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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39507
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Zanoni, Henrique de Godoy Del Picchia | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T15:57:10Z | - |
dc.date.available | 2024-06-20 | - |
dc.date.available | 2024-07-04T15:57:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
dc.identifier.citation | Zanoni, Henrique de Godoy Del Picchia Zanoni. SINTOMAS DE TEATRO, SINTOMAS DE CINEMA: A REMEDIAÇÃO DO TEATRO EM CIBERTEATRO. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39507 | - |
dc.description.abstract | The present dissertation aims to analyze, in an interdisciplinary manner, the relationships between theater and remote presence technologies. With the outbreak of the Covid-19 pandemic in March 2020, most cultural institutions adopted consequent confinement and distancing measures that ultimately led to indefinite closures – or drastically reduced services – interrupting and canceling residencies, rehearsals, and performances throughout the cultural sector, thereby encouraging/forcing artists to create their works in this scenario, (re)embracing connectivity and the use of so-called dematerialized technologies. However, the intersection of theater and such technologies did not begin in the pandemic period, hence this dissertation historicizes this aspect by reclaiming the experience of the Theaterphone, carried out between the late 19th and early 20th centuries. Reinforcing the importance of this reclamation, we also bring to the forefront artistic experiences and debates surrounding the naming of this "new language" – undertaken since the 1990s – bridging theater and contemporary digital media. Finally, we propose that theater, in these circumstances, undergoes a process of remediation to be characterized as cyber theater. Based on the proposal of some categorical elements, we analyze the Brazilian works "Camming – 101 Noites" and "Desfazenda – Me Enterrem Fora Desse Lugar." | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interdiscipinaridade | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Teatrofone | pt_BR |
dc.subject | Ciberteatro | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Remediação | pt_BR |
dc.subject.other | Interdisciplinary | pt_BR |
dc.subject.other | Theater | pt_BR |
dc.subject.other | Théâtrophone | pt_BR |
dc.subject.other | Cybertheater | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Remediation | pt_BR |
dc.title | Sintomas de teatro, sintomas de cinema: a remediação do teatro em ciberteatro | pt_BR |
dc.title.alternative | Symptoms of theater, symptoms of cinema: remediation of theater in cyber theater | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::ROTEIRO E DIRECAO CINEMATOGRAFICOS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Thürler, Djalma | - |
dc.contributor.referee1 | Colling, Leandro | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Renato Guimaraes | - |
dc.contributor.referee3 | Arantes, Priscila Almeida Cunha | - |
dc.contributor.referee4 | Thurler, Djalma | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8097944392155752 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação busca analisar, de forma interdisciplinar, as relações entre o teatro e as tecnologias da presença à distância. Com a explosão da pandemia de Covid-19 em março de 2020, a maioria das instituições culturais adotou consequentes medidas de confinamento e distanciamento que terminaram por fechar suas portas indefinidamente – ou reduziu drasticamente seus serviços – interrompendo e cancelando residências, ensaios e apresentações de todo o setor cultural, o que incentivou/forçou artistas a criar suas obras neste cenário, se (re)aproximando da conectividade e do uso das chamadas tecnologias desmaterializadas. Mas, o fazer e o pensar entre o teatro e tais tecnologias, não se iniciaram no período pandêmico, por isso esta dissertação historiciza esse aspecto, resgatando a experiência do Teatrofone, realizada entre o final do século XIX e início do XX. Reforçando a importância desse resgate, também trazemos à cena experiências artísticas e debates acerca da nomeação dessa “nova linguagem” – realizadas desde os anos 1990 – entre o teatro e as mídias digitais contemporâneas. Por fim, propomos que o teatro, nestas circunstâncias, passa por um processo de remediação, para se caracterizar como ciberteatro. A partir da proposta de alguns elementos categoriais, analisamos as obras brasileiras “Camming – 101 Noites” e “Desfazenda – Me Enterrem Fora Desse Lugar”. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC | pt_BR |
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dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCULTURA) |
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