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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, René dos Santos Nobre de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T13:21:16Z | - |
dc.date.available | 2024-04-30 | - |
dc.date.available | 2024-04-30T13:21:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39332 | - |
dc.description.abstract | This master's thesis deals with an analysis of the representation of "caipira" music in the works of contemporary "violeiros" (Brazilian folk guitarists), aiming to investigate how their songs express the cultural elements that are part of the rural tradition, specifically within the interior of Minas Gerais. To achieve this objective, we discuss, in the first chapter, a brief history of "caipira" music from its Iberian origins to its establishment as a musical genre through the phonographic industry. In the second chapter, we explore the establishment of the research field of Sociology of Music and Tradition, where our work is situated. In the third chapter, we engage in a discussion of the "caipira" genre, seeking to understand, through the albums "Louvação" by Chico Lobo, "Lume" by Wilson Dias, and "Terra boa" by Pereira da Viola, the thematic elements that characterize them as "caipira" music. Finally, the sociological analysis of these songs was conducted using the method of musical decomposition. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da música | pt_BR |
dc.subject | Música de viola | pt_BR |
dc.subject | Cultura campesina | pt_BR |
dc.subject | Música caipira | pt_BR |
dc.subject | Violeiros contemporâneos | pt_BR |
dc.subject.other | sociology of music | pt_BR |
dc.subject.other | folk guitar music | pt_BR |
dc.subject.other | rural culture | pt_BR |
dc.subject.other | "caipira" music | pt_BR |
dc.subject.other | contemporary "violeiros" | pt_BR |
dc.title | A música é de viola a representação caipira na obra de Chico Lobo, Wilson Dias e Pereira da Viola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia da música | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia da Arte | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia da Cultura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Câmara, Antônio da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4868229187967997 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardel, Lídia Maria Pires Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8861667951753448 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Arantes, Rafael de Aguiar | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9187555671886787 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Câmara, Antônio da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4868229187967997 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0593378696446743 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado analisa a representação da música caipira na obra de violeiros contemporâneos, investigando como as suas canções exprimem os elementos culturais que fazem parte de tradição rural, especificamente do interior de Minas Gerais. Para alcançar este objetivo, traça uma breve história da música caipira, desde suas origens ibéricas até sua constituição como gênero musical por meio da indústria fonográfica; discorre sobre a constituição do campo de pesquisa da Sociologia da música e sua relação com a tradição, na qual o nosso trabalho encontra-se situado; e, por fim, analisa o gênero da música caipira, buscando entender, por meio dos discos Louvação, de Chico Lobo, Lume, de Wilson Dias, e Terra boa, de Pereira da Viola, os elementos temáticos que caracterizam esta música. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.relation.references | ADORNO, Theodor, Introdução a Sociologia da Música, 12°. Ed. Unesp, 2009 ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional 1. 3. ed. Martins Fontes. 2004 ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional 2. 3. ed. Martins Fontes. 2004 ARAÚJO, Alceu Maynard. Cultura Popular Brasileira. Martins Fontes; 2ª Edição ANDRADE, M.C. Cultura e Tradição Camponesa. In: KOSMINSKY, E.V. (org). Agruras e prazeres de uma pesquisadora: Ensaios sobre a sociologia de Maria Isaura Pereira de Queiroz. Marília: Unesp Marília Publicações; São Paulo: FAPESP, P. 113-124. ANDRADE, Mário de. Música e Feitiçaria no Brasil. Ed. Itatiaia, 2006. ANDRADE, Mário de Ensaio Sobre a Música Brasileira. Ed.4. Itatiaia, 2006 BRAZ da viola, Manual do Violeiro. São Paulo: Ricordi, 1997. BOSI, Alfredo (org.) Cultura Brasileira: Temas e situações. 4° ed. São Paulo. Ática, 2006. BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. 4° ed. São Paulo. Companhia das Letras. 1992. BOURDIEU, Pierre. O poder Simbólico. Portugal. 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dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCS) |
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