Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFontes, Anderson Rios-
dc.date.accessioned2024-03-28T19:05:04Z-
dc.date.available2024-03-28-
dc.date.available2024-03-28T19:05:04Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39241-
dc.description.abstractThe debate about the use of technologies as an important means of promoting and disseminating culture, entertainment, cultural pedagogies and learning has been gaining strength in society. The inclusion of various social networks in the teaching-learning process is still a challenging reality in public schools. This thesis envisioned as a research problem the way in which social networks, with their socialization characteristics, provide optimization of the teaching-learning process. The general objective of the research was to analyze the integration of social networks in the teaching-learning process, at Escola Valdete Seixas de Mata de São João-BA. Specifically, it sought to a) identify the way in which teachers incorporate the use of social networks into their pedagogical approaches; b) discuss the pedagogical practices used during the COVID-19 pandemic that benefited from social media support; and c) evaluate whether social networks have the potential to improve the teaching-learning process. And, to carry out this research, the Qualitative Descriptive and Analytical Methodology was defined. Questionnaires were administered and observation was carried out with notes in the field diary of teachers at Escola Valdete Seixas, in the municipality of Mata de São João - Bahia. It was observed that the use of social networks for pedagogical practice was intensified with the advent of the Covid-19 pandemic, due to the transition from face-to-face classes at school to online classes in 2020 and, consequently, the use of a virtual learning environment, where the indication of internet information sources was identified, although they were not foreseen in the teaching plans. And, given the evidence, it is possible to affirm the construction and implementation of new pedagogical teaching-learning practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectNovas práticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.otherConteúdos digitaispt_BR
dc.subject.otherRedes sociaispt_BR
dc.subject.otherEscolas públicas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRedes sociaispt_BR
dc.subject.otherTecnologia digitalpt_BR
dc.subject.otherPrática pedagógicapt_BR
dc.titleAs redes sociais no desenvolvimento da prática pedagógica: experiência em uma escola de Mata de São Joãopt_BR
dc.title.alternativeSocial networks in the development of pedagogical practice: experience in a school in Mata de São Joãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Barbara Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7327673330074701pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Zeny Duarte de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3163746449445444pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Jailson Alves dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1324032666378258pt_BR
dc.contributor.referee3Silva Filho, Penildon-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463174532926158pt_BR
dc.contributor.referee4Cunha, Maria Couto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7809492642145089pt_BR
dc.contributor.referee5Neves, Barbara Coelho-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7327673330074701pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1375165688212850pt_BR
dc.description.resumoO debate sobre o uso das tecnologias como meio importante de divulgação e disseminação da cultura, do entretenimento, das pedagogias culturais e de aprendizagem vem ganhando força na sociedade. A inclusão das diversas redes sociais no processo de ensino-aprendizagem ainda é uma realidade desafiadora na escola pública. A presente tese vislumbrou como problema de pesquisa, a forma com que as redes sociais, com suas características de socialização, proporcionam a otimização do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a integração das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem, na Escola Valdete Seixas de Mata de São João-BA. Especificamente, buscou a) identificar a forma como os professores incorporam o uso das redes sociais em suas abordagens pedagógicas; b) discutir as práticas pedagógicas empregadas durante a pandemia de COVID-19 que se beneficiaram do suporte das redes sociais; e c) avaliar se as redes sociais têm o potencial de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. E, para realizar essa pesquisa, foi definida a Metodologia Qualitativa Descritiva e Analítica. Foram aplicados questionários e realizada observação com anotações em diário de campo dos professores da Escola Valdete Seixas, no município de Mata de São João - Bahia. Observou-se que o uso das redes sociais para a prática pedagógica foi intensificado com o advento da pandemia do Covid-19, em função da transição de aulas presenciais na escola, para aulas na modalidade online, no ano de 2020 e, consequentemente, do uso de ambiente virtual de aprendizagem, onde se identificou a indicação de fontes de informação da internet, embora não tenham sido previstas nos planos de ensino. E, diante das evidências, é possível afirmar a construção e efetivação de novas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATA e Tese Anderson Rios (1).pdfAta e Tese1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.