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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Gabriel Lopes-
dc.date.accessioned2024-06-14T16:47:03Z-
dc.date.available2023-05-30-
dc.date.available2024-06-14T16:47:03Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39418-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da UFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero Currículo.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleQuem cabe na educação? Um debate na encruzilhada entre dissidências de gênero e trajetórias escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Anderson Fontes Passos-
dc.contributor.referee1Sotero, Edilza Correia-
dc.contributor.referee2Jesus, Marta Licia Teles Brito de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5737483045025139pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho compreende uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, que busca aprofundar a compreensão das experiências de pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis) na educação formal. A escolha pela abordagem qualitativa considera a sala de aula como um espaço de possibilidades e transformação, destacando a importância de uma educação crítica. Objetivando, não apenas, confirmar a existência da transfobia no percurso educacional das pessoas trans, mas sim aprofundar a compreensão dos processos psico-sociais em suas trajetórias escolares, bem como, debater aspectos sócio-culturais do acesso e permanência de pessoas trans na educação formal e problematizar estratégias de permanência para pessoas Trans na educação formal. Para alcançar esses objetivos, foram realizados levantamentos bibliográficos em bases de dados do SciELO, abrangendo o período de 2015 a 2020, entendendo esse período como momento histórico de ascensão de uma agenda anti-gênero no Brasil. Esses artigos foram separados em três categorias de análise: "Escola como produtora de Gênero", "Pedagogias Emancipatórias de Gênero e Sexualidade" e "Estratégias para Permanência de Dissidentes". Adoto ainda a escrita femista em primeira pessoa, pois reconheço a importância da subjetividade na construção do conhecimento. Essa escolha também reflete minha identidade como pesquisador, um corpo dissidente, preto, não-binárie e periférico, é a reafirmação da transgressão queer à norma, ao me colocar como sujeito ativo, que reivindica voz e perspectiva em um contexto em que as vozes dissidentes muitas vezes são silenciadas. Meu estudo revelou por sua vez a importância de repensar os currículos e as estratégias pedagógicas para que a diversidade não seja apenas nomeada, classificada, mas sim problematizada.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesLIMA, Gabriel Lopes. Quem cabe na educação? Um debate na encruzilhada entre dissidências de gênero e trajetórias escolares. 2023. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2023.pt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIA - NOTURNOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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