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dc.creatorSantos, Cleber Brito-
dc.date.accessioned2024-04-18T20:47:18Z-
dc.date.available2024-04-18-
dc.date.available2024-04-18T20:47:18Z-
dc.date.issued2023-09-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Cleber Brito. Determinação de vizinhança em rede veiculares AD HOC: uma análise dos tempos limite para entrega de mensagens. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Instituto de Computação, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Ba), 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39285-
dc.description.abstractNeighborhood detection in ad hoc vehicular networks involves determining neighboring vehicles for collaborative organization. This problem presents challenges to communication between vehicles in vehicular networks due to the dynamic nature of the network, which leads to unpredictable variations in the quality of the communication channel due to factors such as environmental conditions, interferences, and congestion. In this dissertation, we address the neighborhood detection between platoons in dynamic networks, facing challenges such as varied vehicle movements and building interferences. The platooning organization represents a relevant scenario for studying vehicular networks, as it brings benefits to traffic quality, such as fuel consumption reduction, traffic flow improvement, and increased safety. We have developed a basic communication protocol designed for communication between platoon leaders, which ensures mutual knowledge between them, enabling the exchange of essential information for neighborhood detection and collaborative operation of the platoons. We have verified the protocol using the PRISM model checker. Using this protocol, we conducted experiments to determine the required times that occur between the sending and receiving of messages exchanged between platoon leaders for neighborhood determination. We performed experiments on both reliable and unreliable channels and determined progress time bound through simulations using the VEINS framework, which integrates SUMO and OMNET++. The results of the experiments provided information about the progress time bound in various scenarios that can serve as a reference for the development of applications related to communication in VANETs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVANET (Redes ad-hoc veiculares)pt_BR
dc.subjectDetecção de vizinhançapt_BR
dc.subjectTempo limite de progressopt_BR
dc.subjectPelotão de veículospt_BR
dc.subjectProtocolo de comunicaçãopt_BR
dc.subjectVerificação de modelospt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação móvelpt_BR
dc.subject.otherVANET (Vehicular ad-hoc networks)pt_BR
dc.subject.otherNeighborhood Detectionpt_BR
dc.subject.otherProgress Time Boundpt_BR
dc.subject.otherPlatoonpt_BR
dc.subject.otherCommunication Protocolpt_BR
dc.subject.otherModel Checkingpt_BR
dc.subject.otherVehicular communication systemspt_BR
dc.titleDeterminação de vizinhança em rede veiculares ad hoc: uma análise dos tempos limite para entrega de mensagenspt_BR
dc.title.alternativeNeighborhood determination in ad hoc vehicular networks: an analysis of timeouts for message deliverypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Aline Maria Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0612005197639506pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sá, Alirio Santos de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8529510757160217pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Aline Maria Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0612005197639506pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Allan Edgard Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2901867166038988pt_BR
dc.contributor.referee3Sampaio, Leobino Nascimento-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1952937182023132pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018853544810290pt_BR
dc.description.resumoA detecção de vizinhança em redes veiculares ad hoc envolve a determinação de veículos vizinhos para uma organização colaborativa. Esse problema apresenta desafios em relação à comunicação entre veículos em redes veiculares devido à natureza dinâmica da rede, que provoca variações imprevisíveis na qualidade do canal de comunicação por conta de fatores, como condições ambientais, interferências e congestionamentos. Nesta dissertação, abordamos a detecção de vizinhança entre pelotões em redes dinâmicas, enfrentando desafios como a movimentação variada dos veículos e as interferências de edificações. A organização em pelotões representa um cenário relevante para o estudo em redes veiculares, uma vez que traz benefícios na qualidade do trânsito, como a redução do consumo de combustível, a melhoria do fluxo de tráfego e o aumento da segurança. Desenvolvemos um protocolo básico de comunicação, projetado para a comunicação entre líderes de pelotões, que garante o conhecimento mútuo entre eles, possibilitando a troca de informações essenciais para a detecção de vizinhança e o funcionamento colaborativo dos pelotões. Verificamos o protocolo utilizando o verificador de modelos PRISM. Utilizando este protocolo, realizamos experimentos para determinar os tempos necessários que ocorrem entre o envio e o recebimento de mensagens trocadas entre líderes de pelotões para a determinação de vizinhança. Realizamos experimentos em canais confiáveis e não confiáveis e determinamos tempos limite de progresso por meio de simulações utilizando o framework VEINS, que integra SUMO e OMNET++. Os resultados dos experimentos forneceram informações sobre os tempos limite de progresso em vários cenários que podem servir de referência para o desenvolvimento de aplicações relacionadas à comunicação em VANETs.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computação - ICpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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