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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39436
Tipo: | Dissertação |
Título: | A escrita como prática social de linguagem: ensino e concepções docentes no curso de meio ambiente do IFBA |
Autor(es): | Silva, Amanda Santos |
Primeiro Orientador: | Moraes, Giselly Lima de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moraes, Giselly Lima de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Arapiraca, Mary de Andrade |
metadata.dc.contributor.referee3: | Beltrão, Lícia Maria Freire |
Resumo: | Este trabalho visa contribuir para a ampliação das discussões sobre o ensino da produção textual no Ensino Médio, a partir da análise das concepções teóricas docentes na relação com suas vivências e práticas no Curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e ainda sobre as implicações do caráter profissionalizante da educação empreendida para a formação do sujeito escritor. A partir da perspectiva sociointeracionista da linguagem, analisou-se de que forma os dados produzidos aproximam-se ou não das discussões interacionistas sobre a linguagem observadas nos documentos oficiais de educação (LDB, PCN e BNCC), assim como do próprio Programa Político Curricular (PPC) do curso de Meio Ambiente do IFBA. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa com o uso de entrevista semiestruturada para ouvir as professoras da instituição atuantes no curso integrado de Meio Ambiente sobre quais concepções teóricas e direcionamentos práticos orientam as próprias discussões e atividades de produção textual em sala de aula. A análise dos dados se deu por meio de uma leitura polissêmica, priorizando uma reflexão que considerou os sentidos construídos pelo sujeito professor, suas escolhas dentro dos processos sociais no ambiente escolar e fora dele. O tema foi abordado a partir de teóricos que discutem a língua, mais precisamente a escrita, como atividade de interação social, para nortear as etapas de pesquisa e possibilitar uma análise coerente com o proposto pelos objetivos. Entre estes: Antunes, 2003; Bronckart, 1999; Bakhtin, 1982, 2000; Camps, 2006; Geraldi, 1998; Koch, 2006, 2007; Koch; Elias, 2010; Marcuschi, 2001, 2008; Orlandi, 1996; E Val, 2016 que foram fundamentais para a compreensão da escrita relacionada ao ensino de língua portuguesa, às mudanças nas concepções de língua ao longo das décadas, aos estudos de gêneros do discurso, às práticas sociais e linguísticas e outras discussões que se desdobraram. A partir desta base teórica, percebeu-se que os docentes estão conscientes da necessidade de promover uma escrita socialmente situada e com práticas voltadas a um ensino com características interacionistas no campo da linguagem, mas ainda com muitos desafios para construir uma prática efetiva, relatando dificuldades em relação à carga-horária, ao ensino integrado de Língua Portuguesa, às questões socioeconômicas e outros pormenores, que ainda inviabilizam uma escrita escolar como que promova aprendizagens voltadas para as diversas situações comunicativas relacionadas ao contexto sociais e ao campo profissional no curso de Meio Ambiente do IFBA. |
Abstract: | This work aims to contribute to the expansion of discussions on teaching textual production in High School, based on the analysis of teachers' theoretical conceptions in relation to their experiences and practices in the Technical Course in Environmental Management at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Bahia. It also addresses the implications of the professionalizing nature of education for the formation of the writing subject. From the socio-interactionist perspective of language, we analyzed how the data produced either align or diverge from interactionist discussions on language observed in official education documents (LDB, PCN, and BNCC), as well as in the Curriculum Political Program (PPC) of the Environmental Management course at IFBA. To achieve this, we opted for a qualitative research approach using semi-structured interviews to gather insights from the teachers actively engaged in the integrated Environmental Management course about their theoretical conceptions and practical guidelines that guide discussions and textual production activities in the classroom. Data analysis was conducted through a polysemic reading, prioritizing a reflection that considered the meanings constructed by the teacher, their choices within social processes in the school environment and beyond. The theme was approached based on theorists who discuss language, specifically writing, as a social interaction activity, guiding the research stages and enabling an analysis coherent with the proposed objectives. Among them: Antunes, 2003; Bronckart, 1999; Bakhtin, 1982, 2000; Camps, 2006; Geraldi, 1998; Koch, 2006, 2007; Koch; Elias, 2010; Marcuschi, 2001, 2008; Orlandi, 1996; and Val, 2016, who were fundamental in understanding writing related to Portuguese language teaching, changes in language conceptions over decades, discourse genre studies, social and linguistic practices, and other unfolding discussions. From this theoretical foundation, it was observed that the teachers are aware of the need to promote socially situated writing and practices geared towards teaching with interactionist characteristics in the field of language. However, there are still many challenges in building effective practices, with reported difficulties regarding workload, integrated Portuguese language teaching, socio-economic issues, and other details that still hinder school writing that promotes learning for various communicative situations related to social contexts and the professional field in the Environmental Management course at IFBA. |
Palavras-chave: | Produção textual na educação básica Sociointeracionismo Prática Pedagógica Educação - Aspectos sociais Produção de textos Linguagem - Escrita Prática pedagógica Interação social |
CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39436 |
Data do documento: | 4-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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