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Tipo: Dissertação
Título: Mapeamento de competências empreendedoras: protagonismo juvenil no turismo comunitário de alagados (ACTOUR) na Península de Itapagipe
Título(s) alternativo(s): Mapping entrepreneurial skills: youth leadership in community wetland tourism (ACTOUR) on the Itapagipe Peninsula
Autor(es): Lima, Edvânia Soraia Silva
Primeiro Orientador: Waiandt, Claudiani
metadata.dc.contributor.referee1: Waiandt, Claudiani
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Manuela Ramos da
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Bárbara Maria Dultra
metadata.dc.contributor.referee4: Krieger, Morgana Gertrudes Martins
Resumo: O mapeamento de competências empreendedoras é uma prática fundamental para o desenvolvimento educacional e profissional de jovens que realizam atividades de turismo em coletivos da organização da sociedade civil na periferia de grandes centros. Buscando compreender este tema realizou-se uma pesquisa e desenvolvimento na ACTOUR, coletivo que faz parte da REPROTAI, localizada na Península Itapagipana em Salvador, BA. Esse território possui 14 bairros com potencial para o turismo comunitário, no entanto, é marcado historicamente pela desigualdade social e racial, apesar do enfrentamento da comunidade. A gestão social enquanto princípio para o desenvolvimento territorial foi a teoria fundamental para estudar as competências empreendedoras que emergem do protagonismo juvenil a partir das ações de turismo comunitário no território. Assim, o objetivo foi mapear as competências empreendedoras a partir de ações de turismo de base comunitária na Península de Itapagipe protagonizadas por jovens. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio do estudo de caso único, cuja pesquisadora atuou como observadora não-participante, além de entrevista com jovens e gestores e análise documental. Verificou-se que as 15 competências listadas pelo EntreComp (2016) foram encontradas em certa medida nas ações de formação desenvolvidas pelo ACTOUR; destacando-se na área de “Ideias e Oportunidades”: identificar oportunidades e visão; pensamento ético e sustentável; criatividade; e, valorizar ideias; na área de “Recursos”: motivação e perseverança; autoeficácia e autoeficiência; e, mobilizar terceiros; letramento financeiro e econômico; e, mobilizar recursos; na área de “Ação”: trabalhar com outros; tomar a iniciativa e lidar com a incerteza; ambiguidade e riscos; e, planejar e gerir. Os resultados apontaram que as competências empreendedoras na ACTOUR emergem pela experiência aliada com conhecimentos ofertados pelo coletivo de forma compartilhada e dialógica com diversos atores sociais e parcerias do território, rompendo com o tradicional ensino bancário no processo de mapeamento de competências empreendedoras.
Abstract: Mapping entrepreneurial skills is a fundamental practice for the educational and professional development of young people who carry out tourism activities in civil society organization collectives on the outskirts of large centers. Seeking to understand this topic, research and development was carried out at ACTOUR, a collective that is part of REPROTAI, located on the Itapagipana Peninsula in Salvador, BA. This territory has 14 neighborhoods with potential for community tourism, however, it is historically marked by social and racial inequality, despite the community's confrontation. Social management as a principle for territorial development was the fundamental theory to study the entrepreneurial skills that emerge from youth protagonism through community tourism actions in the territory. Thus, the objective was to map entrepreneurial skills based on community-based tourism actions in the Itapagipe Peninsula led by young people. Qualitative research was carried out through a single case study, with the researcher acting as a non-participant observer, in addition to interviews with young people and managers and documentary analysis. It was found that the 15 skills listed by EntreComp (2016) were found to a certain extent in the training actions developed by ACTOUR; standing out in the area of “Ideas and Opportunities”: identifying opportunities and vision; ethical and sustainable thinking; creativity; and, valuing ideas; in the “Resources” area: motivation and perseverance; self-efficacy and self-efficiency; and, mobilize third parties; financial and economic literacy; and, mobilize resources; in the “Action” area: working with others; take the initiative and deal with uncertainty; ambiguity and risks; and, plan and manage. The results showed that entrepreneurial skills at ACTOUR emerge through experience combined with knowledge offered by the collective in a shared and dialogical way with various social actors and partnerships in the territory, breaking with traditional banking teaching in the process of mapping entrepreneurial skills.
Palavras-chave: Competências Empreendedoras
Protagonismo Juvenil
Península de Itapagipe/BA
Turismo Comunitário
Gestão Social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39385
Data do documento: 27-Fev-2024
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