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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39301
Tipo: | Tese |
Título: | O plano de ensino no trabalho pedagógico da educação básica do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural |
Autor(es): | Queiroz, Selidalva Gonçalves de |
Primeiro Orientador: | Taffarel, Celi Nelza Zulke |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gama, Carolina Nozella |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Fábio Josué Souza dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Casagrande, Nair |
metadata.dc.contributor.referee4: | Carvalho, Marize Souza |
metadata.dc.contributor.referee5: | Sa, Katia Oliver de |
Resumo: | Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e articulado à pesquisa matricial da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC), que consideram os eixos articuladores do conhecimento científico o trabalho pedagógico, a formação de professores, a produção de conhecimento e política pública. A problemática diz respeito ao plano de ensino e a tríade conteúdo-forma-destinatário. Especificamente delimitamos a pergunta científica sobre os fundamentos do plano de ensino, suas contradições e possibilidades superadoras, evidentes no município de Amargosa/Ba, no ano de 2022. O objetivo da investigação foi apresentar, a partir da análise dos fundamentos teóricos superadores das contradições enfrentadas pelos (as) professores (as) no trabalho pedagógico desenvolvido na educação básica do campo, do município de Amargosa-Ba, no ano de 2022, uma síntese do plano de ensino elaborado com base nos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Os procedimentos da pesquisa foram: a delimitação das fontes de dados, os instrumentos de investigação, a sistematização dos dados, levantados no município de Amargosa/Ba, na Rede Pública de Ensino, no ano de 2022. A análise dos dados considerou as orientações do método materialista histórico-dialético estabelecendo nexos e relações entre o lógico dos dados encontrados e o histórico. A investigação confirmou a seguinte tese: o trabalho pedagógico sistematizado no plano de ensino do município de Amargosa/Ba, no ano de 2022, apresenta fundamentos que superam as contradições como a negação de conteúdos, enfrentadas pelos(as) professores(as) da educação básica nas escolas do Campo, quanto a concepção de projeto histórico e de desenvolvimento humano, função social da escola do campo e, dentro dela, a concepção do trabalho pedagógico e de plano de ensino, valendo-se dos fundamentos e experiências acumulados pela Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural tratada no processo de formação continuada de professores, sob a responsabilidade da UFBA e da UFRB. Constatamos ainda, segundo os dados analisados que, para o efetivo desdobramento destes fundamentos no trabalho pedagógico é imprescindível: (01) consistente base teórica na formação inicial e continuada dos(as) professores(as); (02) a educação escolar enquanto necessidade vital para desenvolvimento humano; (03) a valorização do magistério; (04) domínio do conteúdo de ensino e (05) domínio na elaboração do planejamento pedagógico nas dimensões da tríade: conteúdo (que deve ser ensinado), forma (como deve ser ensinado) e destinatário (a quem deve ser ensinado), gradando por níveis de desenvolvimento e etapas de ensino o patrimônio cultural elaborado historicamente pela humanidade. |
Abstract: | This study is linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Faculty of Education of the Federal University of Bahia (FACED/UFBA) and articulated with the main research of the Line of Study and Research in Physical Education, Sport and Leisure (LEPEL ) and the Group of Studies and Research in Rural Education (GEPEC), which consider pedagogical work, teacher training, knowledge production and public policies as articulating axes of scientific knowledge. The problem concerns the teaching plan and the content – form – recipient triad. Specifically, we delimited the scientific question about the foundations of the teaching plan, its contradictions and possibilities for overcoming, evident in the municipality of Amargosa/Ba, in the year 2022. The objective of the investigation was to present, based on the analysis of the theoretical foundations that overcome the contradictions faced by teachers in the pedagogical work developed in rural basic education, in the municipality of Amargosa-Ba, in the year 2022, a synthesis of the teaching plan prepared based on the foundations of Historical-Critical Pedagogy and Historical Pedagogy Cultural Psychology. The research procedures were: delimitation of data sources, research instruments, systematization of data, collected in the municipality of Amargosa/Ba, in the Public Education Network, in the year 2022. Data analysis considered the guidelines of historical-dialectic approach. materialist method establishing links and relationships between the logic of the data found and history. The investigation confirmed the following thesis: the pedagogical work systematized in the teaching plan of the municipality of Amargosa/Ba, in the year 2022, presents foundations that overcome contradictions such as the denial of content, faced by basic education teachers in rural schools, in which concerns the conception of a historical and human development project, the social function of the rural school and, within it, the conception of pedagogical work and the teaching plan, drawing on the foundations and experiences accumulated by Historical Pedagogy -Critical and by Historical-Cultural Psychology treated in the process of continuing teacher training, under the responsibility of UFBA and UFRB. We also verified, according to the data analyzed, that, for the effective implementation of these fundamentals in pedagogical work, it is essential: (01) consistent theoretical basis in the initial and continuing training of teachers; (02) school education as a vital need for human development; (03) the valorization of teaching; (04) mastery of teaching content and (05) mastery of preparing pedagogical planning in the triad dimensions: content (what should be taught), form (how it should be taught) and recipient (to whom it should be taught), classification by levels of development and stages of teaching the cultural heritage historically created by humanity. |
Palavras-chave: | Pedagogia histórico- crítica Psicologia. Perspectiva histórico-cultural Educação no campo Trabalho pedagógico Plano de ensino |
CNPq: | Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39301 |
Data do documento: | 22-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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