Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Andressa Oliveira da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-03T12:55:15Z-
dc.date.available2025-10-12-
dc.date.available2024-07-03T12:55:15Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39460-
dc.description.abstractIn light of the changes occurring in the world of work, the concepts of career and how it is constructed are undergoing a transformation. Among the new occupations and ways of thinking about careers are digital influencers. This recent and relatively unknown phenomenon is impacting how people shape their lives. Therefore, it has become relevant to examine how the career-building process unfolds for digital influencers. In this regard, the Career Construction Theory (CCT) is employed to analyze this novel career. To achieve the stated objective, the research is of a mixed nature, consisting of two studies. In Study I, an exploratory scoping review was conducted. The aim of this study was to investigate how the notion of career and the work of digital influencers are understood in specialized literature. This study revealed the transition of digital influencer activity from initially being a hobby to becoming a professional endeavor. However, these professionals face challenges such as defining schedules and ensuring fair compensation for their work. Regarding Study II, a qualitative approach was taken, involving semi-structured interviews with 13 digital influencers. The objective of the interviews was to identify the elements involved in the process leading up to the choice of occupation, the necessary characteristics for this role, and the maintenance of this career. Elements related to the digital influencer's activity were identified in this study; however, further research is needed to understand the complexity inherent in this new occupation. With that said, the emergence of new perspectives on digital work activity is connected to a new form of career. Therefore, identifying the profile of these professionals can contribute to understanding their formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Restrito/Embargadopt_BR
dc.subjectCarreirapt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subject.otherCareerpt_BR
dc.subject.otherDigital influencerspt_BR
dc.subject.otherCreativitypt_BR
dc.subject.otherInstagrampt_BR
dc.titleDesenvolvimento da carreira de influenciadores digitais: uma análise multifacetada sobre experiências, oportunidades e limitaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Leonardo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7457375734259080pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Leonardo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7457375734259080pt_BR
dc.contributor.referee2Janissek, Janice Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116622388148606pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Manoela Ziebell de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9584107783216465pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3571901657041610pt_BR
dc.description.resumoMediante as mudanças acometidas no mundo do trabalho, as concepções de carreira e a forma de construí-la está se modificando. Dentre as novas ocupações e formas de pensar carreira se encontram os influenciadores digitais. Tal fenômeno recente e pouco conhecido, está causando impactos na forma como as pessoas constroem suas vidas. Diante disso tornou-se pertinente analisar como ocorre o processo de construção de carreira dos influenciadores digitais, utilizando a Teoria de Construção de Carreira (TCC) para analisar essa nova carreira. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa tem caráter misto, dividindo-se em dois estudos. No estudo I, de caráter exploratório, foi realizada uma scoping review. Objetivou-se com esse estudo investigar como a noção de carreira e trabalho do influenciador digital são compreendidos na literatura especializada na área. Foram selecionados 208 trabalhos nas plataformas Google Acadêmico, CAPES e SCOPUS, no qual foram analisados 15 estudos que respeitaram os critérios estabelecidos por essa pesquisa. Tal estudo pode identificar a transição da atividade de influenciador digital do início como um hobby para uma atividade profissional, no entanto, esses profissionais enfrentam desafios como a definição de horários e a justa remuneração nessa atividade. No que tange ao estudo II, de caráter qualitativo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 influenciadores digitais, sendo a maioria do gênero feminino, do estado da Bahia, com de idade de M = 29,15 (DP = 5,97) e com média de 42,106 seguidores (DP=54.287). Objetiva-se com a entrevista identificar os elementos que são envolvidos no processo anterior a escolha da ocupação, as características necessárias para essa atuação e manutenção nessa carreira. Identificou-se neste estudo elementos que estão relacionados à atividade do influenciador digital, no entanto, ainda são necessários mais estudos para compreender a complexidade existente nessa nova ocupação. Posto isto, a existência de novas perspectivas de atividade de trabalho no meio digital está relacionada a uma nova forma de carreira, sendo assim, a identificação do perfil desses profissionais pode auxiliar na compreensão da sua formação.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - FINAL - DEPOSITO.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.