão da problemática levantada na pesquisa, que busca entender a construção do discurso publicitário de cosméticos, a partir da apropriação da noção de desenvolvimento sustentável, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um assunto precípuo para a contemporaneidade, que abrange dimensões estruturais na sociedade, como: a econômica, social e ambiental.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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