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dc.creatorSantos, Vanessa Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2024-03-19T15:52:29Z-
dc.date.available2024-03-19T15:52:29Z-
dc.date.issued2023-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39218-
dc.description.abstractOver the last few decades, the dialogue on social pedagogy has been established and expanded in the context of Brazilian Education. Although it is internationally recognized as a science, curricular discipline, area of socio-pedagogical intervention, field of research and profession, understanding the complexity of social pedagogy in the national scenario becomes a challenge, due to the prevalence of practice over theory, as well as the scope of the field, multidisciplinary and polysemic. In this context, the study was delimited by the general objective of understanding the scientific field of Brazilian social pedagogy in dialogue with the assumptions of transformative praxis, through the analysis of theses and dissertations produced in Brazil. Anchored in the philosophical approach of historical-dialectical materialism, and of a qualitative nature, the methodology adopted was bibliographical research of the state of knowledge type, through dialogue with referenced materialist authors. Therefore, this report presents the syntheses of the research, taking as its preferred theoretical reference, contributions that explain the concrete Brazilian reality in its historicity, as well as corroborating the analysis of the totalities that make up the scientific field in question. As a result, the state of knowledge explains trends and theoretical gaps that draw attention to new research in the area, highlights the praxis of social educators in the various cataloged spaces and audiences of social education and systematizes the theoretical constructs that converge into praxis transformative of Brazilian social pedagogy. The research is part of the Media, Memories, Educations and Leisure Group (MEL), Faculty of Education of the Federal University of Bahia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.subjectPedagogia socialpt_BR
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectEducador (a) socialpt_BR
dc.subjectPráxis transformadorapt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectEducação- Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectTransformação socialpt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.subject.otherSocial pedagogypt_BR
dc.subject.otherSocial educationpt_BR
dc.subject.otherSocial educatorpt_BR
dc.subject.otherTransformative praxispt_BR
dc.subject.otherState of knowledgept_BR
dc.titleEstado do conhecimento da pedagogia social brasileira: desafios da práxis transformadora na educação socialpt_BR
dc.title.alternativeState of knowledge of brazilian social pedagogy: challenges of transformative practice in social educationpt_BR
dc.title.alternativeEstado del conocimiento de la pedagogía social brasileña: desafíos de la práctica transformadora en la educación socialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leiro, Augusto Cesar Rios-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5271359090827105pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Cândida Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811406470784110pt_BR
dc.contributor.referee2Taffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5691238604320892pt_BR
dc.contributor.referee3Reis, Daniela Santana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3936182849513273pt_BR
dc.contributor.referee4Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6507718848252634pt_BR
dc.contributor.referee5Machado, Érico Ribas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5443018539900377pt_BR
dc.description.resumoAo longo das últimas décadas, o diálogo sobre a pedagogia social vem sendo instituído e ampliado no contexto da Educação brasileira. Embora seja reconhecida internacionalmente como ciência, disciplina curricular, área de intervenção sociopedagógica, campo de pesquisa e profissão, apreender a complexidade da pedagogia social no cenário nacional torna-se desafio, devido à prevalência da prática sobre a teoria, bem como, à abrangência do campo, multidisciplinar e polissêmico. Nesse contexto, o estudo se delimitou a partir do objetivo geral de compreender o campo científico da pedagogia social brasileira em diálogo com os pressupostos da práxis transformadora, por meio da análise das teses e dissertações produzidas no Brasil. Ancorada na abordagem filosófica do materialismo histórico- dialético, e de caráter qualitativo, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, através de interlocução com autores materialistas referenciados. Por conseguinte, a tese apresenta as sínteses da pesquisa, tomando como referencial teórico preferencial, aportes que explicam a realidade brasileira concreta em sua historicidade, bem como, corroboram para a análise das totalidades que compõem o campo científico em questão. Desta forma, o estado do conhecimento explicita tendências e lacunas teóricas que chamam a atenção para novas pesquisas na área, ressalta a práxis dos educadores(as) sociais nos diversos espaços e públicos da educação social catalogados e sistematiza os constructos teóricos que confluem para a práxis transformadora da pedagogia social brasileira. A Pesquisa integra as produções do Grupo Mídias, Memórias, Educação e Lazer (MEL), atuante na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
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