Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTorres, Nara Cristina Moreira-
dc.date.accessioned2024-06-21T21:36:05Z-
dc.date.available2024-06-21-
dc.date.available2024-06-21T21:36:05Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationTORRES, Nara Cristina Moreira. Aprendizagem baseada em projetos: o uso da geometria na construção de um espaço de lazer na comunidade escolar. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39442-
dc.description.abstractThis dissertation presents a possibility for teaching and learning geometry through the Project-Based Learning (PBL) approach. The study is characterized by applied research, permeated by content analysis, with the adoption of qualitative methods. These methods were employed to investigate the implementation of an activity conducted with 9th-grade students in elementary school, in a public school, during which they developed a project for the creation of a playground in the school's recreational area, aiming to benefit the entire local community. In undertaking this mission, students applied their mathematical knowledge, particularly in geometry, both previously explored and acquired during the project development. In addition to meticulously observing the entire process of study, discussion, and production, evaluative questionnaires were administered to allow students to express their perceptions and experiences throughout the project. These questionnaires were essential for data analysis, revealing that PBL is an approach that can enrich the teaching and learning of geometry, promoting student engagement, collaborative work, and the acquisition of knowledge to deal with everyday issues beyond the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Projetos (ABP)pt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProject Based Learning (PBL)pt_BR
dc.subject.otherProjectpt_BR
dc.subject.otherGeometrypt_BR
dc.subject.otherMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em projetos: o uso da geometria na construção de um espaço de lazer na comunidade escolarpt_BR
dc.title.alternativeProject-based learning: the use of geometry in construction of a leisure space in the school communitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1Mandolesi, André Luís Godinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1025347202189826pt_BR
dc.contributor.referee1Mandolesi, André Luís Godinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1025347202189826pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Graça Luzia Dominguez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3639370527164019pt_BR
dc.contributor.referee3Batistela, Rosemeire de Fátima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0778418304318846pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6013242983425128pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem da geometria por meio da abordagem Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O estudo é caracterizado por uma pesquisa de natureza aplicada, permeada por análise de conteúdo, com a adoção de métodos qualitativos. Estes foram empregados para investigar a implementação de uma atividade conduzida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública, durante a qual desenvolveram um projeto para a criação de um parque infantil na área de lazer da escola, visando beneficiar toda a comunidade local. Ao embarcarem nessa missão, os alunos aplicaram seus conhecimentos matemáticos, particularmente geométricos, tanto os previamente explorados quanto aqueles adquiridos ao longo do desenvolvimento do projeto. Além da meticulosa observação de todo o processo de estudo, discussão e produção, foram administrados questionários avaliativos para permitir que os alunos expressassem suas percepções e experiências ao longo do projeto. Esses questionários foram fundamentais para a análise dos dados, revelando que a ABP é uma abordagem que pode enriquecer o ensino e a aprendizagem da geometria, promovendo o engajamento dos alunos, o trabalho colaborativo e a aquisição de conhecimentos para lidar com questões do cotidiano para além do ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nara Torres_dissertacao_profmat_UFBA.pdfDissertação de Mestrado Nara30,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.