Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39490
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso, Lauro José de Assunção Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T10:58:11Z | - |
dc.date.available | 2024-05-03 | - |
dc.date.available | 2024-07-04T10:58:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39490 | - |
dc.description.abstract | This research seeks to understand the networks, the relationships of affection, conflict, friendship and kinship that are established among African students at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (Unilab), Malês campus, in Brazil. In particular, the research focuses on the students who, from 2014 onwards, came to study at the Malês campus in Bahia and how they build their relationships as students in Brazilian territory. These students come from the Portuguese-speaking African countries (PALOP) and the Portuguese-speaking Community (CPLP), Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau, Mozambique and São Tomé and Príncipe. To carry out this work, informal conversations were held with students of African origin from Unilab, considering their transits and experiences in Brazilian territory. In this sense, it was possible to observe that there are transatlantic relations and networks, which connect different countries and societies. But also, differences and conflicts exist between these students, coming from Africa, especially with brazilian students and franciscan residents. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes africanos e africanas | pt_BR |
dc.subject | Redes | pt_BR |
dc.subject | Campus dos Malês | pt_BR |
dc.subject | Unilab | pt_BR |
dc.subject.other | African male and female students | pt_BR |
dc.subject.other | Networks | pt_BR |
dc.subject.other | Malês campus | pt_BR |
dc.subject.other | Unilab | pt_BR |
dc.title | Redes e trajetórias transatlânticas de estudantes africanos e africanas na Unilab | pt_BR |
dc.title.alternative | Transatlantic networks and trajectories of african male and african students at Unilab | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sanabria, Guillermo Vega | - |
dc.contributor.referee1 | Sanabria, Guillermo Vega | - |
dc.contributor.referee2 | Joseph, Handerson | - |
dc.contributor.referee3 | Mello, Marcelo Moura | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3955908153805607 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa busca compreender as redes, as relações de afeto, conflito, amizade e parentesco que se estabelecem entre os/as estudantes africanos/as da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), campus dos Malês, no Brasil. Em particular, a pesquisa foca nos/nas estudantes que, a partir de 2014, vieram estudar no campus dos Malês na Bahia e como eles/as constroem as suas relações na condição de estudantes em território brasileiro. Esses estudantes provêm dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e da Comunidade de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Para a realização deste trabalho, foram realizadas conversas informais com os/as estudantes de origem africana da Unilab, levando em consideração os seus trânsitos e experiências em território brasileiro. Nesse sentido, foi possível observar que existem relações e redes transatlânticas, que conectam diferentes países e sociedades, envolvendo o processo de trânsito desses estudantes para o Brasil. Mas também, diferenças e conflitos existentes entre esses estudantes, provenientes de África, especialmente com os/as estudantes brasileiros/as e moradores franciscanos/as. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, Michele Santana Pacheco de. As experiências na terra do outro: as percepções dos (as) estudantes guineenses sobre estar fora do seu lugar. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado - Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal da Bahia, 2019. BATHILLON, Aldine Valente. Estudantes guineenses: da educação secundária na Guiné-Bissau à educação superior na Unilab, Brasil. 2016. 100 f.: il. Monografia (graduação) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 2016. BEDAM, Amadú Victor. A imagem da África no Recôncavo Baiano: conceitos sobre africanos em São Francisco do Conde-Bahia. 2017. 22 f.: il. Projeto de Pesquisa (graduação) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 2017. BENDO, Margarida Duete Lourenço. Estranhamento e convivência dos estudantes africanos em São Francisco do Conde. 2016. 58 f.: il. Monografia (graduação) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 2016. BORINI, Felipe Mendes; RIBEIRO, Fernanda Cecília Ferreira; COELHO, Fernanda Peixoto; PROENÇA, Eduardo Rezende. O prisma da internacionalização: um estudo de caso. Faces R. Adm. · Belo Horizonte · v. 5 · n. 3 · p. 42-55 · set./dez. 2006. DE LUCCA, Daniel; BUTI, Rafael Palermo. Os Malês nas margens do Atlântico Negro: desafios da interiorização e da internacionalização da Unilab no Recôncavo Baiano. Anuário Antropológico v. 46, n. 1, 2021. CABRAL, João de Pina. Lusotopia. In: Dicionário crítico das ciências sociais dos países de fala oficial portuguesa / org., Livio Sansone e Cláudio Alves Furtado; prefácio, Lilia Moritiz Schwarcz; apresentação [feita pelos organizadores], com a colaboração de Teresa Cruz e Silva.- Salvador: EDUFBA, 2014. CARDOSO, Lauro José. Tornar-se mãe: narrativas das jovens mulheres africanas em São Francisco do Conde (BA) / Lauro José Cardoso (Org.). - Salvador: [s. n.], 2020. CEREIJIDO, Fanny Blanck. O olhar sobre o estrangeiro. Psicanálise e Cultura. 31 (47), São Paulo, 2008. CHATTERJEE, Partha. Comunidade imaginada: por quem? Texto retirado de Gopal Balakrishnan (Editor), Mapping the nation, (introdução de Benedict Anderson), Verso, Londres, 1996, pp. 214-225. CORTE, Marilene Gabriel Dalla; MOROSINI, Marilia Costa; FELICETTI; Vera Lucia. Internacionalização da Educação Superior na Perspectiva Sul-Sul: Movimentos e Contextos Emergentes em Tempos Pandêmicos. Rev. Inter. Educ. Sup. Campinas, SP v.8, 2022. DUTRA, Edineia Aparecida Machado. O trabalho de assistentes sociais na assistência estudantil das universidades federais UNILA e UNILAB. Dissertação (mestrado), Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Toledo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa da Pós-Graduação em Serviço Social, 2020. ELIAS, Norbert; e SCOTSON, John. L.; Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma comunidade; tradução Vera Ribeiro; tradução do posfácio à edição alemã, Pedro Süssekind – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. FERREIRA, Cléa Maria da Silva. O pensar e o agir de docentes universitários a partir das fissuras e brechas decoloniais: As relações étnico-raciais em foco na pós-graduação. 2020. 186 f. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2020. GILROY, Paul. Cap.1. O Atlântico negro como contracultura da modernidade. In: O Atlântico Negro: Modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001. GOMES, Nilma Lino; VIEIRA, Sofia Lerche. Construindo uma ponte Brasil-África: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Luso-Afro-brasileira (UNILAB). Revista Lusófona de Educação, 24, 2013. GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. “Na Terra do Outro”: presença e invisibilidade de estudantes africanos no Brasil, hoje. Dimensões, vol. 26, 2011. HALL, Stuart. Parte 1. Pensando a Diáspora: Reflexões sobre a terra no exterior. In: Da Diáspora, Identidades e Mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. HUMBOLDT, von Wilhelm. Sobre a organização interna e externa das instituições científicas superiores em Berlim. In: CASPER, Gerhard; HUMBOLDT, von Wilhelm. Um mundo sem universidades? Ed. UERJ: Rio de Janeiro, 1997. IANNI, Octavio. A racialização do mundo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 8(1): 1-23, maio de 1996. IBGE, panorama da cidade de São Francisco do Conde. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/sao-francisco-do-conde/panorama. Acesso dia 10 de setembro de 2021, às 12h34. IÉ, Nivaldo Casimiro. A imigração temporária dos estudantes guineenses na Bahia-Brasil: a procura de uma formação para o desenvolvimento nacional. 2016. 75 f. : il. Monografia (graduação) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 2016. JOSEPH, Handerson. Diaspora. Sentidos sociais e Mobilidades haitianas. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 21, n. 43, 2015. KALY, Alain Pascal. O Ser Preto africano no «paraíso terrestre» brasileiro: Um sociólogo senegalês no Brasil. Lusotopie, 2001. LANGA, Ercílio Neves Brandão. Migração estudantil internacional: experiências de inserção de africanos no contexto universitário brasileiro. Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política, Vol. 8, nº 1, 2017- _____________________________Diáspora africana no ceará no século XXI: ressignificações identitárias de estudantes imigrantes. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza, 2016. LIMA, Manolita Correia; PROLO, Ivor; ASSUNPÇÃO, Solange Rodrigues Bonomo; LEAL, Fernanda (org.). Unilab 10 anos: gênese, desafios e conquistas. GALA, Irene Vida. Unilab: uma nova proposta de política externa para o Brasil na educação superior. Blumenau: Edifurb, 2021. LOPES, Marcos Carvalho (Org.). BotAfala: ocupando a Casa Grande. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. MARQUESE, Rafael de Bivar. Resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX. Novos Estudos, 74, 2006. MASSEY, Douglas. “Economic development and international migration in comparative perspective”. Population and Development Review, 14: 383-413, 1988. MALOMALO, Bas`Ilele. Desafios de gestão multicultural numa universidade internacional: caso da UNILAB. Tensões Mundiais, v.14, N.26, 2018. ______________________LOURAU, Julie; SOUZA, Osmaria Rosa. A Unilab na perspectiva da cooperação sul-sul: uma análise crítica decolonial africana. Cadernos do CEAS, n. 245, 2018. MENDES, Leonel Vicente; CAMBANCO, Deuinalom Fernando; BACURIM, Felisberto Júnior Pedro. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB: uma universidade decolonial e afrocentrada. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, São Francisco do Conde (BA) | v.1, nº 2, 2021. MILANI, Carlos; CONCEIÇÃO, Francisco; M`BUNDE, Timóteo. Cooperação Sul-Sul em Educação e Relações Brasil-PALOP. Caderno C R H, Salvador, v. 29, n. 76, p. 9-12, Jan./Abr. 2016. MOORE, Carlos. Racismo e Sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. MUNANGA, Kabenguele. Prefácio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. MUNDIAL, Banco. Disponível em: https://www.worldbank.org/pt, 2021. MUÑOZ, Enara Echart. A cooperação Sul-Sul do Brasil com a África. Introdução. Caderno C R H, Salvador, v. 29, n. 76, p. 9-12, Jan./Abr. 2016. NOBRE, Clarissa Diniz Diógenes. Timorenses na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab): encontros e desencontros de uma experiência. 2015. 93 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2015. PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A universidade da modernidade nos tempos atuais. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 29-52, mar. 2009. PNUD. Disponível em: https://www.br.undp.org, 2021. PEIRANO, Mariza. "Sem lenço, sem documento": reflexões sobre cidadania no Brasil. Sociedade e Estado: revista semestral do Departamento de Sociologia da UnB, 1986. PONTE, site. Disponível em: https://ponte.org/artigo-universidade-preta-segue-sem-um-predio-proprio-em-plena-pandemia/. Acesso no dia 28 de set. de 2021 às 20h16. PT, partido dos trabalhadores. Disponível em: https://pt.org.br/ha-16-anos-lula-sancionou-lei-que-colocou-a-historia-afro-brasileira-nas-escolas/. Acesso dia 27 de out. de 2021 às 17h22. REIS, João José. A Revolta dos Malês. Disponível em: http://smec.salvador.ba.gov.br/documentos/a-revolta-dos-males.pdf. Acesso em: 11 de jun. de 2021. REIS, Leodinéia da Costa. Estudantes PALOP/UNILAB: Encantos e desencantos além do Atlântico na Unilab. 2020. 165f., il. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro Artes, Humanidades e Letras, Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, Bahia, 2020. RODRIGUES, Ítalo Mariano Araujo. História, Identidade e Cooperação: a África na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Cadernos de aulas do LEA, n.8, 2019. SANTOS, Boaventura de Sousa. Da universidade à pluriversidade e à subversidade. In: O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. SANSONE, Sílvio. Da África ao Afro: Uso e abuso da África entre os intelectuais e na cultura popular brasileira durante o século XX. Afro-Ásia, 27, 2002. SAYAD, Abdelmalek. A Introdução e o Capítulo 3: O que é um imigrante? In: A Imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: EDUSP, 1991. SEVERO, Cristine Gorski. Lusofonia, colonialismo e globalização. Fórum linguistic., Florianópolis, v.13, n.3, p.1321 - 1333, jul./set. 2016. SEYFERTH, Giralda. Imigrantes, estrangeiros: a trajetória de uma categoria incómoda no campo político. Trabalho apresentado na Mesa Redonda Imigrantes e Emigrantes: as transformações das relações do Estado Brasileiro com a migração. 26ª Reunião 123 Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho de 2008, Porto Seguro, Brasil. SILVA, Maria Audeires de Lima; FARIA, Maria Vilma Coelho Moreira. A Interiorização da Educação Superior: Desafios e Oportunidades Vivenciadas Pelos Egressos Redencionistas da UNILAB. IX Encontro de Administração Pública da ANPAD VI - EnAPG, 2022. SILVA, Rolsalete Ludmila. Cooperação entre Guiné-Bissau e Brasil na educação: programa de estudantes convênio de graduação (PEC-G) na UFSC. 41f. Monografia (Graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico. Florianópolis, 2018. SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de janeiro: Edições graal, 1983. SEVERO, Cristine Gorski. Lusofonia, Colonialismo e Globalização. Fórum linguistic., Florianópolis, v.13, n.3, p.1321-1333, jul./set. 2016. SUMBA, Julio Quintino Cam-Nate. Estudantes africanos na Unilab Campus dos Malês (São Francisco do Conde) entre os anos 2014-2018. 2019. 67 f.: il. Monografia (graduação) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 2019. TCHAM, Ismael. Estar, Ficar e Retornar: Estudantes africanos no Brasil e os dilemas da migração. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Recife, 2016. UNILAB, site eletrônico. Disponível em: https://unilab.edu.br/, 2021. TRUZZI, Oswaldo. Redes em processos migratórios. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1, 2008. VEGA SANABRIA, Guillermo. Um antropólogo na Mata ou Valores e ideais da formação universitária após a expansão. Anuário Antropológico, v. 46, n. 1, pp. 58-77, janeiro-abril/2021. __________________________. De ideias encantadas sobre a pesquisa em antropologia. In: E quando a limonada antropológica azeda de vez? Org. TONIOL, Rodrigo; FLEISHER, Soraya. Editora Zouk: Porto Alegre, 2023, v. 1, p. 21-41. WEBER, Silke. Marcas da Reforma Universitária de 1968 e novos desafios para a universidade brasileira. Estudos de Sociologia. Rev. do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. IS. n. 2, 2009. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Mestrado em Antropologia.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.