Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Mateus Barbosa-
dc.date.accessioned2024-06-05T17:16:40Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-06-05T17:16:40Z-
dc.date.issued2023-07-18-
dc.identifier.citationMACHADO, Mateus Barbosa. IC-Requests: um sistema sensível ao contexto para suporte a solicitações acadêmicas. 2024. 48 f. TCC (Graduação em Ciência da Computação) Instituto de Computação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39401-
dc.description.abstractMany academic institutions offer different types of services to the academic community through requests, protocols or requirements. Often, the use of these services involves filling out documents by hand, excessively exchanging emails, or accessing confusing systems, with bad usability and few features. At the Institute of Computing at the Federal University of Bahia (IC-UFBA), students, collegiate coordinators and administrative technicians experience similar problems in the process of academic requests. In this sense, this work studies the modeling and development of a context-sensitive Web system to facilitate the realization and follow-up of academic requests by IC-UFBA students. The system also seeks to assist the collegiate bodies of the Institute of Computing and the administrative staff of the IC-UFBA Graduation Service Center (CEAG-IC) in managing these requests, through an administrative panel with different resources. The use of context-sensitive resources allows the system to intelligently support users in carrying out their tasks, without the need to intervene too much in the system to indicate settings and preferences. The development of the system was carried out in different stages, which involve: an exploratory study with research in the literature, survey of perceptions about the current state of the requests process at IC-UFBA and application of a questionnaire to 52 students; prototyping and modeling context-sensitive features; and system implementation. Finally, the system was evaluated with 16 students in a Human-Computer Interaction (HCI) class at UFBA. The analysis of the results indicated that the system has good usability and mitigates some of the main problems reported.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas gerenciaispt_BR
dc.subjectSolicitações acadêmicaspt_BR
dc.subjectSistema webpt_BR
dc.subjectSistemas sensíveis ao contextopt_BR
dc.subject.otherManagement systemspt_BR
dc.subject.otherAcademic requestspt_BR
dc.subject.otherWeb systemspt_BR
dc.subject.otherCbbbbontext-aware systemspt_BR
dc.titleIC-Requests: um sistema sensível ao contexto para suporte a solicitações acadêmicaspt_BR
dc.title.alternativeIC-Requests: a context-aware system for supporting academic requestspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Vaninha Vieira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7992586996463223pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Vaninha Vieira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7992586996463223pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Rodrigo Rocha Gomes e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7697794806460975pt_BR
dc.contributor.referee3Durão, Frederico Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271096128174325pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3106498310699177pt_BR
dc.description.resumoAs instituições de ensino oferecem diferentes tipos de serviços para a comunidade acadêmica por meio de solicitações, protocolos ou requerimentos. Muitas vezes, a utilização desses serviços envolve o preenchimento de documentos à mão, troca excessiva de e-mails, ou acesso a sistemas confusos, com baixa usabilidade e poucas funcionalidades. No Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (IC-UFBA), discentes, coordenadores de colegiados e técnicos administrativos passam por problemas semelhantes no processo de solicitações acadêmicas. Nesse sentido, este trabalho estuda a modelagem e o desenvolvimento de um sistema Web sensível ao contexto para facilitar a realização e o acompanhamento de solicitações acadêmicas pelos alunos do IC-UFBA. O sistema também busca auxiliar os colegiados do Instituto de Computação e o corpo administrativo do Centro de Atendimento à Graduação do IC-UFBA (CEAG-IC) no gerenciamento dessas solicitações, por meio de um painel administrativo com diferentes funcionalidades. O uso de recursos sensíveis ao contexto permite ao sistema apoiar os usuários de forma inteligente na realização das suas tarefas, sem a necessidade de intervir em demasia no sistema para indicar configurações e preferências. O desenvolvimento do sistema foi realizado em diferentes etapas, que envolvem: um estudo exploratório com pesquisa na literatura, levantamento de percepções sobre o estado atual do processo de solicitações no IC-UFBA e aplicação de questionário para 52 alunos; prototipação e modelagem dos recursos sensíveis ao contexto; e implementação do sistema Web. Por fim, o sistema foi avaliado com 16 alunos em uma turma de Interação Humano-Computador (IHC) da UFBA. A análise dos resultados indicou que o sistema tem uma boa usabilidade e mitiga alguns dos principais problemas relatados.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computação - ICpt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseCIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciência da Computação (IC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mateus Machado - TCC - Graduação.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.