Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39215
Tipo: | Tese |
Título: | A tríade conteúdo-forma-destinatário como possibilidade de formulação e crítica ao ensino proposto no novo ensino médio (NEM): contribuições da abordagem crítico-superadora para o trato com o conhecimento da educação física |
Título(s) alternativo(s): | The triad content-form-recipient as a possibility of formulation and critique to the proposed teaching in the new high school (NEM): contributions of the critical-surpassing approach to the treatment of physical education knowledge La triada contenido-forma-destinatario como posibilidad de formulación y crítica al enseñanza propuesto en la nueva enseñanza media (NEM): contribuciones del enfoque crítico-superador para el tratamiento del conocimiento de la educación física |
Autor(es): | Castro Neta, Abília Ana de |
Primeiro Orientador: | Santos Júnior, Claudio de Lira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos Júnior, Claudio de Lira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Leiro, Augusto Cesar Rios |
metadata.dc.contributor.referee3: | Melo, Flávio Dantas Albuquerque |
metadata.dc.contributor.referee4: | Oliveira, Murilo Morais de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Alves, Melina Silva |
Resumo: | O presente estudo toma como objeto de investigação a tríade conteúdo-forma-destinatário enquanto possibilidade de formulação e crítica ao ensino proposto no Novo Ensino Médio. O objetivo foi contribuir teoricamente para o ensino na Educação Física escolar frente às novas roupagens do ensino médio brasileiro, tendo como horizonte a possibilidade de elevação do padrão cultural da classe trabalhadora, de construção de uma escola que mire uma formação omnilateral e que, fundamentalmente, perspective superar a sociedade de classes; reconhecendo ser a Abordagem Crítico-Superadora (ACS) um caminho profícuo para a construção da resistência ativa, tendo em vista a necessidade de refletirmos sobre a direção da educação pública, num período de forte interferência do capital sobre a escola, em que se coloca pungente uma formulação curricular articulada às necessidades histórias da classe trabalhadora. Para isso, assentamos essa investigação na tríade conteúdo-forma-destinatário, pois esta versa sobre os pilares da prática pedagógica histórico-crítica. A composição, a interpelação e o atravessamento desse estudo são concitados pelos princípios do Materialismo Histórico-Dialético, visto que este nos oferece maiores possibilidades de apreender o real, se constituindo num instrumento teórico para explicarmos a realidade e enfrentarmos as problemáticas que ela nos coloca. Com ele, esboçamos um gesto metodológico associado aos referenciais marxistas, engendrado em função do movimento de síntese, ancorado numa pesquisa de caráter teórico, cujo propósito foi levantar as sistematizações já desenvolvidas por Martins (2004, 2013, 2020), Anjos (2017), Anjos e Duarte (2017, 2020), Malanchen (2014), Gama (2015), Beltrão (2019), Lavoura, Santos Júnior e Melo (2021), Coletivo de Autores (2012), nossas fontes de análise, bem como as produções que apresentam como lastro teórico a Pedagogia Histórico-Crítica, a psicologia histórico-cultural e a Abordagem Crítico-Superadora. Assim, o esforço de pesquisa empreendido nos permite sustentar a seguinte tese: a atual reforma do ensino médio brasileiro caminha para uma visão utilitarista, pragmática, reducionista, unilateral de educação e escola. Tal perspectiva culmina no rebaixamento da formação daqueles sujeitos que necessitam vender sua força de trabalho para se reproduzir e que, majoritariamente, acessam a escola pública. Ora, trata-se, portanto, da consolidação do projeto do capital para classe trabalhadora a qual tendencialmente visa a manter as estruturas sociais de alienação e exploração — bojo da sociedade capitalista, cuja ofensiva acentua, ainda, processos privatizantes e o aprofundamento da dualidade historicamente presente no ensino médio. Nesse movimento, a reforma do ensino médio inclina-se a rebaixar parte dos componentes curriculares por considerar que estes, do ponto de vista do capital, se tornam desnecessários. Imersa nesta conjuntura de rebaixamento curricular, encontra-se a Educação Física por não atender de forma imediata aos anseios de formação que o capital demanda. Com efeito, as sínteses resultantes dessa investigação teórica atestam/confirmam que a Abordagem Crítico-Superadora se enquadra no horizonte de proposições contra-hegemônicas ao defender princípios democráticos, perspectivando a elevação do padrão cultural e o desenvolvimento do pensamento teórico e da concepção científica de mundo, contribuindo para a formação de jovens que possam interpretar, compreender e explicar as manifestações da cultura corporal e suas determinantes históricas e materiais. Sob a ótica da perspectiva dialética, reitera-se que a luta da classe trabalhadora docente não deve se transformar em um fim em si mesma, desvinculada da totalidade concreta, mas, como parte constitutiva na construção da sociedade emancipada e contra a hegemonia do capital. Espera-se, assim, que esta investigação contribua tanto para o debate acadêmico/curricular como para a luta política e sindical dos trabalhadores contra os processos de alienação e exploração capitalista. |
Abstract: | The present study takes as its object of investigation the content-form-recipient triad as a
possibility of formulating and criticizing the teaching proposed in the New High School. The
objective was to contribute theoretically to teaching in school Physical Education in the face of
the new guises of Brazilian secondary education, having as its horizon the possibility of raising
the cultural standard of the working class, of building a school that aims at omnilateral training
and that, fundamentally, perspective overcome class society; recognizing that the critical overcoming approach is(ACS) a fruitful path for building active resistance, given the need to
reflect on the direction of public education, in a period of strong interference by capital over
schools, in which a curricular formulation articulated to the historical needs of the working
class is poignant. To this end, we base this investigation on the content-form-recipient triad, as
this deals with the pillars of historical-critical pedagogical practice. The composition,
interpellation and crossing of this study are driven by the principles of historical-dialectical
materialism, as this offers us greater possibilities of apprehending the real, constituting a
theoretical instrument to explain reality and face the problems that come with it. Thus, we
outline a methodological gesture associated with Marxist references, engendered in function of
the synthesis movement, anchored in theoretical research, whose purpose was raise the
systematizations already developed by Martins (2004, 2013, 2020), Anjos (2017), Anjos e
Duarte (2017, 2020), Malanchen (2014), Gama (2015), Beltrão (2019), Lavoura, Santos Júnior
e Melo (2021), Coletivo de Autores (2012), our sources of analysis, as well as the productions
that present as theoretical basis the historical-critical pedagogy, historical-cultural psychology
and the critical-overcoming approach. Thus, the research effort undertaken allows us to support
the following thesis: the current reform of Brazilian secondary education moves towards a
utilitarian, pragmatic, reductionist, unilateral vision of education and school. Such perspective
culminates in the lowering of the training of those individuals who need to sell their labor power
to reproduce and who, for the most part, access public schools. Now, it is, therefore, the
consolidation of the capital project for the working class, which aims to maintain the social
structures of alienation and exploitation, bulge of capitalist society, which also accentuates
privatization processes and the deepening of the duality historically present in secondary
education. In this movement, the reform of secondary education is inclined to lower part of the
curricular components because it is considered that these, from the point of view of capital,
become unnecessary. Immersed in this situation of curricular degradation is Physical Education,
which does not immediately meet the training needs that capital demands. In effect, the
syntheses resulting from this theoretical investigation attest/confirm that the critical overcoming approach fits within the horizon of counter-hegemonic propositions by defending
democratic principles, envisioning the elevation of cultural standards and the development of
theoretical thought and the scientific conception of the world, contributing to the training of
young people who can interpret, understand and explain the manifestations of body culture and
its historical and material determinants. From the perspective of the dialectical perspective, it
is reiterated that the struggle of the teaching working class must not become an end in itself,
disconnected from the concrete totality, but as a constitutive part in the construction of an
emancipated society and against the hegemony of capital. Thus,it is expected that this
investigation contributes both to the academic/curricular debate and to the political and union
struggle of workers against the processes of alienation and capitalist exploitation. El presente estudio tiene como objeto de investigación la tríada contenido-forma-destinatario como posibilidad de formulación y crítica al enfoque propuesto en el Nuevo Ensino Médio. El objetivo fue contribuir teóricamente a la enseñanza de la Educación Física en el contexto de las nuevas formas del bachillerato brasileño, con la perspectiva de elevar el estándar cultural de la clase trabajadora, construir una escuela que busque una formación integral y, fundamentalmente, superar la sociedad de clases; reconociendo que el enfoque crítico superador (ACS) es un camino fructífero para construir resistencia activa, dada la necesidad de reflexionar sobre la dirección de la educación pública en un periodo de fuerte influencia del capital en la escuela, donde se plantea de manera apremiante una formulación curricular articulada a las necesidades históricas de la clase trabajadora. Para ello, fundamentamos esta investigación en la tríada contenido-forma-destinatario, ya que trata sobre los pilares de la práctica pedagógica histórico-crítica. La composición, la interpelación y el atravesamiento de este estudio son convocados por los principios del materialismo histórico-dialéctico, ya que este nos ofrece mayores posibilidades de comprender lo real, constituyéndose en una herramienta teórica para explicar la realidad y enfrentar los problemas que esta nos presenta. Con él, esbozamos un gesto metodológico asociado a los referentes marxistas, engendrado en función del movimiento de síntesis, anclado en una investigación de carácter teórico, cuyo propósito fue recopilar las sistematizaciones ya desarrolladas por Martins (2004, 2013, 2020), Anjos (2017), Anjos y Duarte (2017, 2020), Malanchen (2014), Gama (2015), Beltrão (2019), Lavoura, Santos Júnior y Melo (2021), Coletivo de Autores (2012), nuestras fuentes de análisis, así como las producciones que presentan como respaldo teórico la pedagogía histórico-crítica, la psicología histórico-cultural y el enfoque crítico-superador. Así, el esfuerzo de investigación nos permite sostener la siguiente tesis: la actual reforma de la enseñanza media brasileña se dirige hacia una visión utilitaria, pragmática, reduccionista, unilateral de la educación y la escuela. Esta perspectiva culmina en la disminución de la formación de aquellos sujetos que necesitan vender su fuerza de trabajo para reproducirse y que, mayoritariamente, acceden a la escuela pública. En consecuencia, se trata de la consolidación del proyecto del capital para la clase trabajadora, que tiende a mantener las estructuras sociales de alienación y explotación, núcleo de la sociedad capitalista, cuya ofensiva acentúa además procesos privatizadores y el aprofundamiento de la dualidad históricamente presente en el bachillerato. En este movimiento, la reforma del bachillerato tiende a disminuir parte de los componentes curriculares al considerar que, desde el punto de vista del capital, se vuelven innecesarios. Inmersa en esta coyuntura de disminución curricular se encuentra la Educación Física, al no atender de manera inmediata las aspiraciones de formación que el capital demanda. De hecho, las síntesis resultantes de esta investigación teórica confirman que el enfoque crítico-superador se ajusta al horizonte de proposiciones contrahegemónicas al defender principios democráticos, perspectivas de elevación del estándar cultural y el desarrollo del pensamiento teórico y de la concepción científica del mundo, contribuyendo a la formación de jóvenes que puedan interpretar, comprender y explicar las manifestaciones de la cultura corporal y sus determinantes históricas y materiales. Desde la óptica de la perspectiva dialéctica, se reitera que la lucha del docente de la clase trabajadora no debe convertirse en un fin en sí mismo, desvinculada de la totalidad concreta, sino como parte constitutiva en la construcción de una sociedad emancipada y en contra de la hegemonía del capital. Se espera, por lo tanto, que esta investigación contribuya tanto al debate académico/curricular como a la lucha política y sindical de los trabajadores contra los procesos de alienación y explotación capitalista. |
Palavras-chave: | Pedagogia histórico-crítica Abordagem histórico-crítica Educação Física Ensino médio - Reforma |
CNPq: | Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | FACED/UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | EDUFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39215 |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_ABÍLIA_VERSÃO_FINAL.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.