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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39338
Tipo: | Dissertação |
Título: | A prática pedagógica na educação infantil no cenário pandêmico da covid-19 no município de São Gonçalo dos Campos-Bahia |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical practice in early childhood education in the covid-19 pandemic scenario in the municipality of São Gonçalo dos Campos-Bahia |
Autor(es): | Sousa, Brenda Pereira de |
Primeiro Orientador: | Dazzani, Maria Virginia Machado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Verônica Gomes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Zen, Giovana Cristina |
metadata.dc.contributor.referee3: | Dazzani, Maria Virginia Machado |
Resumo: | A pandemia da Covid-19, com início em 2020, tornou-se um marco histórico mundial, impactando a vida de milhares de pessoas, em diversos setores de trabalho e de prestação de serviços. Com a disseminação do novo coronavírus, medidas de isolamento social precisaram ser tomadas com a finalidade de prevenir a propagação do vírus. No segmento da educação a medida imediata foi o fechamento das instituições de ensino, suspendendo as aulas e atividades presenciais. A princípio, a sociedade não tinha a noção do impacto que essa pandemia causaria na vida do ser humano, acreditando que a situação não se estenderia por muito tempo. No entanto, com o avanço da Covid-19 a comunidade escolar precisou repensar a educação para além dos muros da escola, a fim de dar continuidade aos processos educativos, sendo a Educação um direito assegurado pela Constituição de 1988. Diante da situação pandêmica vivenciada pela comunidade escolar, surge o interesse em contribuir com as discussões acerca da prática pedagógica na Educação Infantil durante a pandemia da Covid-19. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar como professores(as) da Educação Infantil desenvolveram a sua prática pedagógica no contexto da pandemia da Covid-19. A discussão foi explorada por meio de três eixos: I - Funcionamento pedagógico em escola regular de educação infantil: políticas, cenário da Covid-19 e relatos; II - O desenvolvimento das ações pedagógicas na pandemia: as recomendações do município de São Gonçalo dos Campos, as experiências e as práticas construídas; III - Os desafios e estratégias de enfrentamento no desenvolvimento da prática pedagógica na educação infantil durante a pandemia da Covid-19. Foi realizada a pesquisa de campo do tipo qualitativa, através de grupo focal, com 10 professoras, e entrevista compreensiva com 3 destas professoras, além de entrevistas com 2 supervisoras pedagógicas que atuaram em São Gonçalo dos Campos/Ba (município selecionado) no período pandêmico. Os primeiros resultados das análises do grupo focal e das entrevistas compreensivas demonstram os impactos no contexto escolar, trazidos pela pandemia, que afetaram diretamente na vida pessoal e profissional das participantes da pesquisa, além das crianças e seus familiares, como citado pelas professoras, ocasionando consequências no processo ensino-aprendizagem. Foram indicados os desafios e as dificuldades na reorganização da prática pedagógica a partir da utilização de recursos e ferramentas tecnológicas e estratégias pedagógicas condizentes com o ensino remoto. Diante das análises sobre os resultados obtidos foi possível constatar que a prática pedagógica desenvolvida pelas professoras da educação infantil no período pandêmico considerou em parte as recomendações apresentadas pelo Conselho Nacional de Educação, estabelecidas pelo Parecer nº 5/2020, e se manteve crítica em relação à Educação Infantil. |
Abstract: | The Covid-19 pandemic, which began in 2020, has become a global milestone, impacting the lives of thousands of people in various sectors of work and service provision. With the spread of the new coronavirus, social isolation measures had to be taken in order to prevent the spread of the virus. In the education sector, the immediate measure was to close educational institutions, suspending classes and face-to-face activities. At first, society had no idea of the impact this pandemic would have on human life, believing that the situation would not last long. However, with the advance of Covid-19, the school community had to rethink education beyond the school walls, in order to continue the educational processes, with education being a right guaranteed by the 1988 Constitution. In view of the pandemic situation experienced by the school community, there is an interest in contributing to discussions about pedagogical practice in Early Childhood Education during the Covid-19 pandemic. In this sense, the general objective of this study was to analyze how Early Childhood Education teachers developed their pedagogical practice in the context of the Covid-19 pandemic. The discussion was explored through three axes: I - Pedagogical functioning in a regular early childhood education school: policies, the Covid-19 scenario and reports; II - The development of pedagogical actions in the pandemic: the recommendations of the municipality of São Gonçalo dos Campos. III - The challenges and coping strategies in the development of pedagogical practice in early childhood education during the Covid-19 pandemic. Qualitative field research was carried out through focus groups with 10 teachers and comprehensive interviews with 3 of them, as well as interviews with 2 pedagogical supervisors who worked in São Gonçalo dos Campos/Ba (the selected municipality) during the pandemic period. The first results of the focus group analysis and comprehensive interviews show the impacts of the pandemic on the school context, which directly affected the personal and professional lives of the research participants, as well as the children and their families, as mentioned by the teachers, causing consequences for the teaching-learning process. The challenges and difficulties in reorganizing teaching practice based on the use of technological resources and tools and teaching strategies consistent with remote teaching were pointed out. In view of the analysis of the results obtained, it was possible to see that the pedagogical practice developed by early childhood education teachers in the pandemic period partly considered the recommendations presented by the National Education Council, established by Parecer nº 5/2020, and remained critical in relation to Early Childhood Education. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Prática Pedagógica Pandemia Covid-19 |
CNPq: | Ciências humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | EDUFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39338 |
Data do documento: | 28-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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