Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVenas, Fabiana Moreira-
dc.date.accessioned2024-05-16T13:21:10Z-
dc.date.available2024-05-11-
dc.date.available2024-05-16T13:21:10Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39369-
dc.description.abstractThis research aims at discussing the theme of Life Project (PV in its Portuguese acronym) at school, on the one hand, considering the studies by the philosopher Paul Ricoeur on narrative identity, and on the other, based on field research carried out with students from the Sate College Georgina de Mello Erismann, located in Feira de Santana, Bahia. According to Ricoeur (2016), we understand ourselves through the narrative of our life story, which reveals our identity, which May integrate changes and is constructed in a way linked to the plot of our story. This narrative develops over time, connecting what we know from the past with our actions in the present and projections we make for the future. Field research sought to understand the students’ viewpoint regarding their participation in activities related to their Life Project. At this stage in the research, meetings of the Writings of Self workshop were observed, held within the scope of PV, which developed activities linked to subjectivity. Furthermore, interviews with ten student participants were used for data collection. The workshop lasted eight meetings, in which understanding oneself and interaction with others in the constitution of oneself were emphasized. Finally, this study highlights that Life Project approach at school needs to be further discussed, and seeks to make its contribution, dialoguing with Paul Ricoeur’s conception of narrative identity. From that, it is argued that Life Project, due to the theme breadth, which is related to the subjects’ life history in its entirety, cannot be condensed into a curricular component, as it permeates school education in its completeness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação- aspectos sociaispt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectTrajetórias de vidapt_BR
dc.subjectRioceur, Paulpt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subject.otherEducation- social aspectspt_BR
dc.subject.otherNarrativespt_BR
dc.subject.otherSchoolingpt_BR
dc.subject.otherSchoolingpt_BR
dc.subject.otherLife trajectoriespt_BR
dc.titleProjeto de vida na escola: compreensão de si e projeção de novas narrativaspt_BR
dc.title.alternativeLife project at school: understanding oneself and projecting new narrativespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Vanessa Sievers de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0114320385500004pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Vanessa Sievers de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0114320385500004pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Alessandra Carbonero-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239777139959916pt_BR
dc.contributor.referee3Fanizzi, Caroline-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4764469837158848pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5796615016280282pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo discutir a temática do projeto de vida (PV) na escola, por um lado, à luz de estudos do filósofo Paul Ricoeur acerca da identidade narrativa, e por outro, a partir de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do Colégio Estadual Georgina de Mello Erismann, situado em Feira de Santana, na Bahia. De acordo com Ricoeur (2016), compreendemo-nos por meio da narrativa da nossa história de vida, a qual revela a nossa identidade, que é capaz de integrar mudanças e se constrói de forma atrelada ao enredo da nossa história. Essa narrativa se desenvolve no tempo, conectando o que sabemos do passado com as nossas ações do presente e as projeções que fazemos para o futuro. A pesquisa de campo buscou conhecer o ponto de vista dos estudantes acerca de sua participação em atividades relacionadas ao projeto de vida. Nessa etapa da pesquisa, foram observados os encontros da oficina Escritas de Si, realizados no âmbito do PV, a qual desenvolveu atividades ligadas à subjetividade. Além disso, foram utilizadas, para coleta de dados, entrevistas com dez estudantes participantes. A oficina teve a participação de estudantes do Ensino Médio e teve duração de oito encontros, nos quais foram enfatizadas a compreensão de si e a interação com o outro na constituição de si. Por fim, este estudo ressalta que a abordagem do PV na escola precisa ser mais discutida, e busca dar a sua contribuição, dialogando com a concepção de identidade narrativa de Paul Ricoeur. A partir disso, sustenta que o PV, devido à amplitude da temática, que se relaciona com a história de vida dos sujeitos em sua completude, não pode ser condensado em um componente curricular, já que perpassa a formação escolar como um todo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Moreira venas. Dissertação de mestrado.pdfDissertação. Fabiana1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.