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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVega, Íris Barbosa Faria Almeida-
dc.date.accessioned2024-04-03T21:10:10Z-
dc.date.available2024-04-03-
dc.date.available2024-04-03T21:10:10Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationFARIA VEGA, Íris. EU TENHO QUE ESTAR ONDE EU QUERO ESTAR: REFLEXÕES DE GÊNERO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM CRIAÇÕES DRAMATÚRGICAS E MONTAGENS CÊNICAS. 2021. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39251-
dc.description.abstractThe present work deals with the presence of women and female characters in drama and theatre productions, based on gender questions from a feminist perspective. Throughout the work, the following question is addressed: How strategies of analysis can be set up in plays and productions that approach the discussion and deconstruction of gender issues as a category of analysis, especially considering how women are artistically represented? Therefore, research works that present gender inequality in different artistic languages are discussed, notably in the visual arts, cinema and, in other countries, for theatre. Then, a brief state of the art is introduced regarding the academic productions of Brazilian researchers who, in the performing arts, address gender issues as well as some artistic works and theatre groups that explore those themes in the city of Salvador. To develop analytical criteria for theatrical performances, the Bechdel-Wallace Test, which inspired the creation of the Faria-Vega test exercise, is contextualized, and discussed. The Faria-Vega Test consists of a game-like proposition of analysis tool to be applied in dramaturgical scripts and theatrical performances, to contribute to gender discussions in theatre. The test was applied in the plays such as Casa de Bonecas, As Velhas, Noivas, A Mulher Como Campo de Batalha and in three selected productions, A Primeira Vista, Ânsia and Refazendo Salomé. As a result, tools that are present in theatrical epistemologies as devices for deconstructing dichotomies in gender paradigms are presented, pointing out the importance of female presence and the attention to the way in which women characters are represented on stagept_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro feministapt_BR
dc.subjectMulheres no teatropt_BR
dc.subjectTeste de Bechdel-Wallacept_BR
dc.subject.otherFeminist Theatrept_BR
dc.subject.otherWomen in theatrept_BR
dc.subject.otherBechdel-Wallace testpt_BR
dc.titleEU TENHO QUE ESTAR ONDE EU QUERO ESTAR: REFLEXÕES DE GÊNERO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM CRIAÇÕES DRAMATÚRGICAS E MONTAGENS CÊNICASpt_BR
dc.title.alternativeI HAVE TO BE WHERE I WANT TO BE: GENDER REFLECTIONS ON THE REPRESENTATION OF WOMEN IN DRAMATURGICAL CREATIONS AND STAGE PRODUCTIONSpt_BR
dc.title.alternativeTENGO QUE ESTAR DONDE QUIERO ESTAR: REFLEXIONES DE GÉNERO SOBRE LA REPRESENTACIÓN DE LAS MUJERES EN LAS CREACIONES DRAMATÚRGICAS Y LAS PRODUCCIONES ESCÉNICASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Mascarenhas, George-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2242471657037271pt_BR
dc.contributor.referee1Mascarenhas, George-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2242471657037271pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Antônia Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628pt_BR
dc.contributor.referee3Fagundes, Patrícia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4833760995067683pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929454298914862pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta discussões referentes às presenças de personagens mulheres e das mulheres nas criações de textos teatrais a partir de questionamentos de gênero embasados em perspectivas feministas. Ao longo do trabalho é discutida a seguinte questão: Como configurar estratégias de análise para peças teatrais e montagens cênicas que proponham a discussão e desconstrução de questões de gênero enquanto categoria de análise, considerando-se especialmente o modo como as mulheres são representadas artisticamente? Para tanto, são expostas pesquisas que apresentam desigualdade de gênero em diferentes linguagens artísticas, notadamente nas artes visuais e no cinema e, em outros países, também no teatro. Em seguida, é introduzido um breve estado da arte referente às produções acadêmicas de pesquisadoras brasileiras que, nas artes cênicas, abordam as questões de gênero, assim como são apresentas algumas obras artísticas e grupos teatrais que exploram essas temáticas na cidade de Salvador. Tendo em vista desenvolver critérios de análise para os espetáculos teatrais, é contextualizado e discutido o Teste de Bechdel-Wallace, que inspirou a criação do exercício-teste FariaVega. O Teste Faria-Vega consiste na proposição de um instrumento de análisecom caráter de jogo a ser aplicado em textos dramatúrgicos e espetáculos teatrais, tendo em vista contribuir para as discussões de gênero no teatro. O teste é aplicado nos textos dramatúrgicos Casa de Bonecas, As Velhas, Noivas, A Mulher Como Campo de Batalha e em três espetáculos selecionados, A Primeira Vista, Ânsia e Refazendo Salomé. As conclusões desse trabalho expõem ferramentas presentes nas epistemologias teatrais como dispositivos de desconstrução de dicotomias presentes nos paradigmas de gênero, apontando a importância da presença de mulheres e da atenção para o modo como estão as personagens mulheres estão representadas em cena.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
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