Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Cristiane Raposo-
dc.date.accessioned2024-05-06T19:50:03Z-
dc.date.available2024-04-10-
dc.date.available2024-05-06T19:50:03Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39344-
dc.description.abstractThis research reflects on the theater classes at Escola Municipal Casa da Amizade, in inclusive elementary school classes, through my experience as a deaf theater teacher and artist, in the development and application of accessible theater classes, methodological approach to teaching that considers the inclusion of all bodies in the perspective of understanding the processes of cognitive and social development, guided by the principle of indivisibility of body/mind. It addresses education for children with Specific Educational Needs, playfulness, games and sensitive mediation in theater class experiences. It encourages discussion about the educational process accessible to all bodies, which respects individual cognitive and expressive particularities, and also analyzes the application of practical research in theater classes during remote teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de teatropt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherTheater Teachingpt_BR
dc.subject.otherInclusive educationpt_BR
dc.subject.otherDeafnesspt_BR
dc.subject.otherGamespt_BR
dc.subject.otherElementary Educationpt_BR
dc.titleAulas de teatro acessíveis: uma proposta para todos os corpospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Stênio José Paulino-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira Junior, Celso de Araújo-
dc.contributor.referee1Soares, Stênio José Paulino-
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Celso de Araújo-
dc.contributor.referee3Oliveira, Victor Hugo Neves de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6328344392162430pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa reflete sobre as aulas de teatro da Escola Municipal Casa da Amizade, em turmas inclusivas do ensino fundamental I, através da minha experiência enquanto artista professora de teatro surda. Discorre sobre o desenvolvimento e aplicação das aulas de teatro acessíveis, abordagem metodológica de ensino que considera a inclusão de todos os corpos na perspectiva de entendimento dos processos de desenvolvimento cognitivos e social, amparada pelo princípio da indivisibilidade do corpo/mente, assim como dialoga com a metodologia do Corpo-testemunha, para estabelecer uma epistemologia do saber por meio do corpo. Essa dissertação trata da educação para crianças com Necessidades Educacionais Especiais, da ludicidade, dos jogos e da mediação sensível nas experiências da aula de teatro. O texto discute sobre o processo educacional acessível a todos os corpos, que respeita as particularidades cognitivas e expressivas individuais, e ainda analisa a aplicação de pesquisa prática nas aulas de teatro durante o ensino remoto.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (ProfArtes)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Raposo Costa - dissertação.pdfDissertação1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.