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Tipo: Tese
Título: Repercussões da fusão de grupos educacionais de ensino superior privado com fins lucrativos para qualidade acadêmica institucional
Título(s) alternativo(s): Repercussions of the merger of for-profit private higher education groups for institutional academic quality
Autor(es): Sasaki de Lucena, Keiko Carolina Moraes
Primeiro Orientador: Verhine, Robert Evan
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, Lys Maria Vinhaes
metadata.dc.contributor.referee2: Mota Junior, Antônio de Macêdo
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
metadata.dc.contributor.referee4: Rosa, Dora Leal
metadata.dc.contributor.referee5: Verhine, Robert Evan
Resumo: O presente trabalho questionou quais as repercussões de fusões e aquisições (F&A) envolvendo grupos do setor privado da Educação Superior brasileira na qualidade acadêmica das instituições contempladas. A análise teve foco no curso de Licenciatura em Pedagogia no período que marca a maior fusão já ocorrida no Brasil entre os grupos ANHANGUERA e KROTON (COGNA). No âmbito teórico, a análise é fundamentada nas contribuições de autores como: Verhine (2010,2018,2022,2023); Verhine & Dantas (2003, 2006, 2020, 2021); Ruas (2015); Morosoni (1999, 2001, 2008, 2009, 2014, 2016, 2017); Cunha (2017); Souza (2017); Santos (2010); Sampaio (2000, 2009, 2011); Oliveira (2009) Sguissardi (2008); Dias Sobrinho (2000,2003); Chaves (2010); CM Consultoria (2015); Hoper Consultoria (2021); Coelho (2023); Marques (2013); Dante (2014), CADE (2016); entre outros que problematizaram discussões sobre qualidade na Educação Superior, expansão e privatização da Educação Superior, fusões e aquisições nesse segmento, bem como políticas públicas que sustentaram esses processos. Ao longo do período analisado na pesquisa, foi evidente que as atividades econômicas priorizaram a busca pela eficiência operacional. Além disso, os esforços de expansão e consolidação do mercado tiveram impacto direto na qualidade acadêmica com resultados aquém do padrão aceitável pelos instrumentos regulatórios. Foi utilizada a Teoria Neoinstitucional de Scott (2014) como uma perspectiva para a análise dos dados. Essa teoria examina como as instituições de ensino são moldadas pelas normas e práticas do ambiente em que estão inseridas. Ela considera as fusões como fenômenos influenciados por diversas forças institucionais, incluindo normas e valores culturais, pressões regulatórias, competitivas e o fenômeno do isomorfismo. A pesquisa indica que após um processo de fusão, o grupo consolidador busca aumentar a velocidade de criação e incorporação de uma nova cultura, e o isomorfismo deixa de ser um processo para ser parte da estratégia organizacional. A metodologia da pesquisa emprega abordagem quantitativa para a análise do maior grupo econômico do setor, pesquisa exploratória, levantamento documental dos grupos ANHANGUERA e KROTON, utilização de indicadores de qualidade do INEP/MEC, bem como a criação de um Business Intelligence (BI) para análises comparativas pré e pós-fusão. Os resultados indicam que as fusões, embora inicialmente orientadas por objetivos econômicos e administrativos, acabam por ser moldadas e restringidas por forças institucionais mais amplas seguindo o isomorfismo mimético. Isso se manifesta na forma como as instituições fundidas se adaptam (ou não) às expectativas de qualidade e excelência acadêmica, que são parte integrante do ambiente educacional. Apesar do isomorfismo coercitivo e normativo latentes nesses processos, foi constatado o declínio dos resultados institucionais após as fusões, o que indica a priorização da eficiência operacional e a busca pela ampliação de mercado como uma prática incompatível com a política de qualidade normatizada pelo SINAES. Em última análise, os resultados, vistos por meio da lente da Teoria Neoinstitucional, sugerem que as fusões na Educação Superior devem ser cuidadosamente monitoradas. Isso ressalta a necessidade de políticas regulatórias e práticas de governança que garantam padrões mínimos de qualidade, salvaguardando, assim, o compromisso social da Educação Superior brasileira.
Abstract: This study questioned the repercussions of mergers and acquisitions (M&A) involving private sector groups in Brazilian Higher Education on the academic quality of the institutions involved. The analysis focused on the Pedagogy Bachelor's degree during the period marking the largest merger ever to occur in Brazil between the ANHANGUERA and KROTON (COGNA) groups. The theoretical framework drew on the contributions of authors such as Verhine (2010, 2018, 2022, 2023); Verhine & Dantas (2003, 2006, 2020, 2021); Ruas (2015); Morosoni (1999, 2001, 2008, 2009, 2014, 2016, 2017); Cunha (2017); Souza (2017); Santos (2010); Sampaio (2000, 2009, 2011); Oliveira (2009) Sguissardi (2008); Dias Sobrinho (2000, 2003); Chaves (2010); CM Consultoria (2015); Hoper Consultoria (2021); Coelho (2023); Marques (2013); Dante (2014), CADE (2016), among others, who discussed issues related to quality in Higher Education, expansion and privatization of Higher Education, mergers and acquisitions in this sector, as well as public policies supporting these processes. Throughout the research period, it was evident that economic activities prioritized the pursuit of operational efficiency. Additionally, efforts to expand and consolidate the market had a direct impact on academic quality, resulting in outcomes below the acceptable standard set by regulatory instruments. Scott's Neo-institutional Theory (2014) was employed as a perspective for data analysis, examining how educational institutions are shaped by the norms and practices of their environment. It considers mergers as phenomena influenced by various institutional forces, including norms, cultural values, regulatory pressures, competition, and the isomorphism phenomenon. The research indicates that after a merger process, the consolidating group seeks to increase the speed of creating and incorporating a new culture, and isomorphism ceases to be a process and becomes part of the organizational strategy. The research methodology employs a quantitative approach for the analysis of the largest economic group in the sector, exploratory research, documentary research of the ANHANGUERA and KROTON groups, the use of quality indicators from INEP/MEC, as well as the creation of Business Intelligence (BI) for pre and post-merger comparative analyses. The results indicate that mergers, although initially driven by economic and administrative objectives, end up being shaped and constrained by broader institutional forces following mimetic isomorphism. This is manifested in how merged institutions adapt (or not) to expectations of quality and academic excellence, which are integral to the educational environment. Despite the latent coercive and normative isomorphism in these processes, a decline in institutional outcomes after mergers was observed, indicating a prioritization of operational efficiency and market expansion incompatible with the quality policy standardized by SINAES. Ultimately, the results, viewed through the lens of Neo-institutional Theory, suggest that mergers in Higher Education must be carefully monitored. This underscores the need for regulatory policies and governance practices that ensure minimum quality standards, thus safeguarding the social commitment of Brazilian Higher Education.
Palavras-chave: Educação Superior
Fusão e Aquisição
Indicadores de qualidade
SINAES
Indicadores de qualidade em educação
Sistema de ensino - Avaliação
Ensino superior - Avaliação - Brasil
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39274
Data do documento: 6-Fev-2024
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