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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Janara Luiza Paiva Botelho-
dc.date.accessioned2024-04-26T13:15:27Z-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2024-04-26T13:15:27Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39311-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.title“Estou por um triz de dar passos atrás”: os dilemas da coordenadora pedagógica da Escola Kimimo Boa Vista– Seabra/BA – frente à concepção de alfabetização na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Zen, Giovana Cristina-
dc.contributor.referee1Zen, Giovana Cristina-
dc.contributor.referee2Augusto, Silvana de Oliveira-
dc.contributor.referee3Sá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.creator.Lattes7519590482420783pt_BR
dc.description.resumoEste Projeto de Intervenção representa os resultados da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da UFBA. Esta investigação buscou compreender como a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista, localizada em Seabra/BA, pode, em meio aos seus vários dilemas profissionais, contribuir com a ressignificação das práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil, potencializando o direito das crianças de interagir de forma significativa com a escrita, compreendendo seus usos e funcionamentos. Por meio desse tema, a pesquisa objetivou investigar as relações entre a formação continuada de docentes e o trabalho pedagógico realizado em sala de aula no marco da perspectiva construtivista psicogenética. A investigação assume o método da pesquisa-formação considerando a sistemática da produção e análise de dados. A pesquisa qualitativa, na perspectiva da pesquisa-formação, oportunizou a produção minuciosa das informações, considerando que os dados recolhidos foram imprescindíveis para compreender a relação entre formação continuada, Alfabetização e Educação Infantil. Para apoiar a investigação qualitativa, foram adotados como procedimentos de produção as narrativas das participantes. Desse modo, os pressupostos metodológicos da pesquisa-formação puderam contribuir com a análise dos relatos de experiência das professoras por considerar o ato de narrar como lugar privilegiado para acompanhar os saberes, os avanços, os desafios e as dúvidas, e assim poder entender até que ponto formação e prática se encontravam. As interpretações advindas da análise desses instrumentos evidenciaram que o processo formativo das professoras, responsabilidade principal da coordenadora, possibilita a ambas – coordenadora e professora – avanços em seus saberes frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil alinhada ao ingresso das crianças nas culturas do escrito, por meio das práticas sociais nas quais ler e escrever faz parte do comportamento das pessoas. Além disso, permitiu compreender também que os processos de profissionalização da coordenadora pedagógica e das professoras são marcados por dilemas que existem no campo educacional e precisam ser discutidos e debatidos, dentre estes o da própria concepção de Alfabetização e da polêmica que envolve essa discussão na Educação Infantil. Por meio dessa investigação foi elaborado o produto de intervenção articulado teórico e metodologicamente a esta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
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dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.courseLETRAS - PORTUGUÊSpt_BR
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