Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Luize Santos de-
dc.date.accessioned2024-07-03T14:52:23Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-07-03T14:52:23Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39475-
dc.description.abstractIl est facile de souscrire à la thèse selon laquelle le sens musical est indissociablement perceptif. Ce que nous présentons comme musique, c’est-à-dire l’apparence musicale et son sens incarné, est compris par nous, avant tout, par un effort d’abstraction. En ce sens, sur la base théorique, c'est-à-dire la phénoménologie de la perception du philosophe M. Merleau-Ponty et de son virage ontologique, nous prendrons plus systématiquement la musique et le sens musical, même si le philosophe n'a pas tardé approche. De cette manière, l’objet de la recherche est d’abord créé dans une composition musicale telle qu’elle peut être vécue à travers le processus corporel et perceptif, mais aussi dans la manière dont elle est prise dans le domaine du langage en tant qu’expression du monde, qui prend forme à travers la chanson. Dans le cadre de cette recherche, il est destiné, dans les limites des possibilités présentes, à jeter les bases d’une procédure phénoménologique et ontologique d’analyse musicale, concernant la perception et la signification, donnée dans le monde vécu à partir de l’expérience corporelle et linguistique. Nous explorerons les concepts de sensation, perception, expression, corps, schéma corporel, champ phénoménal et monde en tant que force motrice pour une discussion dans le cadre de la phénoménologie et traiterons de la façon dont ces concepts se déroulent dans le tour ontologique de l'auteur étudié, être appliqué pour penser la musique, en comprenant que Perception et Sens sont des participants à la construction du sens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectSignificaçãopt_BR
dc.subjectExpressãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subject.otherPerceptionpt_BR
dc.subject.otherSignificationpt_BR
dc.subject.otherExpressionpt_BR
dc.subject.otherMusiquept_BR
dc.titlePercepção e significação estética na músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Saes, Sílvia Faustino de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2788538615108729pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Vinícius-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1422927411438060pt_BR
dc.contributor.referee1Saes, Sílvia Faustino de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2788538615108729pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vinícius dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1422927411438060pt_BR
dc.contributor.referee3Hidalgo, Matheus-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3946021561150267pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6114859123408422pt_BR
dc.description.resumoÉ fácil concordar com a tese de que o sentido musical seja indissociavelmente perceptivo. O que se apresenta como música, isto é, a aparência musical e seu sentido corporificado, é entendido por nós, sobretudo, por meio de um esforço de abstração. Neste sentido, com base na fundamentação teórica que é, em suma, a fenomenologia da percepção do filósofo M. Merleau-Ponty e sua viragem ontológica, tomaremos a música e o sentido musical de forma mais consistente, embora o filósofo pouco tenha se demorado na abordagem do tema. Deste modo, o objeto de pesquisa se faz, primeiramente, em uma tomada da música a partir do modo como ela pode ser experimentada por meio do processo corpóreo e perceptivo, mas também de como ela é tomada no âmbito da linguagem como expressão de mundo, que ganha forma através da canção. Pretende-se, nesta pesquisa, dentro das atuais possibilidades, estabelecer fundamentos para um procedimento fenomenológico e ontológico de análise da música, no que se refere à percepção e à significação, dadas no mundo vivido a partir da experiência corpórea e linguística. Exploraremos os conceitos de sensação, percepção, expressão, corpo próprio, esquema corporal, campo fenomenal e mundo como fundamentos impulsionadores para uma discussão no âmbito da fenomenologia e trataremos de como esses conceitos se desdobram numa virada ontológica do autor estudado, visando a como isso pode ser aplicado para pensar música, entendendo que Percepção e Significação são participantes da construção de sentido.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao_-_Luize_de_Queiroz.pdfPERCEPÇÃO E SIGNIFICAÇÃO ESTÉTICA NA MÚSICA985,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.