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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39492
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Siqueira, Carlos Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T11:26:17Z | - |
dc.date.available | 2024-05-20 | - |
dc.date.available | 2024-07-04T11:26:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39492 | - |
dc.description.abstract | This dissertation investigates how the pact of whiteness and the power relations intrinsic to the Brazilian literary system reverberate in the works and career of Carolina Maria de Jesus. The objective is to evaluate to what extent these dimensions permeate Carolina's prose and how the white elite, firmly established in the literary system, manipulated power resources, erecting obstacles to the writer’s professional advancement. The methodology used is based on content analysis of Carolina Maria de Jesus' texts, bibliographic review of her intellectual production, and analysis of various documents. The results show that power relations in the national literary system significantly impacted the creative activity of the author from Minas Gerais, manifesting more forcefully in the diaries Quarto de Despejo and Casa de Alvenaria, which constitute part of the empirical material of this research. Both works reveal the impact of the pact of whiteness not only on the writer's artistic development but also on her social trajectory. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Carolina Maria de Jesus | pt_BR |
dc.subject | Pacto da branquitude | pt_BR |
dc.subject | Sistema literário brasileiro | pt_BR |
dc.subject.other | Carolina Maria de Jesus | pt_BR |
dc.subject.other | pact of whiteness | pt_BR |
dc.subject.other | Brazilian literary system | pt_BR |
dc.title | Tensões na Sala de Visitas: pacto da branquitude nos diários de Carolina Maria de Jesus | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Lucas Amaral de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0974813858531390 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Ana Rodrigues Cavalcanti | - |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Fernanda Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Lucas Amaral de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5449093284153944 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação investiga como o pacto da branquitude e as relações de poder intrínsecas ao sistema literário brasileiro reverberam nas obras e na carreira de Carolina Maria de Jesus. O objetivo é avaliar, por um lado, em que medida essas dimensões permeiam a prosa de Carolina e, por outro, como a elite branca, firmemente estabelecida no sistema literário, manipulou os recursos de poder, erigindo empecilhos para a ascensão profissional da escritora. A metodologia empregada baseou-se na análise de conteúdo de textos de Carolina Maria de Jesus, revisão e levantamento bibliográfico sobre sua produção intelectual e análise de documentos variados. Os resultados evidenciam que as relações de poder no sistema literário nacional impactaram significantemente a atividade criativa da autora mineira, manifestando-se de forma mais contundente nos diários Quarto de Despejo e Casa de Alvenaria, que constituem parte do material empírico desta pesquisa. Ambas as obras revelam a incidência do pacto da branquitude não apenas no desenvolvimento artístico da escritora, mas também em sua trajetória social. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
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dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
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